Buscar

prova pensamento político e econômico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O Liberalismo pode ser definido como uma corrente que, até a atualidade, fundamenta o pensamento político e econômico. O termo "liberal" passou a ser utilizado na Europa pelos medievos, contudo, se fortaleceu como uma formulação ideológica estruturada nas Revoluções Inglesas do século XVII e foi difundido pelo continente a partir da Revolução Francesa. No entanto, cabe ressaltar que dentro do pensamento liberal existiram diferentes vertentes teóricas, divergentes entre si, ou seja, não era uma corrente de pensamento homogênea. Com relação ao pensamento liberal, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) No pensamento liberal, o indivíduo passou a ser compreendido como a célula mais importante da sociedade e não mais a família ou o corpo social ou coletivo, como na sociedade feudal.
	
	b) Uma das defesas dos pensadores liberais é que o Estado tem a função de garantir as liberdades individuais, como o direito de ir e vir e de expressão.
	
	c) Para a burguesia industrial, em particular, o conceito de liberdade no liberalismo está associado ao direito de propriedade privada e da livre iniciativa.
	
	d) Na concepção dos pensadores liberais, o Estado tem um papel fundamental na economia no sentido de autorregular o mercado, desta forma, derrubando as barreiras à livre iniciativa.
	 
	2.
	John Locke é considerado um dos mais importantes teóricos do liberalismo do século XVII. Durante sua brilhante carreira intelectual escreveu obras que até hoje são discutidas como clássicos do pensamento político. A obra ?Dois Tratados sobre o Governo? trata de temas ainda muito importantes em nossa cultura política. Sobre as ideias de John Locke, analise as sentenças a seguir:
I- No ?I Tratado sobre o governo?, John Locke defende o absolutismo monárquico.
II- No ?II Tratado sobre o governo?, John Locke afirma que somente o poder político, baseado no consentimento coletivo, é legitimo.
III- Para John Locke, existem direitos naturais inalienáveis, como a vida, a propriedade e a liberdade.
IV- John Locke defende a teoria da origem divina dos reis. Portanto, o governo mais justo em sua concepção seria o governo monárquico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	 
	3.
	John Locke é um dos pensadores políticos mais importantes do Liberalismo. Em suas obras teorizou sobre o papel do governo, o significado da sociedade civil e outros temas importantes. Sobre o pensamento de Locke, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) John Locke afirma que quando houver um governo tirânico também há o direito legítimo de resistência a esse mesmo governo.
(    ) John Locke afirma que existem direitos naturais que são invioláveis. Exemplo: propriedade, liberdade, vida etc.
(    ) Para Locke, o contrato social é um ?pacto de submissão?, pois somente a força da lei e a submissão a ela cria a sociedade civil.
(    ) O pensamento de John Locke acabou influenciando toda uma geração de pensadores que criaram o ?despotismo esclarecido?, uma corrente de pensamento que apoiava o direito divino dos reis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	4.
	O Liberalismo pode ser definido como uma corrente que, até a atualidade, fundamenta o pensamento político e econômico. O termo "liberal" passou a ser utilizado na Europa pelos medievos, contudo, se fortaleceu como uma formulação ideológica estruturada nas Revoluções Inglesas do século XVII e foi difundido pelo continente a partir da Revolução Francesa. No entanto, cabe ressaltar que dentro do pensamento liberal existiram diferentes vertentes teóricas, divergentes entre si, ou seja, não era uma corrente de pensamento homogênea. Com relação ao pensamento liberal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No pensamento liberal, o indivíduo passou a ser compreendido como a célula mais importante da sociedade e não mais a família ou o corpo social ou coletivo, como na sociedade feudal. 
(    ) Uma das defesas dos pensadores liberais é que o Estado tem a função de garantir as liberdades individuais, como o direito de ir e vir e de expressão.  
(    ) Para a burguesia industrial, em particular, o conceito de liberdade no liberalismo está associado ao direito de propriedade privada e da livre iniciativa. 
(    ) Na concepção dos pensadores liberais, o Estado tem um papel fundamental na economia no sentido de autorregular o mercado, desta forma, derrubando as barreiras à livre iniciativa. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	5.
	O liberalismo foi uma filosofia política e econômica que surgiu na Europa. Tinha como principal fundamento a ideia de liberdade. Sobre o contexto histórico no qual surge o liberalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O compromisso com a ordem pública estava até então nas mãos de nobres e membros do clero.
(    ) Período de transformações na sociedade europeia decorrentes do desenvolvimento comercial e do capitalismo mercantil. 
(    ) Os burgueses participavam ativamente das decisões políticas e econômicas.
(    ) Críticas aos estados centralizadores e à ordem feudal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) V - F - F - F.
	 
	6.
	O liberalismo surgiu como uma estratégia de diminuir a presença/interferência do Estado nas transações comerciais, bem como na sociedade como um todo, atendendo aos interesses do sistema econômico que procurava se legitimar na sociedade ocidental. A que contexto histórico pertence o regime do liberalismo?
	
	a) Entre os séculos XII e XIII, quando o pensamento militar alemão passou a se legitimar em meio à Europa.
	
	b) O contexto histórico dos séculos XV e XVI, no interior das primeiras sociedades que se industrializaram da Europa Oriental.
	
	c) Entre os séculos XIV e XV, quando se instauram as dinastias e as monarquias russas no norte da Europa.
	
	d) Surge entre os séculos XVII e XVIII, em meio ao fortalecimento dos grupos burgueses no interior da Europa Ociental.
	 
	7.
	O liberalismo defendia a ampliação da liberdade do homem e a limitação do poder do Estado. Dentro desses preceitos, alguns iluministas se destacaram por defender estas ideias, que foram aceitas e defendidas pela burguesia. Voltaire está entre esses nomes, deixando grande material escrito, defendendo a filosofia racionalista. Sobre as ideias de Voltaire, analise as sentenças a seguir:
I- Voltaire defendia a liberdade de expressão e combatia a Igreja Católica, considerando a religião um fanatismo. Entretanto, defendia a ideia de existência de um ser supremo, pois, segundo ele, os indivíduos devem temer algo.
II- A filosofia de Voltaire pode ser vista na sua defesa pela liberdade e racionalidade do homem, na defesa da coletividade e do poder da Igreja Católica.
III- A postura burguesa de Voltaire pode ser vista na defesa da propriedade privada, e a necessidade da hierarquização da sociedade. Segundo ele, a propriedade privada deveria ser regulada pelo parlamento para combater o absolutismo.
IV- Em sua crítica à Igreja Católica, Voltaire defendia a sua crença na ciência, negando a existência de qualquer ser superior, acreditando que a crença neste tipo de divindade tornava o homem alienado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) Somente a sentença III está correta.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	8.
	Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède et de Montesquieu, mais conhecido como Montesquieu, foi um político, filósofo e escritor francês. Seus estudos humanísticos ejurídicos lhe tornaram um dos principais teóricos do século XIX. Algumas de suas ideias foram colocadas em prática em diversos países, inclusive no Brasil. Sobre as teorias sociais e governamentais de Montesquieu, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em sua mais famosa obra, O espírito das leis (1748), Montesquieu defende a divisão dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário.
(    ) Montesquieu considerava a ideia de igualdade entre as pessoas uma utopia. 
(    ) No que se refere ao processo eleitoral, Montesquieu defendia o direito do voto para toda a sociedade.
(    ) Montesquieu afirmava ser obrigação do Estado auxiliar os doentes, órfãos e idosos, além de combater constantemente a fome e a miséria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	9.
	Jean-Jacques Rousseau foi um dos mais importantes teóricos da política. Suas ideias tiveram uma profunda influência na Revolução Francesa e nas demais revoluções do século XVIII. Sobre as ideias defendidas por Rousseau, analise as sentenças a seguir:
I- Liberdade individual e democracia ampla, com formação de um parlamento forte.
II- Rousseau afirma que a soberania não pertence a um rei ou imperador, antes deve emanar do povo, somente o povo é soberano e através do voto delega o poder de governo a um indivíduo ou parlamento.
III- Defende a tese de que a soberania reside na constituição de um exército forte e na manutenção do controle do Estado sob o jugo de uma minoria aristocrática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) Somente a sentença III está correta.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	10.
	Immanuel Kant foi o filósofo alemão do século XVIII que produziu a teoria mais amadurecida do liberalismo. Para Kant, a ideia de liberdade é irredutível e inegociável. Somente o homem livre poderia ser um cidadão pleno. Neste processo de afirmação da liberdade, o Estado teria uma função particular. Sobre o que Kant considera ser a função do Estado, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Para Kant, a função primordial do Estado é promover a legalidade, fazer a manutenção das leis, pois é somente dentro da legalidade que existe liberdade.
	
	b) Para Kant, o Estado deve promover os meios necessários para que a sociedade evolua para o regime socialista, que seria o mais justo e igualitário.
	
	c) Segundo Kant, o Estado deve promover o regime republicano. Entretanto, somente a monarquia republicana é o Estado perfeito.
	
	d) Para Kant, o Estado deve promover periodicamente eleições, pois somente a democracia é o regime político aceitável.

Continue navegando