Buscar

Neurologia Pediatrica Eds Respondidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cont II
1. As formas de aprendizado são classificadas em “não associativo” e “associativo”. A definição de cada tipo de aprendizado é:
a)  A habituação consiste na diminuição da resposta perante a continuidade da aplicação de um estímulo irrelevante.
b)  A sensibilização é o aumento da resposta decorrente da aplicação repetida de estímulos nociceptivos.
c)  O condicionamento clássico consiste no pareamento entre um ato motor e sua consequencia.
d)  O condicionamento operante ocorre por meio de um pareamento entre dois estímulos.
Assinale a alternativa correta:
R: As afirmações A e B estão corretas.
2. Uma lesão do sistema nervoso periférico possui um prognóstico mais favorável à recuperação funcional quando comparada a uma lesão do sistema nervoso central. São fatores que justificam a afirmação acima, com exceção:
R: A presença de oligodendrócitos e do processo cicatricial que age como barreira, impedindo o encontro entre os segmentos proximal e dista do axônio
3. A plasticidade neural pode é uma propriedade inerente do sistema nervoso, expressa diante de mecanismos celulares e sinápticos diante do aprendizado e também após lesão. São eventos celulares pertencentes à plasticidade neural:
R: Todas as anteriores.
4. Em relação a neuroplasticidade analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Durante muitos anos considerou-se o sistema nervoso central (SNC) como uma estrutura funcionalmente imutável e anatomicamente estática. O dogma “sem novos neurônios” significou em todo esse tempo que não haveria a possibilidade da formação de novas conexões
II. A plasticidade deriva da palavra grega “plastikos” podendo ser definida como uma mudança adaptativa na estrutura e nas funções do sistema nervoso, que ocorrem em qualquer estágio da ontogenia, como função de interações com o ambiente interno ou externo ou, ainda, como resultado de injúrias, de traumatismos ou de lesões que afetam o ambiente neural.
III. Quando ocorre uma lesão do SNC em regiões maduras e compostas principalmente por corpos celulares, as células morrem. Os neurônios não podem ser substituídos porque as células intactas remanescentes na área estão fora do ciclo mitótico e não podem mais se dividir. Entretanto, muitos tipos de lesões ao SNC ocorrem em regiões onde a agressão causa lesões de axônios e não dos corpos celulares.
R: Todas estão corretas.
5. Em relação a neuroplasticidade analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Sabe-se que os axônios do sistema nervoso periférico podem regenerar-se por crescimento a partir do coto proximal. Isto ocorre de forma muito restrita no SNC dos mamíferos. Parece que essa dificuldade de regeneração não se deve a uma incapacidade fundamental dos neurônios centrais, pois parte dos neurônios lesados encontram sinais de regeneração abortiva, chamada de brotamento (sprouting) regenerativo
II. Outra forma bem estudada de plasticidade axonal é a chamada colateralização ou brotamento colateral. A colateralização se diferencia da regeneração devido ao crescimento ocorrer em axônios sãos, que podem advir de neurônios não-afetados pela lesão ou de ramos colaterais dos axônios lesados que não foram afetados
III. Existe uma variada gama de agentes que podem modificar, de alguma maneira, os processos de neuroplasticidade. São os chamados fatores de crescimento, fatores neurotróficos ou neurotrofinas. Esses fatores de crescimento são proteínas endógenas especiais que promovem sobrevivência, divisão e crescimento, bem como diferenciação e plasticidade morfológica de células neurais
R: Todas estão corretas.
6.A plasticidade neural é uma capacidade de adaptação inerente do sistema nervoso. Essa adaptação inclui alterações estruturais e funcionais. Sobra a plasticidade neural, analise as frases abaixo e em seguida, assinale a alternativa correta:
I- A capacidade de adaptação do sistema nervoso inclui mecanismos celulares, sinápticos e até ativação de sinapses silenciosas pré-existentes.
II- Os mecanismos sinápticos ocorrem através de alterações nos neurônios pré, pós- sinápticose até em nível de neurotransmissores.
III- Está comprovado, através de muitos estudos, que a plasticidade neural e seus mecanismos ocorrem somente diante de situações de lesões do sistema nervoso central e periférico
R: As frases I e II são corretas.
7.A interação do sistema nervoso com os meios externos e internos é responsável pela ativação de processos celurares e sinápticos cujo objetivo principal é a adaptação e sobrevivência do indivíduo no meio em que se encontra. Analise as frases abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I- A eficácia sináptica é um processo plástico que ocorre em nível sináptico, onde no neurônio pós-sináptico é observado um aumento do número de canais receptores devido à redução do número de neurotransmissores verificado após o início da degeneração do neurônio pré-sináptico.
II- A plasticidade neural pode ser observada nas modificações sinápticas e comportamento dos mapas corticais das áreas sensitivas e motoras do córtex diante de lesões do sistema nervoso central e periférico.
III- A LTP (potencialização a longo prazo) é um outro exemplo de evento plástico observado nos neurônios do sistema nervoso periférico.
R: As frases I e III são incorretas.
8.Os processos neuroplásticos observados no sistema nervoso periférico parecem ser mais efetivos para a recuperação funcional quando comparados aqueles verificados no sistema nervoso central. Analise as frases abaixo, e me seguida, assinale a alternativa correta:
I- Os fatores neurotróficos são agentes que conseguem influenciar os processos da plasticidade neural periféricos e centrais.
II- O fator de crescimento neural é uma substância neurotrófica que colabora para a eficiência dos processos plásticos ocorridos no sistema nervoso central.
III- A maioria dos fatores tróficos é produzido pelos próprios neurônios do sistema nervoso central.
R: As frases II e III são incorretas.
Conteudo III
1.O controle motor pode ser definido como uma associação das funções da mente e do corpo, que se integram no controle dos movimentos e da postura. Sobre o controle motor é possível afirmar que
R: O comportamento motor evolui de acordo com a maturação das estruturas anatômicas do sistema nervoso central e periférico, envolvendo a interação entre os aspectos biológicos e ambientais.
2.O controle motor é um processo complexo que envolve a descrição de diferentes teorias que buscam sua compreensão. Na literatura é possível encontrar duas principais teorias de controle: uma de circuito aberto (alça aberta) e outra composta de um circuito fechado (alça fechada). Sobre essas teorias é possível afirmar que:
R: A função sensorial oferecida pelas informações visual, tátil, vestibular e proprioceptiva é importante no controle motor, uma vez que permite a monitorização, bem como a correção do movimento.
3.Na elaboração de um movimento voluntário há a ativação de diferentes estruturas anatômicas corticais e subcorticais como o córtex associativo frontal e parietal, bem como os núcleos da base e cerebelo. Sobre o controle do movimento voluntário é possível afirmar que:
R: A partir da integração das informações sensoriais, o cerebelo atualiza as características do movimento voluntário, como a posição e velocidade dos membros.
4.O controle motor está associado a complexos mecanismos neurais dependentes de estruturas anatômicas corticais e subcorticais. Há na literatura diferentes modelos descritos para a compreensão desses mecanismos. Sobre esses modelos é possível afirmar que:
R: O modelo de sistemas afirma que os movimentos não são dirigidos por um controle central ou periférico, mas por uma interação envolvendo vários centros do cérebro e da medula espinhal.
5.O conhecimento sobre o desenvolvimento das habilidades motoras permite ao fisioterapeuta inicialmente avaliar o controle postural e dos movimentos, mas também, auxilia no processo terapêutico com pacientes neurológicos. Sobre o desenvolvimento das habilidadesmotoras é possível afirmar que:
R: No controle da estabilidade, a aquisição da co-contração permite ao bebê a manutenção de uma postura através da ação coordenada dos músculos agonistas e antagonistas de uma determinada articulação.
6.O fuso muscular e o órgão neurotendíneo de Golgi (OTG) são proprioceptores localizados nos músculos esqueléticos. O controle postural e da coordenação motora depende diretamente da ação de ambos, sendo possível afirmar:
R:Nas contrações musculares voluntárias, vias suprassegmentares coativam os motoneurônios alfa e gama, permitindo regulação durante a contração das fibras musculares.
7.O controle do tônus muscular envolve a participação de neurônios localizados na medula espinal e em estruturas suprassegmentares.O circuito neural pertencente ao fuso muscular é recrutado nesse controle. Sendo assim, podemos afirmar que:
R: O alongamento brusco e rápido do músculo irá promover o estiramento da porção central da estrutura do fuso, sensibilizando a via aferente.
8. Sobre a estrutura do proprioceptor órgão neurotendinoso de Golgi (OTG) é possível afirmar que:
R: A via aferente do OTG é composta pela fibra Ib, que ao ser estimulada, leva a informação da contração do músculo através das raízes posteriores na medula espinal.
9.As áreas corticais envolvidas no controle motor estão localizadas principalmente no lobo frontal, correspondendo à origem do trato corticoespinal, principal via eferente dos movimentos voluntários. São sinais clínicos indicativos de acometimento do córtex motor ou trato corticoespinal.
R: Presença de clônus muscular e hipertonia do tipo espástica.
10.O fuso muscular é um dos mais estudados proprioceptores musculares, devido ao seu papel importante no controle motor e postural. Sobre a fisiologia do fuso muscular, analise as frases abaixo e em seguida, assinale a alternativa correta:
I- O fuso muscular é um proprioceptor muscular, localizado no ventre do músculo, sendo assim, sensível à variação na tensão gerada pela contração do músculo.
II- O estímulo necessário para a ativação do fuso muscular deve ser caracterizado por um alongamento rápido do músculo.
III- Para exercer sua função de proprioceptor do músculo, o fuso possui uma única via aferente, denominada via Ia.
R: I e III são incorretas.
Cont IV
1.Estudos sobre o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) apontam a importância da interação entre o meio ambiente e a genética. Diante disso, pode-se questionar que crianças institucionalizadas, sem histórico de lesões no sistema nervoso, podem apresentar atraso nas aquisições motoras, posturais e cognitivas. Nestas crianças o atraso no DNPM pode ser explicado:
R: A uma redução de estímulos das funções motora e emocionais.
2.A criança nascida a termo apresentase ao nascimento com uma postura característica: flexão dos membros superiores e inferiores, associada a hipotonia de tronco. Analise as afiramtivas abaixo e assinale a que justifica a aquisição dessa postura no recém-nascido a termo:
R:No ambiente intrauterino, o feto encontrase num espaço reduzido, totalmente apoiado na fase final da gestação, o que limita os seus movimentos e ao mesmo tempo não exige nenhum esforço para a sustentação postural.
3.O DNPM é um processo dinâmico que envolve mecanismos genéticos para a formação de estruturas neurais. A expressão do comportamento motor reflete o estágio de desenvolvimento do sistema nervoso. No entanto, há a necessidade de interação do recém nascido com o ambiente para que o processo de aprendizagem motora ocorra e consequentemente, os controles motor e postural se desenvolvam. Deste modo é possível afirmar que:
R: A estimulação do ambiente sobre o recém nascido é fundamental para a aquisição das habilidades motoras
4.As etapas de desenvolvimento do sistema nervoso envolvem a proliferação neural, a migração, a organização e a mielinização. Qual das afirmativas abaixo define corretamente a etapa de migração?
R: é o processo no qual os neurônios primitivos, após o processo de mitose que ocorre na zona subventricular, deslocam-se para o seu local de destino no sistema nervoso.
5.

Continue navegando