Buscar

Paulo Dalgalarrondo - TRANSTORNO AFETVO BIPOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRANSTORNO AFETVO BIPOLAR
1) Dalgalarrondo P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed; 2019.
ANORMALIDADES DA VIVÊNCIA DO TEMPO E RITMO PSÍQUICO: 
- “realismo depressivo” um fenômeno que em estado mais grave, a passagem do tempo é percebida como lenta e vagarosa. Em contrapartida, nos estados maníacos, é percebida como rápida e acelerada.
- Ritmo psíquico: Na mania há taquipsiquismo geral, com aceleração de todas as funções psíquicas (pensamento, psicomotricidade, linguagem, etc.). 
SINTOMAS DA SÍNDROME MANÍACA:
- Sintomas: euforia, alegria exacerbada, elação (expansão do eu), grandiosidade ou irritabilidade marcante. Observa-se também a aceleração das funções psíquicas (taquipsiquismo).
- Segundo o DSM-5, além do estado de humor elevado, pelos menos 3 dos sintomas de mania devem estar presentes: aumento da autoestima, diminuição da necessidade de sono, loquocidade (produção verbal rápida, fluente e persistente), logorreia (produção verbal muito rápida, fluente, com perda das concatenações lógicas substituídas por associações contingenciais ou por assonância; pressão para falar, alterações formais do pensamento, distraibilidade, aumento de atividade, envolvimento excessivo em atividades potencialmente perigosas ou danosas, labilidade afetiva, agitação psicomotora, arrogância, heteroagressividade e desinibição social e sexual.
TRANSTORNO BIPOLAR:
- Os episódios de mania e depressão ocorrem de modo relativamente delimitado no tempo e, com frequência, há períodos de remissão, em que o humor do paciente encontra-se normal e as alterações psicopatológicas mais intensas regridem.
- O RISCO DE SUICÍDIO AUMENTA para indivíduos que apresentam episódios mistos, ciclagem rápida e mais sintomas ansiosos, que estão no período inicial do TB, têm quadros refratários ou recebem tratamentos inadequados para o transtorno.
TB TIPO I: Com pelo menos um episódio maníaco;
TB TIPO II: Com pelo menos um episódio hipomaníaco;
TB TIPO III: Por pelo menos dois anos, deve haver numerosos períodos com sintomas hipomaníacos e sintomas depressivos (que não satisfazem os critérios para episódio depressivo).
*HIPOMANIA: É uma forma atenuada de episódio maníaco que muitas vezes passa despercebido. O indivíduo está mais indisposto do que o normal, fala muito, conta piadas, faz muito planos. Pode ter diminuição do sono, mas não se sente cansado após muitas atividades e deseja sempre fazer mais. É necessário para o diagnóstico, acontecer em um período mínimo de 4 dias e, não de uma semana, como é o caso do episódio de mania.

Continue navegando