Buscar

PARALELO ENTRE NATIVISMO E EMPIRISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARALELO ENTRE NATIVISMO E EMPIRISMO
Watson a partir do século 20, quando o assunto era relacionado à psicologia da aprendizagem, ele equilibrava empirismo e nativismo. Logo após passou a ter uma visão ambientalista mais radical, levando a se ter uma imagem funcionalista, de auto- regulação, onde o sujeito perde sua espontaneidade, direção, perde seu espaço. 
Nativismo é a visão de que a maioria das capacidades perceptuais é inata, ou seja, já nasce com a pessoa. Nativismo é tudo que é próprio ou natural. Portanto acredita-se que a criança já tenha dentro de si o procedimento da linguagem que ao passar do tempo ela venha colocar em prática, ou seja, falar. 
Em relação à aquisição da linguagem a criança tem que está preparada pronta cada criança tem seu próprio tempo de desenvolver a sua linguagem, tem crianças que são atrasadas, outras desenvolvidas, mas cada uma tem a capacidade ao passar do tempo de desenvolver uma linguagem correta.
O empirismo afirma que essas habilidades são aprendidas. Essa questão tem sido tão central em estudos da percepção que os pesquisadores costumam dedicar quase toda a sua atenção nos bebês; apenas observando os bebês eles podem observar o organismo quando ele está relativamente livre da influencia de experiências específicas (Bornsteins, Arterbery e Nash, 2005).
Empirismo acredita na experiência como única maneira de chegar ao conhecimento através da experiência. Criança vai reproduzir o que vê e ouve ao seu redor.

Outros materiais