A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
atividade 2 - UC13

Pré-visualização | Página 1 de 2

EAD
DIENIFER PEDROZO GARCIA
PROJETO ETAPA 11
CACHOEIRA DO SUL RS
Apresentação da empresa AUTO ELÉTRICA SARTÓRIO LTDA 
Como proposta da disciplina do Projeto Integrador foi necessário citar uma empresa afimde analisá-la em diversos aspectos desde riscos (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou até mesmo de acidentes) proporem ações educativas, possíveis doenças profissionais e medidas preventivas. Programas que podem ser aplicados em situações de urgência/emergência e equipamentos para detê-las, programas e medidas para tais ações e por fim a proposição de uma política para a empresa.
A empresa citada Auto Elétrica Sartório, cuja sua atividade principal é mecânica, reparação e manutenção de veículos automotores assim como, a venda de peças novas para veículos automotores. A empresa é familiar, possui 6 funcionários e 3 setores que seriam Oficina, Escritório e Loja.
 A sua localização fica na cidade de Cachoeira do Sul RS, é bem conceituada, pois atua no mercado a mais de 5 décadas, onde foi passado de geração para geração. 
No ramo de atividade mecânica autoelétrica, é possível verificar riscos químicos e de acidente cujo grau de risco é alto. Sabemos que os olés minerais, lubrificantes, combustível, são riscos químicos bastante prejudiciais a saúde humana, e por, trabalharem com energia, das máquinas, possuí grande risco de explosão, pois o óleo e o combustível são altamente inflamáveis. Também ressalto o risco físico identificado, Ruído na qual foi realizado avaliação quantitativa e ultrapassou o limite de 85dB (A), e foi considerado alto. A empresa alinhada a Medicina do trabalho, na qual foi orientada quanto a busca por procedimentos seguros além da aplicação de medidas de prevenção e controle em caso de acidentes e desconformidades. É nessa hora que técnicos de segurança do trabalho assumem um papel importantíssimo na empresa a fim de garantir mais saúde. Segurança, dignidade, bem-estar, produtividade e lucros para a empresa como um todo.
O meu papel de técnica em segurança do trabalho, foi elaborado em várias partes, onde pude estar na linha de frente junto a empresa, organizando e propondo melhorias nas quais foram bastante significativas tornando o ambiente mais seguro, minimizando ao máximo os riscos que os funcionários estavam expostos. 
O primeiro passo foi realizar várias visitações técnicas de inspeções na empresa, a fim de identificar os riscos aos quais os colaboradores estavam expostos, que seriam eles: Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e de Acidente, com base nas avaliações qualitativas e quantitativas, pude estabelecer critérios e melhorias na empresa Auto Elétrica Sartório Ltda, buscando a eliminação e minimização dos riscos e agentes aos quais os colaboradores estavam expostos. 
Identificação de risco na empresa
Como falado anteriormente, a identificação dos riscos foi feita mediante inspeções na empresa. 
Os riscos físicos encontrados foram:
· Ruídos
· Vibração
· Calor
Os riscos químicos foram:
· Óleos minerais, Lubrificante, combustível (gasolina, etanol)
Não foram identificados riscos biológicos, para os riscos físicos e químicos foram realizadas algumas ações educativa, como campanhas sobre EPIs, Orientações quanto aos EPIS obrigatórios e de boa qualidade e prevenção de acidentes, realização da SIPAT, treinamentos na parte da oficina.
Por meio das inspeções também foi identificado os riscos ergonômicos e de acidentes. 
Os riscos ergonômicos foram:
· Movimentos repetitivos
· Postura inadequada
· Movimentação manual de carga
Os riscos de acidentes foram:
· Explosão
· Incêndio
· Queda de ferramentas
· Esmagamento
· Choque Elétrico
· EPI inadequado ou não fornecido
· Localização imprópria de máquinas ou equipamentos.
Os riscos ergonômicos e de acidentes também podem levar ao surgimento de doenças tais como LER (Lesão por esforços repetitivos), DORT(Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho) além de irritações, queimaduras, reações alérgicas, fratura e lesões. É importante salientar que um problema de saúde pode ocasionar faltas e afastamentos no trabalho maiores custos com a saúde dos funcionários, demissões e novas admissões que levam tempo e demandam recursos e essas situações afetam o lado econômicos da empresa, aumentando os seus gastos e diminuindo seus lucros.
Foram proposto medidas para diminuir ou extinguir tais riscos, programação de pausas, realização de ginástica laboral, treinamentos operacionais, manutenção e ordem além do uso de EPIs corretos e adequados.
Foi percebido que alguns programas de saúde e segurança poderiam me auxiliar na diminuição ou extinção dos riscos no geral e foram eleitos alguns que poderiam ser aplicados, são eles:
· Proergo (Programa de ergonomia.
· PPR (Programa de proteção respiratória.
· PPRA (Programa de proteção dos riscos ambientais.
· PCMSO (Programa de controle médico e saúde operacional.
Foi notado que ao falar das ações educativas, treinamentos e programas a alta direção demonstrou muito interesse e vontade de aplicar tudo o que era necessário para se ter uma empresa mais segura, saudável e digna para todos, funcionários, terceirizados, fornecedores e clientes. A empresa relator que já tinha há pelos menos um ano o interesse e vontade de fazer mudanças na área de segurança e saúde da empresa, deseja ter uma imagem mais positiva no mercado e para os próprios funcionários, que por vezes se mostravam desmotivados e desinteressados pelas suas atividades.
Deram a ideia para a alta direção passar essa importante mensagem aos funcionários pessoalmente em uma palestra com os 200 funcionários da empresa. Foi comentado que isso seria muito benéfico já que os colaboradores se sentiriam importantes para a empresa, pois mostraria que a alta direção se preocupa com a segurança e saúde deles no espaço laboral.
Além dos diversos riscos encontrados também por meios de inspeções no ambiente laboral da empresa foram identificadas situações de urgência e emergência que podem ocorrer:
· Incêndio e Explosão, produtos inflamáveis. 
· Vazamentos de produtos perigosos ou explosões.
· Problemas na comunicação na empresa devido ao ruído alto em caso de alguma urgência ou emergência.
Para tais problemas foi sugerido medidas de prevenção e de controle como instalação de extintores, saídas de emergência, caixa de hidrante e outros acessórios de combate a incêndio. Para os vazamentos foi sugerido instalar mantas, canaletas pluviais, bandejas de contenção, sacos plástico e recipientes. Também foi essencial aplicar alguns programas e outras medidas importantes como:
· Plano de prevenção e proteção contra incêndio (PPCI).
· Plano de ação de emergência (PAE).
· Brigada de incêndio.
· Uso de uma brigada responsável pelo abandono de área.
· Aplicação dos primeiros socorros.
Mais uma vez foi relatado a alta direção da empresa acerca da necessidade de aplicar essas medidas e programas e novamente a empresa se mostrou muito aberta e interessada a realiza-los. 
Atividades e responsabilidades realizadas na empresa Auto Elétrica Sartório Ltda por inúmeros motivos:
· Comprometimento, vontade e dedicação dos colaboradores em realizar as ações educativas necessárias.
· Resultados muito positivo na empresa como um todo após a aplicação das ações educativas (diminuição de afastamento, acidentes, incidentes e de doenças e lesões profissionais, maior produtividade, maiores lucros, ambiente seguro, digno e saudável de trabalho e trabalhadores consciente).
· Boa relação e envolvimento de todos os setores da empresa.
· Preocupação com a segurança e saúde por parte da alta direção e setor financeiro.
· Grande vontade de mudar a situação da empresa.
· Funcionários bastante motivados e satisfeitos após a aplicação das ações educativas.
· Mudança comportamental dos colaboradores, da alta direção e do setor financeiro frente a segurança s saúde no ambiente laboral.
Para completar o trabalho foi percebido que era essencial elaborar uma política para a empresa que abraçasse esses resultados positivos conquistados pós-ação educativa. Esses resultados