Buscar

ATIVIDADE 1 GESTAO DA QUALIDADE E PROCESSOS (MINHA NOTA FOI 10)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“Se de um lado a qualidade é uma das palavras-chaves mais difundidas junto à sociedade [...] e também de empresas [...], por outro existe pouco entendimento sobre o que é qualidade e, mesmo, uma certa confusão sobre o uso desta palavra. A confusão existe devido ao subjetivismo associado à qualidade e também ao uso genérico com que se emprega essa palavra para representar coisas bastante distintas.” (TOLEDO, 2014).
Apesar de qualidade, no sentido geral, ser muito subjetiva, é essencial que um profissional da área da qualidade saiba compreender como se define esta terminologia no setor organizacional e empresarial. Desta forma, apresente as definições de qualidade, gestão da qualidade e gestão da qualidade total no ambiente empresarial.
Resposta questão 1. 
A qualidade é um conjunto de características contidas em um serviço ou produto, que esteja de acordo com as especificações e necessidades para atender as expectativas do cliente. A qualidade esta relacionada ao posicionamento estratégico da empresa perante ao mercado, de acordo com Campos (011, p.2) “ o verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor.
Na definição de Gestão de qualidade deve haver o planejamento, o controle e o aperfeiçoamento, desta forma, pode se dizer que realizar a gestão seria: planejar, desenvolver, coordenar, gerir e controlar, de modo que a empresa consiga possibilitar a melhoria do produto ou serviço, seja para o cliente, garantindo satisfação do cliente, bem como, a vantagem competitiva e a sustentação da empresa.
 
Na gestão da qualidade total entende-se que o sucesso a longo prazo é obtido por meio da satisfação do cliente externo e interno. A gestão de qualidade total todos os membros de uma organização participam da melhoria dos processos, produtos, serviços e da cultura em que trabalham, conforme Campos (2004, p. 15), “TQC é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas”. Campos (2004) salienta, ainda, que o objetivo maior do TQC é garantir a qualidade do produto para o seu cliente interno e externo. (obs com essa resposta minha nota foi 10)

Outros materiais