Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A luta pela inclusão tomou forma no Brasil e, atualmente, é tema discutido no ambiente escolar. A educação é um alicerce para o desenvolvimento humano, e merece sofrer análise e mudanças a todo momento, pois também é construtora de uma sociedade que ergue a bandeira dos direitos dos excluídos. Sobre o exposto, disserte sobre a inclusão escolar.
	Resposta Esperada:
A essência da inclusão escolar, em alguns casos, tem perdido seu foco, tanto pelos profissionais da educação quanto pela escola. Os alunos não devem receber um rótulo ou serem inferiorizados por serem diferentes. O tratamento dessas diferenças deve ser iniciado nas escolas comuns ou especiais. Os alunos devem ser tratados como provedores de talentos e capacidades, tendo à sua disposição um ensino participativo, solidário e acolhedor. A educação é um direito. Para gerar uma mudança de paradigmas, é necessário um trabalho de ressignificação, que envolva os pais, a escola, os professores e a comunidade.
	2.
	Segundo dados do IBGE, no Brasil, ao longo do século XX, o número de municípios cresceu de 1.121, em 1900, para 1.890, cinquenta anos depois. No início do século XXI esse número era de 5.507, em 2000, e passou para 5.565 municípios em 2010. Esse aumento acentuado no número de municípios acompanha o elevado percentual da população que reside em áreas urbanas, atualmente estimado em 85% na média nacional. Em algumas unidades da federação, como Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, o percentual da população urbana ultrapassa os 95%. Com base nessas informações, disserte sobre as implicações socioeconômicas e ambientais do crescimento desordenado das cidades.
FONTE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14433-asi-atlas-do-censo-demografico-do-ibge-mapeia-mudancas-na-sociedade-brasileira.html. Acesso em: 17 jul. 2018.
	Resposta Esperada:
O crescimento desordenado das cidades geralmente vem acompanhado do aumento da desigualdade social, ampliação da pobreza e periferia, problemas de desemprego, violência, falta de saneamento, doenças e violência. Além disso, em nosso país o acúmulo de automóveis têm contribuído com o aumento da poluição do ar e causado transtornos com congestionamentos e estresse na população. Ambientalmente falando, a ampliação das cidades de modo desordenado causa desmatamento intenso e fragmentação dos biomas brasileiros.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes