Buscar

1 _Trabalho_Final_de_Didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS – FIFE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FERNANDÓPOLIS – FEF
Junção: Biologia, Matemática e Química
	Disciplina: Didática
	Semestre: 3º
 
	Tipo da avaliação: trabalho
	
Prof. Ms. Joelma C. Pereira
	
Valor da avaliação: 6,0
	
Data: ___/_____/2020
	
Nome do aluno (a):
	Nota:
1- De acordo com estudos realizados sobre a Didática ao longo do tempo, defina as ideias destes três autores: Comênio, Rousseau e Herbart. (2.0)
Comênio → Sua pedagogia preconiza que se deve iniciar o aprendizado pelos sentidos, pois é através deles que se percebe os estímulos exteriores e, portanto, o que se considera real; assim, as percepções sensoriais seriam impressas no interior do ser e, depois, analisadas pelos instrumentos racionais.
Os fundamentos de sua didática são o entendimento, a conservação e a práxis; por meio deles o indivíduo atinge três qualidades elementares – a aquisição de vastos conhecimentos, virtudes e religiosidade, que estão intimamente vinculadas aos dons do intelecto, da vontade e da memória.
O educador crê que todas as pessoas são igualmente portadoras de uma condição humana, embora manifestem inteligências distintas, para ele produtos de um grau elevado ou de uma carência de harmonia própria; por essa razão as mentes devem ser moldadas logo cedo, para que os intelectos se desenvolvam sem tantas discrepâncias.
Rousseau → Rousseau dividiu a vida do jovem - e seu livro Emílio - em cinco fases: lactância (até 2 anos), infância (de 2 a 12), adolescência (de 12 a 15), mocidade (de 15 a 20) e início da idade adulta (de 20 a 25). Para a pedagogia, interessam particularmente os três primeiros períodos, para os quais Rousseau desenvolve sua idéia de educação como um processo subordinado à vida, isto é, à evolução natural do discípulo, e por isso chamado de método natural. O objetivo do mestre é interferir o menos possível no desenvolvimento próprio do jovem, em especial até os 12 anos, quando, segundo Rousseau, ele ainda não pode contar com a razão. O filósofo chamou o procedimento de educação negativa, que consiste, em suas palavras, não em ensinar a virtude ou a verdade, mas em preservar o coração do vício e o espírito do erro. Desse modo, quando adulto, o ex-aluno saberá se defender sozinho de tais perigos.
Herbart → A obra pedagógica de Herbart teve enorme influência em todo o mundo ocidental (e também no Japão) na segunda metade do século 19. Por se basear no princípio de que a mente humana apenas apreende novos conhecimentos e só participa do aprendizado passivamente, o herbartianismo resultou num ensino que hoje qualificamos de tradicional. "As escolas herbartianas transmitiam um ensino totalmente receptivo, sem diálogo entre professor e aluno e com aulas que obedeciam a esquemas rígidos e preestabelecidos", diz a educadora Maria Nazaré. Herbart previa cinco etapas para o ato de ensinar. A primeira, preparação, é o processo de relacionar o novo conteúdo a conhecimentos ou lembranças que o aluno já possua, para que ele adquira interesse na matéria. Em seguida vem a apresentação ou demonstração do conteúdo. A terceira fase é a associação, na qual a assimilação do assunto se completa por meio de comparações minuciosas com conteúdos prévios. A generalização, quarto passo do processo, parte do conteúdo recém-aprendido para a formulação de regras globais; é especialmente importante para desenvolver a mente além da percepção imediata. A quinta etapa é a da aplicação, que tem como objetivo mostrar utilidade para o que se aprendeu.
2- Marque ( V ) para as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. (1.0)
A didática de Comênio se assentava no seguinte princípio:
A - ( ) Comênio é considerado um dos representantes da pedagogia tradicional, pois, pensava num modelo de ensino de ensinar tudo a todos, recebeu críticas por educadores contemporâneos de que a forma de pensar de Comenius é generalizada ao se trabalhar o conhecimento, sem levar em conta o contexto e realidade do educando;
B - ( ) A finalidade da educação de Comenius é vista, hoje, como uma pedagogia que valoriza sobretudo a pluralidade cultural, cabendo ao professor que segue seus preceitos ser um mediador, indagador, reflexivo e transformador de sua própria prática;
C - ( ) Por ser um representante da Pedagogia libertadora, trata-se do professor que segue sua linha de pensamento exigir que o aluno se condicione a apresentar determinada resposta e que tenha sido previamente estabelecida pelo professor;
D - ( ) Comenius, hoje, é criticado por educadores contemporâneos por seu método do ensinar tudo a todos ser reflexivo e questionador;
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
a) V F F F
b) V F V F
c) F V V V
d) F V V F
e) F V F F
3- Estudos na área da didática enfocam a importância dos professores refletirem sobre a sua própria prática. Denominada de professor reflexivo, essa abordagem defende a ideia de que as transformações das práticas docentes são efetivadas na medida em que o professor amplia (1.0)
A) a sua consciência por meio da reflexão crítica.
B) o planejamento das suas atividades para uma ação reflexiva.
C) a sua consciência por meio da reflexão realizada na ação.
D) a sua capacidade de reflexão coletiva.
4- João Amós Comênio, autor da Didática Magna (1657), é considerado um grande educador do pensamento pedagógico moderno. No que concerne às suas concepções, é correto afirmar que ele defendeu (1.0)
A) uma educação permanente, perpetuada durante toda a vida humana, em que o ensino deveria ser unificado com a criação de um sistema educacional articulado.
B) concepções baseadas na teoria da bondade natural do homem, em que a educação não deveria apenas instruir e sim permitir o desenvolvimento dos instintos e interesses naturais.
C) uma educação articulada em três momentos: infância, adolescência e maturidade. A primeira entendida como idade da natureza, a segunda como idade da força, da razão e dos impulsos, e à terceira denominada idade da sabedoria e do casamento.
D) uma educação baseada no racionalismo tendo como fonte de formação o discurso do método.
5- Em relação à Didática, é incorreto afirmar que(1.0)
a) contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
b) não compete refletir acerca dos objetivos sócio -políticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.
c) realiza-se por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.
d) sua finalidade é converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Outros materiais