Buscar

Análise Orientada a Objetos I - PROVA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Em um modelo de entidade e relacionamento, nem todas as entidades serão relacionadas e há casos em que não há ligação entre elas. Estes casos são considerados entidades isoladas e, embora não seja tão comum, é importante levar em conta esta possibilidade. Quando as ligações existirem, elas serão classificadas de acordo com os tipos de relacionamentos. Acerca dos tipos de relacionamentos, assinale a alternativa CORRETA:
O relacionamento muitos-para-muitos é usado quando uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B.
O relacionamento um-para-um é usado quando uma entidade A se relaciona com uma entidade B e vice-versa.
Existem quatro tipos de relacionamentos: um-para-um; um-para-muitos, muitos-para-um e muitos-para-muitos.
O relacionamento um-para-muitos é usado quando várias entidades A se relacionam com várias entidades B.
O Agile Unified Process (AUP) é uma versão simplificada do RUP, utilizando uma modelagem ágil, fatoração e técnicas ágeis no desenvolvimento dirigido por testes (TDD). O AUP teve sua origem através de um grupo de engenheiros, consultores, autores que após terem realizado uma ampla pesquisa, a intitularam de The Agile Manifesto. O objetivo foi apresentar e discutir novas técnicas para disponibilizar maior agilidade através dos conceitos aplicados às metodologias já existentes no desenvolvimento de sistemas. Desta forma, após este manifesto, perceberam que a AUP seria um método ágil e poderia atender determinadas prerrogativas. Sobre essas prerrogativas, analise as seguintes sentenças:
Colaborar com o cliente e não apenas nas discussões referentes às picuinhas contratuais.
Valorizar tanto os indivíduos envolvidos no processo como nas interações entre eles.
Estar preparado para introduzir mudanças, assim como estar preparado para se adaptar a elas.
Produzir sistemas funcionais, e não apenas documentações completas e atualizadas.V- Adaptações frente às mudanças após a produção de sistemas funcionais. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b)
Somente a sentença I está correta.
 c)
As sentenças I, II, III e V estão corretas.
 d)
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
As estruturas possibilitam aos analistas ou aos programadores arranjar os objetos de forma que possam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em estudo. O relacionamento entre os objetos ocorre quando um objeto se referencia ao outro, ou quando um método de um objeto é ativado por outro objeto. Referente aos tipos e às estruturas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estrutura Generalização-Especialização: é conhecida pelo fato de associar indivíduos com atributos em comum, desconsiderando o que for diferente. Por exemplo: a generalização seria o cadastro de pessoas com os atributos: código, nome, telefone, e-mail, endereço e as especializações seriam se a Pessoa é um Aluno ou a Pessoa é um Estudante.
( ) Estrutura Todo-Parte: é conhecida pelo fato de ser composta por uma característica conhecida por cardinalidade; desse modo, pode-se determinar a quantidade de ocorrências em um relacionamento.
( ) Conexão: existem as conexões de ocorrência e as conexões de mensagens, sendo que ambas possuem uma hierarquia ou um tipo de estrutura. 
( ) Polimorfismo: está fundamentada em que classes derivadas de uma mesma subclasse podem chamar operação com a mesma assinatura, mas com características diferentes.
( ) Herança: a classe derivada-subclasse pode acessar os dados e os métodos da classe base-superclasse, onde as classes derivadas herdam as características da classe base.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
V - F - F - V - V.
 b)
V - V - F - F - F.
 c)
V - V - F - F - V.
 d)
F - F - F - V - V.
O processo unificado ou Unified Process (UP) é um processo de desenvolvimento de software. O processo unificado visa ao esclarecimento das necessidades de atribuições de tarefas a grupos ou indivíduos envolvidos diretamente no desenvolvimento de um projeto. Além disso, deve-se definir quanto antes quais as etapas (iterações) e os artefatos que serão envolvidos durante o processo. O ciclo de vida do UP apresenta um conjunto de períodos que vão desde o seu nascimento até a sua morte. Cada um destes períodos possuem um conjunto de fases. A fase de transição é a última fase do ciclo de vida do UP. Referente a esta fase de transição do UP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fase de transição consiste na implementação do sistema no ambiente de produção.
( ) A transferência de dados, quando existirem sistemas antigos para o novo sistema, é realizada nesta fase.
( ) O treinamento do usuário é realizado na fase de iteração.
( ) O esforço de desenvolvimento dos casos de uso é realizado nesta fase.
( ) Na fase de iteração também pode haver de forma não significativa alguma revisão de requisitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
V - V - F - V - F.
 b)
V - V - V - F - V.
 c)
V - F - V - V - F.
 d)
F - F - V - V - V.
A orientação a objetos surgiu como uma maneira de suplantar as dificuldades dos paradigmas de programação existentes, visando melhorar a qualidade dos softwares desenvolvidos. No que se refere às características da programação e análise orientada a objetos, assinale a alternativa CORRETA:
A orientação a objetos pode ser aplicada com sucesso na etapa de programação do sistema, enquanto na etapa de análise aconselha-se a utilização de outra metodologia.
A orientação a objetos permite que se minimizem os problemas de decomposição funcional e sub-rotinas.
Durante a etapa de análise orientada a objetos, as entidades do mundo real (livro, pessoa, conta corrente etc.) são implementadas como atributos dentro de um objeto.
A programação orientada a objetos apresenta sua contribuição mais importante através da utilização de componentes visuais para interface gráfica de usuário.
O Processo Unificado é um processo de desenvolvimento fortemente ligado à orientação a objetos, porém, podese utilizá-lo em qualquer projeto mesmo sendo ele estruturado, sem que perca suas características básicas. Ele utiliza alguns princípios modernos (componetização, revisões etc) na área de engenharia de software. Algumas das características básicas do Processo Unificado (UP) são direcionados a caos de uso; centrado na arquitetura; ser iterativo e incremental; sendo composto por quatro fases. Acerca das quatro fases do RUP, assinale a alternativa
INCORRETA:
FONTE: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-o-processo-unificado-integrado-aodesenvolvimento-web/8032. Acesso em: 10 ago. 2018.
 a) A fase de concepção se refere a ter uma visão ampla do sistema, sendo realizado o entendimento do sistema. Para tal, são levantados os requisitos que o sistema deve atender, bem como o que ele não pode fazer. Nesta fase, ainda é realizado o tempo de desenvolvimento, sendo construído um plano de desenvolvimento.
 b) As quatro fases do UP são Concepção ou inception; elaboração ou elaboration; construção ou construction e Transição ou deployment.
 c) A fase de elaboração diz respeito a fazer um detalhamento maior da análise realizada na fase de concepção, sendo detalhado os casos de uso construídos composto por conjunto de ciclos iterativos. Nesta fase, também podem ser realizado algum tipo de implementação e testes.
 d) A fase de construção se refere a codificação no ambiente de produção, sendo liberada para o usuário a primeira versão do sistema. Além disso, é nesta fase que os dados que possam existir do sistema antigo são transferidos para o novo sistema, bem como são realizados os testes com os usuários finais.
As estruturas na programação orientada a objetos possibilitam que analistas ou programadores organizem os objetos de maneira que consigam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em questão. Existem dois tipos básicos de estrutura: generalização-especialização
e todo-parte. Acerca desses dois tipos de estrutura, analise as sentenças a seguir:
A generalização é conhecida pelo conceito de associar indivíduos com atributos em comum e, ao mesmo tempo,desprezar as diferenças.
A especialização se assemelha muito à estrutura todo-parte.
A estrutura todo-parte é muito útil na identificação dos objetos e dos seus componentes diante de umdeterminado problema em estudo.
A estrutura todo-parte é composta por uma característica conhecida por cardinalidade, que é importante paradeterminar o tipo de relacionamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças I e III estão corretas.
 b)
As sentenças II e IV estão corretas.
 c)
As sentenças I, II e III estão corretas.
 d)
As sentenças I, III e IV estão corretas.
O Rational Unified Process (RUP) tem como objetivo garantir que os sistemas sejam produzidos com alta qualidade, dentro do tempo previsto e com orçamento previsível. Desta forma, na engenharia de software, o processo RUP, dentro de uma empresa de desenvolvimento, provê uma abordagem para assumir tarefas e responsabilidades. Referente ao Rational Unified Process (RUP), analise as sentenças a seguir:
O RUP, para que possa atingir o objetivo de aumentar sua produtividade, possui técnicas que todos osintegrantes da equipe de desenvolvimento de sistemas devem seguir. 
O RUP é derivado tanto dos trabalhos referentes à UML como do Processo Unificado no desenvolvimento desistemas.
O RUP, no desenvolvimento de sistemas, captura seis das melhores práticas de maneira cabível (satisfatória)para uma grande faixa de projetos e instituições.
O RUP, somente nos projetos maiores, trata o gerenciamento de riscos como essencial, enquanto nos projetosmenores o coloca como opcional, onde é suficiente fazer apenas elaboração da lista de riscos.
O RUP representa uma geração anterior nos processos genéricos, possuindo a inovação mais importante, que éa identificação clara que a implantação do sistema é realizada no ambiente do usuário.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b)
Somente a sentença I está correta.
 c)
As sentenças I, II, III e V estão corretas.
 d)
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
O Processo Unificado (UP) é um processo popular para o desenvolvimento de software. Conforme Larman (2002), é um processo iterativo e adaptativo no desenvolvimento de software, que permite coordenar um projeto devido ao fato de ser estruturado de forma organizada e consistente. Sobre as principais características do processo unificado utilizado no desenvolvimento de software, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Criação (creation), elaboração (elaboration), desenvolvimento (development), transição (deployment).
Concepção (inception), elaboração (elaboration), desenvolvimento (development), transição (deployment).
Concepção (inception), elaboração (elaboration), construção (construction), implantação (implantation).
Concepção (inception), elaboração (elaboration), construção (construction), transição (deployment).
10.Os objetos computacionais procuram reproduzir as mesmas características e comportamentos dos objetos do mundo real dentro de um sistema. Correia e Tafner (2001) reforçam que os programadores podem interagir com estes objetos ativando características ou comportamentos, sem necessidade de entender o funcionamento interno do objeto computacional, ou seja, para interagir com objetos, precisamos apenas conhecer o que estes objetos fazem e usá-los, nada mais. Referente aos tipos diferentes de objetos computacionais encontrados, analise as sentenças a seguir:
A utilização de programação visual proporciona ao usuário uma experiência totalmente interativa. O usuário podeinteragir com sistema computacional através do mouse ou teclado, apertando botões, selecionando itens de um calendário, escrevendo em um campo texto ou selecionando itens de uma lista.
Os objetos computacionais visuais para desenvolver e realizar tarefas relacionadas a dados proporcionando aosusuários: janelas, campos ou botões com os quais estes possam interagir. III- O documento do editor de texto é um bom exemplo de um objeto multimídia.
IV- Os objetos multimídia proporcionam uma rica experiência de interação com o usuário. Este tipo de objeto computacional possibilita a reprodução de sons, imagens, animações ou vídeos da mesma forma que nos editores de texto.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CORREIA, Carlos Henrique; TAFNER, Malcon Anderson. Análise orientada a objetos. Florianópolis: Visual Books, 2001.
Somente a sentença I está correta.
As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c)
As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d)
As sentenças I e III estão corretas.
Prova finalizada com 
8
 acertos
 e 
2
 questões erradas
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais