Buscar

ATIVIDADE 1 DE EAD 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
Muito se fala sobre a valor da escola no Brasil, porém pouco se debate sobre a sua função social, que embora há modificações no transcorrer da vida, a escola simula uma Instituição que socializa o conhecimento. 
Entretanto, a escola tem como uma das suas função social a formação de indivíduos dentro de sua sociedade. Mas, para essa função social seja eficiente, a escola precisa de outras instituições em parceria com ela. 
A família é uma das grande instituição social que acrescenta muito a escola, podendo agregar com uma participação mais ativa em projetos desenvolvido pela escola de aproximação social, como por exemplo: eventos sobre dignidade humana podendo ter enfoque nos principais assunto atuais como, igualdade, segurança alimentar, empreendedorismos, entre outros. 
Isso tudo se faz necessário para que os núcleos familiares possam fazer diferentes contextos sociais na qual, a escola possa induzir um exercício que não seja só os conteúdos didáticos já planejado, como também conhecimentos que abrangem um todo.
Já o Estado com Instituição social poderia adentrar não somente com o custei financeiros para projetos desenvolvidos no âmbito escolar, mas também entraria com a participação de criação de políticas públicas mais especificas para o desenvolvimento social desses indivíduos em desenvolvimento no âmbito escolar. 
Enfim, sabemos que a escola sozinha não poderá ser eficaz no desenvolvimento social do indivíduo, sendo muito importante a participação da sociedade como formadora de conhecimento. 
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/instituicoes-sociais.htm

Outros materiais