Buscar

AOL5 Tópicos Especiais em Administração Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/1
O Decreto-Lei Nº 200, de 25 de Fevereiro de 1967, dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências, também considerado como o primeiro contato da Administração Pública brasileira com o gerencialismo por meio do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). No seu Artigo 5º considera AUTARQUIA como:
Correta
(D) o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
2. Pergunta 2
/1
O Decreto-Lei Nº 200, de 25 de Fevereiro de 1967, dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências., também considerado como o primeiro contato da Administração Pública brasileira com o gerencialismo por meio do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), em seu Artigo 10, trata da execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada.§ 1º A descentralização será posta em prática em três planos principais:
I.dentro dos quadros da Administração Federal, distinguindo-se claramente o nível de direção do de execução.
II.pelo Poder Judiciário e somente em casos de improbabilidade administrativa.
III.da Administração Federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões.
IV.da Administração Federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio.
Assinale a opção abaixo que representa a sequência de alternativas corretas:
Correta
(C) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
3. Pergunta 3
/1
O Decreto-Lei Nº 200, de 25 de Fevereiro de 1967, dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências, também considerado como o primeiro contato da Administração Pública brasileira com o gerencialismo por meio do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). No seu Artigo 5º considera SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA como:
Correta
(E) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.
4. Pergunta 4
/1
O Decreto-Lei Nº 200, de 25 de Fevereiro de 1967, dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências, também considerado como o primeiro contato da Administração Pública brasileira com o gerencialismo por meio do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). No seu Artigo 5º considera EMPRESA PÚBLICA como:
Correta
(B) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.
5. Pergunta 5
/1
“30 anos da Constituição: mudar texto exige quórum elevado e negociação”
“Constituição de 1988 completa 30 anos nesta sexta-feira (30/10/2018). Além de rejeitarem as revisões programadas, os constituintes também criaram mecanismos para dificultar a aprovação de mudanças no texto constitucional. Para alterar qualquer dispositivo da Carta Magna, é necessário um quórum elevado: três quintos dos parlamentares em cada uma das Casas Legislativas, com intervalo nas votações, entre os dois turnos.
Na prática, a alteração na Constituição depende de 308 votos favoráveis na Câmara dos Deputados e 49 no Senado. Na Assembleia Constituinte, para aprovação de dispositivos era necessária a aprovação de metade mais um dos constituintes. A última mudança feita na Constituição é de dezembro do ano passado e estabeleceu novo regime de pagamento de precatórios aos estados, o Distrito Federal e os municípios.
Desde que foi promulgada em 1988, este é o primeiro ano em que não ocorrem modificações no texto constitucional em virtude da intervenção federal na segurança pública no Rio de Janeiro. A Carta Magna estabelece que seu texto não pode sofrer emendas durante a vigência de intervenção federal, de Estado de Defesa ou de Estado de sítio”. ( Fonte: genciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2018-10/30-anos-da-constituicao-mudar-texto-exige-quorum-elevado-e-negociacao)
Na SUBSEÇÃO II – Da Emenda à Constituição - no Artigo 60 – nos traz que a Constituição poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; do Presidente da República e de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
E também limita a atuação das ementas e destaca uma imperativa negação:
§ 4o Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
Correta
(C) a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; os direitos e garantias individuais.
6. Pergunta 6
/1
O conhecido fenômeno pode ser caracterizado por um processo “histórico-social de vastas proporções, [... que] rompe e recria o mapa do mundo, inaugurando outros processos, outras estruturas e outras formas de sociabilidade, que se articulam e se impõem aos povos, tribos, nações e nacionalidades”. Estamos falando da:
Correta
(B) Globalização
7. Pergunta 7
/1
O Decreto-Lei Nº 200, de 25 de Fevereiro de 1967, dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências, também considerado como o primeiro contato da Administração Pública brasileira com o gerencialismo por meio do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). No seu Artigo 5º considera FUNDAÇÂO PÚBLICA como:
Correta
(A) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.
8. Pergunta 8
/1
Leia com atenção:
Declaração de Acesso ao Pronaf é prorrogada por 2 anos
“O Ministério da Agricultura decidiu prorrogar por dois anos a validade da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A DAP, como é conhecida a declaração, é o documento usado para identificar os pequenos produtores que se dedicam à agricultura familiar e os empreendimentos familiares rurais organizados, como associações, cooperativas e agroindústrias. Para acessar as linhas de crédito do Pronaf e outras políticas públicas, o agricultor deve estar com a DAP em dia. Entre os benefícios disponibilizados por meio do programa nacional estão assistência técnica, seguro e comercialização da produção, com acesso aos programas nacionais de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros direitos e benefícios sociais, como aposentadoria rural e auxílio emergencial financeiro.
( Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2019/)
O trecho acima revela a importância das politicas públicas para o desenvolvimento da economia. Vimos em nossos estudos, que o desenvolvimento da economia depende de políticas públicas que estimulam, incentivam e promovem a multiplicação das possibilidades tecnológicas, são marcas comuns encontradas na constituição de realidades econômicas de sociedades desenvolvidas e que gozam de certa independência de seus processos. Seguindo essa linha é correto, também, afirmar que:
I.É sem dúvida alguma, na inovação que organização (públicas e privadas) crescem e se desenvolvem.II.Economia, tecnologia e inovação não se relacionam, pois as politicas públicas internas de um pais são determinadas a partir do sua própria realidade de mercado e não da realidade de outros mercados.
III.A difusão do conhecimento deve estar presente em todas as relações, mas essencialmente, nas relações de trabalho, pois é possível identificar importantes elementos da aprendizagem com o “desenvolvimento de recursos humanos, as novas formas de organização empresarial, o formato de redes, a definição de uma função dos serviços intensivos em conhecimentos e das universidades”
IV.O dinamismo das relações sociais imputados pela globalização não combina com relações desconectadas entre sistemas de informação, em eficiência na prestação de serviço e no crescimento econômico.
Assinale a sequencia de afirmações corretas:
Correta
(B) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
9. Pergunta 9
/1
Sabemos que a liderança é a questão central de todas as organizações, generaliza-se porquê de fato são estes os atores principais que vão conduzir as organizações, quando um profissional resolve ser um líder e ao conquistar o cargo, aceitar com humildade, responsabilidade e principalmente ética nas ações e decisões. O papel do líder é de suma importância, pois deverá ter poder:
Correta
(D) de influenciar na decisão que melhor aprouver a organização, de posse das informações fornecidas durante o debate.
10. Pergunta 10
/1
No decorrer de nossos estudos vimos que é preciso que a Administração adote sistemas de Gestão e Tecnologia da Informação, mas que também incentivem as instituições educacionais a formar profissionais com características a desenvolver nos profissionais:
I.Quanto a capacidade competitiva com visão holística do processo administrativo integrado;
II.Dotar o indivíduo de ferramentas para tomada de decisões (a tão cobrada: Pró atividade);
III.Qualificar profissionais para atuarem em organizações, no sentido de contemplarem a relação multidisciplinar;
IV.Promover mais concursos públicos, para renovar seu quadro administrativo a cada pelo menos cinco anos para dar oportunidade de nossos profissionais ingressarem na administração pública;
V.Proporcionar fundamentação epistemológica de análise dando relevo à crítica acerca das práticas que se desenvolvem no contexto das organizações e Introduzir a prática de pesquisa nas áreas de atuação dos profissionais;
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
Correta
(C) As afirmativas I, II, III e V estão corretas.

Continue navegando