Buscar

AOL2 Tópicos Especiais em Administração Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/1
Muito mais que processos, a Administração Pública percebeu com a evolução das formas de administração que as pessoas eram extremamente relevantes no processo e busca pela qualidade da entrega dos serviços públicos a sociedade. E foi por volta entre as décadas de 60 e 70 que a administração influenciada pelos emergentes modelos de eficiência japonesa de produção e sistema organizacional orgânico, que evidenciamos mais um importante marco no desenvolvimento da gestão com reflexos nos modelos da administração pública. Começamos a perceber as abordagens como Mecânica e Orgânica.
Observe as opções abaixo e marque com V para Verdadeiro e F para Falso a características básicas de cada abordagem apresenta na abordagem de acordo com a incidência da Abordagem MECÂNICA:
( ) Quanto ao ambiente: Estável
( ) Quanto a tarefa: Mutante/emergente
( ) Quanto ao controle: Regras e regulamentos
( ) Quanto a autoridade: Centralizada
( ) Quanto a participação: Solução de problemas
( ) Quanto a comunicação: Vertical
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Correta
(A) V – F – V – V – F – V.
2. Pergunta 2
/1
Vimos em nossos estudos que de acordo com a Constituição Federal, Capítulo VII – da Administração Pública, Seção I – Disposições Gerais, no Art.37: a administração pública deve obedecer cinco princípios básico para sua organização. Esses princípios norteiam a lisura nos processos administrativos e envolvem a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Assinale abaixo a Opção Verdadeira que representa os cinco princípios básicos da administração pública:
Correta
(B) Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. 
3. Pergunta 3
/1
Em continuidade aos nossos estudos e comprometidos com o objetivo de aprofundarmos nossas pesquisas sobre as bases que fundamentam nossos atuais modelos de gestão podemos evidenciar alguns importantes processos de formação da função gerencial estratégico que devem ser considerados quando analisamos e validamos (ou não) um processo estrutural e viável da administração – principalmente a pública, que são:
( ) A organização da ação gerencial, sob todos os níveis e não deixando de observar as oportunidades e ameaças que vagueiam em torno do ambiente externo, refletindo no ambiente interno e que podem ser fatais para o sucesso das organizações;
( ) Premissa de que todas as organizações são constituídas a partir de uma razão ou um negócio e elas só conseguirão sobreviver se processarem um modo eficiente em suas estruturas destinado a produzir ações, relevantes a seu ambiente externo assim como suas influências;
( ) Premissa de que todas as organizações são constituídas a partir de um objetivo particular – mesmo as públicas e para sobreviver devem conectar-se com qualquer organização e priorizar acima da qualquer objetivo a manutenção dos serviços públicos;
( ) Certamente as organizações não devem deixar de dar atenção a dimensão das necessidades de integração e alinhamento das estruturas organizacionais.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Correta
(B) V – V – F - V 
4. Pergunta 4
/1
Quando tratamos de processos administrativos da máquina pública é importante levar em consideração de que a gestão deve ser eficaz e respeitar as leis. Com um modelo de administração privada, todo novo processo, nova ideia ou novos procedimentos são rapidamente testados ou adotados. Mas na administração pública, por mais eficiente que o novo processo seja ele precisa ser validado pelos princípios e pelas leis, para que possa ser aplicado.
Para que isso seja aplicado de forma correta precisamos reconhecer o conceito da administração. Basicamente é:
I)Planejar e Organizar
II)Controlar e Coordenar
III)Observar e Relatar
IV)Desenvolver e Liderar
V)Liderar e Punir
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
Correta
(C) As afirmativas I, II e IV.
5. Pergunta 5
/1
Com as mudanças emergentes fez-se necessário organizar o processo de readequação e transição de gestão para o novo modelo designado pelo Plano Diretor Certo que a tecnologia “tirou o chão” do tradicionalismo dos modelos burocráticos de administração. A globalização trouxe com o crescimento, altos índices de competitividade, novas ferramentas tecnológicas e abertura dos mercados globais, que não jogavam o jogo da estagnação, da morosidade e da burocracia. A ordem era mudar para sobreviver.
Assim, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado deveria calçar quatro importantes objetivos:
I-Ampliação da governança do Estado.
II-Fortalecimento da Democracia.
III- Limitação da ação do Estado.
IV- Transferência da União para os Estados e Municípios em caráter local.
V-Transferência da União para os Estados e Municípios em caráter regional.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
Correta
(B) As afirmativas I, III, IV, V.
6. Pergunta 6
/1
Vimos durante toda unidade 1 que os fatores humanos são sim, de grande influência no desempenho das organizações e esse desempenho está invariavelmente sujeito a alterações constate. É de extrema importância relembrar que, as organizações estão invariavelmente expostas a ramos de negócio, contextos políticos e econômicos distintos, refletindo diretamente no comportamento social. Sendo assim, modelos devem ser permanentemente acompanhados e discutidos, já que:
Correta
(E) Obviamente não existe um ...
7. Pergunta 7
/1
“prestar serviço público e sob esse aspecto serão Pessoas Jurídicas de Direito Privado com regime jurídico muito mais público do que privado, sem, contudo, passarem a ser titulares do serviço prestado, pois recebem somente, pela descentralização, a execução do serviço. Outra finalidade está na exploração da atividade econômica, o que será em caráter excepcional, pois de acordo com a Constituição Federal o Estado não poderá prestar qualquer atividade econômica, mas somente poderá intervir quando houver: relevante interesse coletivo ou imperativos da segurança nacional”. ( Fonte: ps://lfg.jusbrasil.com.br)
Estamos falando de Empresas Públicas que são definidas como:
Correta
(B) corporações de personalidade jurídica de direito provado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da união – se federal – com finalidade de exploração econômica. 
8. Pergunta 8
/1
Vamos refletir?
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AO LONGO DA HISTÓRIAPor: Josimar Tais“A Revolução Industrial provocou grandes transformações no mundo: a economia transformou-se, pois a atividade industrial passou a ocupar o centro da vida econômica; formaram-se grandes empresas industriais e o trabalho assalariado passou a predominar em toda parte; em outras palavras, impõe-se o capitalismo industrial. A sociedade foi profundamente afetada pelo êxodo rural e pelo crescimento da vida urbana; começaram a formar-se as cidades industriais; ocorreu também um aumento da população mundial; a burguesia industrial se fortaleceu, e começou a ganhar cada vez mais destaque a classe operária. Na política, houve a queda do Estado Absolutista, disputa entre países europeus pelo domínio das colônias na África e na Ásia com o objetivo de obter matérias-primas para a indústria e consumidores para os produtos manufaturados; começaram a aparecer ideias políticas, sociais e econômicas tentando explicar a nova situação e solucionar os novos problemas. A Revolução Industrial enriqueceu muitos capitalistas, mas a grande maioria dos operários vivia em péssimas condições”.Vimos que No começo do século XX, com a consolidação da Segunda Revolução Industrial nas portas das abordagens da administração, foram registrados os primeiros indícios de modelos de gestão realmente voltados à eficiência produtiva.
Mudanças eram emergentes. E elas começaram a acontecer a partir de três tipos de abordagens que no futuro seriam conhecidas como a Administração Moderna. Essas abordagens eram:
Correta
(D) Abordagem Estrutural – Abordagem Humanística – Abordagem Interativa.
9. Pergunta 9
/1
‘Permeia no bojo desses desafios a dificuldadedo Estado de prestar serviços públicos com qualidade e cumprir suas atribuições essenciais, atendendo às necessidades nas áreas de saúde, segurança e educação e proporcionando um ambiente negocial de confiança. “Reformar o aparelho do Estado significa garantir a esse aparelho maior governança, ou seja, maior capacidade de governar, maior condição de implementar as leis e políticas públicas” (Fonte: https://oglobo.globo.com/opiniao/politica-que-ameaca-eficiencia-22884466).Medidas imediatas se faziam extremamente necessárias frente a ineficiência e burocratização dos serviços públicos na década de 90. Ações e medidas do governo buscavam soluções e melhoramentos para o sistema administrativo público no Brasil.Um novo documento foi criado e passou a nortear as ações de transformação da gestão nesta década:
Correta
(E) Plano Diretor da Reforma ...
10. Pergunta 10
/1
“A fundação instituída pelo Poder Público caracteriza-se por ser um patrimônio, total ou parcialmente público, a que a lei atribui personalidade jurídica de direito público ou privado, para consecução de fins público; quando tem personalidade pública, o seu regime jurídico é idêntico ao das autarquias, sendo por isso mesmo, chamada de autarquia fundacional, em oposição a autarquia corporativa. As fundações de direito privado regem-se pelo Direito Civil em tudo o que não for derrogado pelo direito público.” (DI PIETRO, 2012).Somos conhecedores de que a Autarquia faz parte da Administração Indireta. Entendemos por autarquia:
Correta
(A) a prestação de serviço é ...

Continue navegando