Buscar

Propriedades do Solo: Plasticidade e Retenção de Água

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plasticidade 
É a maior ou menor capacidade dos solos de serem moldados, sob certas condições de umidade, sem variação do volume.
O Limite de plasticidade (LP) é o teor de umidade abaixo do qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-sólido, ou seja ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradiço. As propriedades plásticas dependem do teor de umidade, forma das partículas, granulometria e composição química e mineralógica. 
Definimos teor de umidade (h) de uma amostra de solo como a razão entre o peso da água contido em certo volume de solo e o peso da parte sólida existente nesse mesmo volume, expressa em porcentagem. 
Os limites inferiores e superiores de valor de umidade para cada estado do solo são denominados de limites de consistência. No estado plástico, o solo apresenta uma
propriedade denominada de plasticidade, caracterizada pela capacidade do solo se deformar sem apresentar ruptura ou trincas e sem variação de volume.
Limites de Atterberg: Servem para comparar (ou medir) a quantidade d'água com os padrões do comportamento do solo na engenharia.
Limite de Liquidez (LL): É a quantidade de umidade do solo no qual o solo muda do estado líquido para o estado plástico, ou seja, perde a sua capacidade de fluir.
Limite de Contração (LC): Teor de umidade a partir do qual o solo não mais se contrai, não obstante continue perdendo peso.
Retenção da Água
É um fenômeno natural e fundamental para a manutenção e equilíbrio de diversos ecossistemas. Diversos fatores físico-químicos estão relacionados com a capacidade do solo em reter água. Como a água apresenta um momento de dipolo elétrico e as partículas do solo são carregadas, isso direciona para que a água seja retida. A camada da água que fica em contato direto com o solo, fica retida por adesão e as camadas subsequentes, por coesão. Outro fenômeno também colabora para a retenção da água no solo: a capilaridade. Isso ocorre devido ao solo apresentar porosidade em sua estrutura. 
Dependendo do IP do solo a sua capacidade de retenção de água vai variar, assim, acontece da mesma forma com matérias de carga positiva, que retêm matéria em superfícies eletricamente carregadas, como cátions e moléculas de água.
Logo, A relação entre a plasticidade e a retenção de água no solo, é que o solo precisa de um certo grau de umidade para entrar no seu estado plástico.
Referências:
https://lucasmaximoalves.files.wordpress.com/2010/03/mecsolosi-aula4-plasticidadeeconsistenciadosolo.pdf
http://www.suportesolos.com.br/blog/consistencia-do-solo-ensaios-geotecnicos-ensaios-de-limite-de-liquidez-ll-e-de-plasticidade-lp/33/
https://www.logicambiental.com.br/retencao-da-agua-no-solo/
NBR 7180 – Determinação do limite de plasticidade
NBR 7250 – Identificação e descrição de amostras de solos obtidas em sondagens de simples reconhecimento dos solos

Outros materiais