Buscar

Aula 28-04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FASE DECLARATÓRIA DA DESAPROPRIAÇÃO:
Em regra é a publicação do decreto que começa os efeitos da desapropriação - Art 
2º do decreto 3365. 
Competência executória – Art 3º do decreto 3365.
FASE EXECUTÓRIA DA DESAPROPRIAÇÃO:
Divide-se em via administrativa e via judicial.
Na via administrativa é quando faz a notificação e o proprietário aceita a oferta do adm pública.
Ex: Adm pública faz uma oferta para o proprietário e ele aceita, o adm pública paga a indenização e o proprietário entrega a propriedade.
Se esse proprietário aceita essa oferta e é feito um contrato, esse contrato é de compra e venda ou de desapropriação? 
Existe duas correntes:
1) É uma hipótese de desapropriação, com todas as características inerentes. Proprietário se conforma com a desapropriação.
2) É uma hipótese de contrato de compra e venda. 
Com o proprietário não aceitando a oferta ou quando a adm publica não sabe ao certo quem é o dono do bem para o pagamento da indenização, o poder público vai promover a desapropriação pela via judicial. Mesmo na via judicial ainda tem que está dentro do prazo de caducidade do decreto. 
Na via judicial, o autor da demanda é a Adm pública. Elabora e distribui a petição inicial dentro do prazo de caducidade. A petição deve conter os requisitos no artigo 13º do decreto 3365. Distribuída a ação, o juiz despacha a inicial e designa um perito para a avaliação do bem – art. 14º do decreto 3365, logo em seguida se o expropriante alegar urgência e depositar quantia arbitrada, o juiz mandará imiti-lo provisoriamente na posse dos bens. O réu pode ser retirado da posse sem a devida notificação – art 15º do decreto 3365.
Na contestação na ação o réu vai apenas alegar vícios processuais (tudo aquilo anterior ao mérito; 485 do cpc) e a impugnação do preço. Qualquer outra questão deverá ser decidida por ação direta – art 20 º do decreto 3365. 
Se tratando da sentença, ou vai reconhecer o vício processual, ou vai discutir o preço. 
PERGUNTA: Imagine que o perito observa que o valor é além do que o proprietário pediu, o juiz pode fixar o valor menor ou maior do valor pedido na contestação? 
Se a sentença fixar que o valor da indenização é maior do que a adm pública pagou ao proprietário, o proprietário recebe os juros compensatórios, para compensar a perda do proprietário teve durante aquele período- art 15-A do decreto 3365.
Se a adm pública demorar mais de 1 ano e meio para pagar o precatório, ai incide os juros moratórios, art 15-B do decreto 3365.

Outros materiais