Buscar

Atividade 3 - Teoria Literária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GRA1284 TEORIA LITERÁRIA LEEL205 - 202010.ead-4875.01
Liliane Pires da Costa - Atividade 3
O Formalismo Russo constitui-se em uma importante escola de crítica literária que transformou a maneira como as análises literárias eram feitas até então. 
A partir deste movimento estabeleceu-se uma sistematização mais detalhada do processo de estudo literário. 
Ele foi um movimento, que se iniciou no começo do século passado, e que trouxe várias contribuições para o estudo da teoria literária, especialmente as poesias. 
Os teóricos russos defendiam que era necessário se criar uma “metodologia científica” para que se pudesse compreender a produção literária poética. Eles possuíam duas premissas fundamentais sobre como a crítica literária deveria ocorrer. 
Primeiramente, a literatura deveria ser compreendida através das características que diferenciam esta manifestação de outros tipos de ações. E a crítica literária deveria privilegiar os aspectos da produção literária em detrimento de outras questões, como moral, estética ou psicologia que possam estar contidos no texto. 
O sistema de análise produzido pelos russos valorizava a observação da linguagem e suas características. Questões como a estrutura do texto, a métrica dos poemas, a sonoridade, as rimas, eram alguns dos temas que era fonte de estudo e questionamento da crítica literária russa. 
Para além das questões técnicas propostas pelos formalistas estes teóricos também refletiram sobre o conceito de arte. 
Qual era a visão de arte para o Formalismo Russo? 
Os formalistas desejam estudar poética e linguística sob uma perspectiva diferente. Acreditavam que a crítica deveria abster-se de quaisquer outras observações externas ao texto. Principal objetivo era estudar a linguagem poética focando a atenção da análise para o texto seguindo suas próprias características. A obra literária deveria ser analisada sobre a perspectiva das palavras contidas nela, limitando-se a isso. Os formalistas consideravam a autonomia da obra de arte como objeto de investigação. Roman Jakobson definiu conceitos fundamentais ao formalismo russo: o estranhamento e a literalidade. O primeiro diz respeito à relação entre texto e o leitor, na qual a literatura promova a reconstituição da realidade. O segundo conceito, refere-se à especificidade ao texto, o que privilegia o texto e não o autor. Era necessário entender o processo de criação da obra como parte da criação de um produto estético.

Outros materiais