Buscar

Educação Infantil: Conteúdos e Metodologias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Educação Infantil: Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A intimidade e a vida privada da família moderna propõem novas relações familiares, acompanhadas por mudanças de valores, especialmente em relação à educação das crianças. A criança assume um lugar central na família [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p.50.
Considerando o fragmento de texto anterior e os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a responsabilidade da educação de crianças pequenas, assinale a resposta correta:
A. A responsabilidade da educação das crianças pequenas é da creche e da pré-escola.
B. A responsabilidade da educação das crianças é somente da família.
C. A responsabilidade da educação das crianças é somente do Estado.
D. A responsabilidade da educação de crianças pequenas é da família e do Estado.
E. A responsabilidade da educação de crianças pequenas é da comunidade.
Questão 2/5 - Educação Infantil: Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia a passagem de texto a seguir:
“No contexto das relações que se estabelecem na instituição de Educação Infantil, a presença e uso da linguagem asseguram a comunicação, a troca de experiências, a construção de uma história coletiva, a criação de novos sentidos sobre o mundo e sobre as coisas e a constituição da subjetividade de cada um”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Vários autores. Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto. Curitiba: Imprensa/UFPR; Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Geral de Educação Infantil -MEC/SEB/COEDI. 2015.p.89.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, sobre o foco do trabalho com a linguagem oral na pré-escola, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
O foco do trabalho com a linguagem oral na pré-escola deve ser da organização de pensamento.
 B. O foco do trabalho com a linguagem oral na pré-escola deve ser de ensinar a falar.
 C. O foco do trabalho com a linguagem oral na pré-escola deve ser de aprimorar aspectos da fala.
 D. O foco do trabalho com a linguagem oral na pré-escola deve ser de aprimorar o intelectual.
 E. O foco do trabalho com a linguagem oral na pré-escola deve ser de aprimorar a oralidade e a escrita.
Questão 3/5 - Educação Infantil: Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia a seguinte passagem de texto:
“Para falar de espaços e tempos na Educação Infantil é necessário recorrer ao histórico da Educação Infantil, que ora foi de responsabilidade da saúde (princípios higienistas), ora do bem-estar social (assistencialismo e caridade) e ora da educação (cuidar e educar). E, diante disso, muito variou também a forma como eram concebidas as finalidades das propostas pedagógicas”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARCIA, Rosana Aniela. O lugar do cuidado na ação pedagógica com os bebês. In: COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Giseli e WIGGERS, Verena (Orgs.). Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.p.204.
Tomando como referência o conteúdo do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, analise as afirmativas a seguir, sobre as finalidades da educação infantil, segundo Bassedas, Huguet e Solé. Na sequência, relacione corretamente as finalidades às suas respectivas características:
1. A primeira finalidade é potencializar e favorecer o desenvolvimento máximo de todas as capacidades, respeitando a diversidade e as possibilidades dos diferentes alunos.
2. A segunda finalidade é compensar as desigualdades sociais e culturais.
3. A terceira finalidade é preparar o aluno para um bom acompanhamento da escolaridade obrigatória.
( ) É na educação infantil que a criança precisa desenvolver uma identidade própria e conseguir atingir os objetivos de suas necessidades para seguir as demais etapas da escolarização.
( ) O objetivo dessa finalidade é situar a criança em sua singularidade ante a diversidade cultural, social e econômica em que está inserida.
( ) Para o cumprimento dessa finalidade, as creches e pré-escolas são um excelente espaço para contextualizar o desenvolvimento das potencialidades das crianças, pois é nesses lugares que os pequenos tem experiências que lhes apontam sucessos e fracassos.
Agora, marque a alternativa que contém a a sequência correta:
A . 3 - 2 - 1
B . 1 - 2 - 3
C. 3 - 1 - 2
D. 2 - 1 - 3
E. 2 - 3 – 1
Questão 4/5 - Educação Infantil: Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia a seguinte citação:
 Nos primeiros momentos de vida somos inseridos em uma determinada sociedade, com diferentes valores éticos e morais, rica em diversidade cultural e étnica, isso nos torna seres sociais. É nesse processo de socialização, no qual permaneceremos por toda a vida, que irá se das a construção de nossa identidade que envolve a subjetividade de cada um, a singularidade, um jeito único de formação de ser. Esse processo acontece de modo gradativo, dentro da sociedade em que estamos inseridos.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o artigo integralmente, ele está disponível em: A identidade e autonomia em construção na educação infantil
 https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/18683/2/Myriam%20Sela%20Jayme%20Avila.pdf
De acordo com a citação e com os materiais disponibilizados na rota de aprendizagem da disciplina EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEÚDOS, TENDÊNCIAS E METODOLOGIAS, NA Aula 2, no Vídeo 3, do Tema 2: Os Processos de Construção da Identidade e da Autonomia na Infância, uma das funções do trabalho na Educação Infantil é o desenvolvimento da identidade da criança. Observe as características abaixo e relacione com as atividades propostas.
 Características físicas
 Modos de agir, pensar e sentir
 História pessoal
( ) Nome das crianças escrito de diversas formas
( ) Atividades no espelho de observação das diferenças
( ) Fotos da família
( ) Jogos para que as crianças resolvam criando suas regras
( ) Como me sinto quando... (Cartas que representem brigas, carinho, brincadeira...). Cada criança, em sua vez, vê a carta termina a frase inicial.
Agora selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	2 – 1 – 3 – 2 - 1
	B	3 – 3 - 2 – 1 - 1
	C	3 – 2 – 3 – 1 - 2
	D	2 – 1 – 1 – 3 - 2
	E	3 – 1 – 3 – 2 – 2
Questão 5/5 - Educação Infantil: Conteúdos, Tendências e Metodologias
Atente para a seguinte citação:
“[...] outras formas de linguagens como o desenho, a modelagem e a matemática estão presentes no mundo como significação, expressão, comunicação e produção, mas nem todas as crianças têm acesso a elas”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf>. Acesso em 10 out.2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale aquela que explica, corretamente, a forma como deve ser conduzida a ação pedagógica, em relação à aprendizagem da matemática na educação infantil:
 A aprendizagem da matemática deve acontecer a partir da repetição.
 B -A aprendizagem da matemática deve acontecer a partir da memorização.
C- A aprendizagem da matemática deve acontecer a partir do objeto concreto para o abstrato.
 D -A aprendizagem da matemática deve acontecer a partir da concentração.
E -A aprendizagem da matemática deve acontecer a partir da associação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais