Buscar

avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	Na elaboração de uma política de indexação, que são as concepções acerca do conceito e percepções em torno de sua elaboração, há que se atentar ao detalhamento de pelo menos dez elementos. Sobre esses elementos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Cobertura de assuntos, seleção e aquisição de documentos-fonte, nível de exaustividade, nível de especificidade,  qualquer linguagem, capacidade de revocação e precisão do sistema, estratégia de busca, tempo de resposta do sistema, forma de saída e avaliação do sistema.
	 b)
	Cobertura de assuntos, seleção de dados e bits da catalogação e documentos-fonte, nível de exaustividade, nível de especificidade, escolha da linguagem, capacidade de revocação e precisão do sistema, estratégia de busca, tempo de resposta do sistema, forma de saída e avaliação do sistema.
	 c)
	Cobertura de assuntos, seleção e aquisição de documentos-fonte, nível de exaustividade, nível de especificidade,  escolha da linguagem, capacidade de revocação e precisão do sistema, estratégia de busca, tempo de resposta do sistema, forma de saída e avaliação do sistema.
	 d)
	Cobertura de assuntos, seleção e aquisição de documentos-fonte, nível de superficialidade, nível de especificidade,  escolha da linguagem, capacidade de revocação e precisão do sistema, estratégia de busca, tempo de resposta do sistema, forma de saída e avaliação do sistema.
	2.
	É importante conhecer os objetivos e as atividades da organização para a determinação do tipo de serviço a ser implantado e, especialmente, para identificar a área de interesse em que ela atua. Isso permitirá o estabelecimento de uma política de seleção adequada. "O tipo de organização determinará que sistema de indexação usar, bem como os níveis de exaustividade e especificidade exigidos" (CARNEIRO, 1985, p. 223). A respeito da identificação da clientela, a principal finalidade de um sistema de informação é fornecer aos usuários a informação exigida. Para isso, um estudo de usuário é fundamental. Sobre o estudo de usuário, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: CARNEIRO, M. V. Diretrizes para uma política de indexação. Revista da escola de biblioteconomia de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 214-41, set. 1985.
	 a)
	Conhecimento das exigências dos usuários quanto à forma de apresentação dos resultados da busca.
	 b)
	Conhecimento do alcance exigido pelo sistema quanto aos assuntos centrais e periféricos e quanto aos níveis de tratamento exigidos.
	 c)
	O nível de sofisticação desejável no sistema depende da instituição que disponibiliza o banco de dados. Desta forma, a leitura instrumental atende à indexação.
	 d)
	Conhecimento do tipo de resposta exigido do sistema, isto é, se é exigência mais revogação, maior precisão, ou ambas ao mesmo tempo;
	3.
	A indexação é uma atividade de cunho técnico, que deve ser desenvolvida em várias etapas em que decisões importantes devem ser tomadas. Estas decisões são relacionadas especificamente às características do público usuário e à capacidade ofertada a este público de recuperação de informação. Este conjunto de decisões devem estar previstas. Sobre as informações necessárias para estas tomadas de decisão, analise as sentenças a seguir:
I- Contexto administrativo da biblioteca.
II- Rol de atividades desenvolvidas em sistemas de informação.
III- Política de indexação das unidades de informação.
IV- Procedimentos do manual de indexação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	A indexação é uma atividade de cunho técnico, que deve ser desenvolvida em várias etapas em que decisões importantes devem ser tomadas. Estas decisões são relacionadas especificamente às características do público usuário e à capacidade ofertada a este público de recuperação de informação. Este conjunto de decisões devem estar previstas. Como é denominado esse conjunto de decisões?
	 a)
	Procedimentos do manual de indexação.
	 b)
	Rol de atividades desenvolvidas em sistemas de informação.
	 c)
	Contexto administrativo da biblioteca.
	 d)
	Política de indexação das unidades de informação.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	5.
	Muitos foram os trabalhos a respeito das políticas de indexação desenvolvidos a segunda metade do século XX. Na capacidade da consulta, a indexação deve apresentar boa recuperação de informação, revelando a estrutura temática que organiza o sistema, na garantia literária, a indexação deve representar o conteúdo do documento e na formação do indexador, o bibliotecário que se dedica à indexação deve ter aperfeiçoamentos constantes em sua área prática, mas também nas áreas dos assuntos dos documentos que indexa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o principal aspecto para o desenvolvimento de uma boa política de indexação:
	 a)
	O bibliotecário que se dedica à indexação.
	 b)
	Ao contexto sociocognitivo do indexador.
	 c)
	A capacidade cognitiva dos usuários.
	 d)
	A qualidade dos documentos adquiridos.
	6.
	A formalização das perguntas dos usuários é feita em linguagem do próprio sistema. É por esta razão que as LDs podem ser concebidas como instrumentos de comunicação documentária (CINTRA et al., 2002, p. 35). Uma LD deve ser construída com base na existência de três elementos. Sobre esses três elementos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CINTRA, Ana Maria et al. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Polis, 2002.
	 a)
	Léxico, vocábulos e rede paradigmática.
	 b)
	Léxico, vocábulos e tesauros.
	 c)
	Processo analítico, léxico e rede paradigmática.
	 d)
	Léxico, rede pragmática e rede sintagmática.
	7.
	Nos sistemas de classificação bibliográfica, os relacionamentos não hierárquicos, quando ocorrem, são erroneamente "encaixados" nas hierarquias. É só nos tesauros que estas relações são explicitamente identificadas, através do código TR (Termo Relacionado). Adicionalmente, as LDs apresentam relações de equivalência. Este gênero de relacionamento entre os termos é utilizado para permitir a entrada no sistema operando em níveis. Sobre o nível apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Do indexador ou consulente.
	 b)
	Da sinonímia e da polissemia.
	 c)
	Da analise e relacionamento.
	 d)
	De reagrupamento ou descritores.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	8.
	Ao desenvolver a política de indexação, é necessário identificar a clientela. A principal finalidade de um sistema de informação é fornecer aos usuários a informação de forma e momento exigidos, por isso a identificação deste usuário é essencial. Um estudo de usuário, neste caso, é fundamental para obter dados referentes aos usuários da unidade de informação. Sobre os dados extraídos do estudo de usuário, analise as seguintes afirmativas:
I- O conhecimento do alcance exigido pelo sistema quanto aos assuntos centrais e periféricos e quanto aos níveis de tratamento exigidos.
II- O núcleo de um vocabulário não refletirá os interesses do trabalho e necessidades de informação da clientela do sistema.
III- O conhecimento do tipo de resposta exigido do sistema, isto é, se é exigência mais revocação, maior precisão, ou ambas ao mesmo tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	9.
	A biblioteconomia tem, entre muitas responsabilidades, a função de formar profissionais que desenvolvam competências e habilidade de organizar a informação, o que significa analisar, reconhecer, selecionar, descrever e representar itens dos acervos de unidade de informação para que eles, os itens, possam ser armazenados fisicamente de maneira sistematizada e, especialmente, para que sejam encontrados rapidamente pelo bibliotecário e pelo usuário. Sobre a que o usuário deve ter acessoantes de acessar os conteúdos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Informações técnicas que representam suas características descritivas e temáticas.
(    ) Consultar um catálogo (ou índice) em uma biblioteca.
(    ) Acesso a informações técnicas.
(    ) Conhecer a política de indexação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	10.
	No âmbito da representação temática, que visa à representação não mais das características físicas, mas das características de conteúdo dos acervos, essas normas também existem e estão dispostas nos códigos de classificação bibliográfica, como é o caso dos dois sistemas mais utilizados no mundo. Sobre estes dois sistemas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Decimal de Universal (CDD) e Classificação Decimal Dewey (CDU).
	 b)
	Classificação Decimal de Dewey (CDD) e Classificação Decimal Universal (CDU).
	 c)
	Classificação Decimal de Dewey (CDD) e Anglo-American Cataloguin Rules, segunda edição (AACR2).
	 d)
	Classificação Decimal Universal (CDU) e LD ( Linguagem Documental).

Outros materiais