Buscar

INTERAÇÃO DA LUZ COM OS SÓLIDOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTERAÇÃO DA LUZ COM OS SÓLIDOS
Antes de buscar entender as interações de luz com sólidos, é preciso entender que a luz, sob certas circunstâncias, pode ser descrita como campos, tanto os campos elétricos, como os campos magnéticos. Assim, portanto, podemos entender a luz, ou a emissão dela, como ondas eletromagnéticas. 
Assim como toda onda eletromagnética, possuem características de interações com a matéria. Pense na disposição de um material ferromagnético interagindo com um imã, a presença dos campos se interage e mantenha características definidas e mudanças das condições iniciais. Com a luz também ocorre da mesma forma, quando da incidência de uma luz, ou onda eletromagnética luminosa, sobre a matéria, as cargas elétricas desta sentem as ações dos campos e modificam as propriedades da luz emitida.
Considere um feixe de luz laser, que incide sobre a matéria, conforme a imagem a seguir:
Figura 1. Exemplo de feixe de luz incidindo sobre a matéria [Brasil Escola, 2020].
A figura acima demonstra a interação da onda eletromagnética do Laser, onde a intensidade I, é ligeiramente maior que a intensidade Io, sendo esta a intensidade de luz após passagem pela matéria. Isto indica que na “amostra” houve absorção de energia da luz emitida, que se denomina de Transmitância. A transmitância é a razão entre a quantidade de luz que atravessa o meio com a quantidade de luz emitida (t = Io/I).
Importante destacar que a transmitância ou a interação de luz não ocorre da mesma forma em toda interação luz/matéria, isso porque, a natureza dispõe de diversos tipos de matéria e cada um deles possuem características em relação a luz, portanto é necessário classificar os tipos de matéria/sólidos pela sua capacidade de transmissão de luz.
A classificação se determina em três tipos de sólidos, são eles, “Transparentes, Translúcidos e Opacos”. Respectivamente, os sólidos Transparentes são aqueles no qual a transmissão de luz ocorre com pouca absorção e reflexão, ou seja, o coeficiente de transmitância é pequeno. Os sólidos Translúcidos são aqueles no qual a transmissão de luz ocorre, entretanto, de maneira dispersa no interior do material, podendo ou não, absorve bastante luz ou ocorrer bastante reflexão de luz. E por último, os sólidos Opacos, onde são aqueles no qual não há transmissão de luz (luz visível) pela matéria, toda luz é absorvida ou toda luz é refletida.
Figura 2. Classificação dos sólidos [UNICAMP, 2011]

Continue navegando