TCC-Comunicação Profissinal e o 1° emprego
35 pág.

TCC-Comunicação Profissinal e o 1° emprego


DisciplinaAdministração145.123 materiais1.047.100 seguidores
Pré-visualização5 páginas
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SUZANO
Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Administração
COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL
A inserção do jovem no mercado de trabalho através da comunicação.
Suzano
2019
Ely Kalebe da Silva Andrade
Glendha Soares Moura
COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL
A inserção do jovem no mercado de trabalho através da comunicação.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Ensino Médio Integrado ao curso de Técnico em Administração, da ETEC de Suzano \u2013 Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS/SP, como pré-requisito para aprovação na disciplina de Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso na Área de Administração, sob orientação do (a) professor (a) Marcio Callejon Maldonado. 
Suzano
2019
Ely Kalebe da Silva Andrade
Glendha Soares Moura
COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL
A inserção do jovem no mercado de trabalho através da comunicação.
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado em 28 de novembro de 2019 como requisito parcial para a obtenção do Grau de Técnico no Curso de Administração do Centro Paula Souza pela comissão formada pelos professores:
___________________________________________
Prof. Orientador \u2013 Sônia Aparecida dos Santos Vieira
___________________________________________
Prof. Orientador \u2013 Marcio Callejon Maldonado
___________________________________________
Prof. Coordenador do Curso \u2013 Daniel Pinto Ferreira
Suzano
2019
DEDICATÓRIA 
Dedicamos esse trabalho aos jovens alunos que estão na árdua luta para ingressar no mercado de trabalho, para nossos professores, nossa escola e nossa família.
AGRADECIMENTOS
Nosso primeiro agradecimento vai para Deus que nos abençoou durante toda essa jornada. Agradecemos aos nossos colegas que colaboraram na resposta dos formulários, mas também nos incentivando a continuar e nos distrair e caminharam junto conosco nessa grande e árdua jornada.
Em especial agradecemos a Samyla Ferreira que se dispôs a corrigir nosso trabalho ortograficamente e gramaticalmente além de também corrigir na formatação das normas ABNT, se preocupou com cada detalhe mínimo que poderia estar errado.
Agradecemos as tias Elaine e Marisa que nos forneceram comida e imprimiram cada parte do nosso trabalho para entrega. Aos nossos orientadores e professores por nos orientarem de forma tão incrível e nos apoiaram em todas as dúvidas durante todo esse tempo.
Agradecemos também ao cantor Jão, e ao grupo The Neighbourhood pelas músicas que auxiliaram diversas vezes o grupo.
Por último, mas não menos importante agradecemos aos nossos familiares que estiveram conosco por toda nossa vida e colaboraram para a construção do nosso ser.
EPÍGRAFE 
\u201cA boa comunicação é tão estimulante quanto o café puro, e tira o sono da mesma forma\u201d
- Anne Morrow Lindbergh
RESUMO
O presente trabalho foi idealizado com o intuito de esclarecer os motivos pelos quais os jovens não conseguem se inserir no mercado de trabalho. Como também, busca alternativas viáveis para auxiliar jovens com estes problemas através da comunicação, pois a comunicação é ferramenta essencial para a vida profissional e está presente na sociedade. Foi pesquisado e analisado dados a respeito da atual condição do jovem e seu respectivo mercado e, como a figura do jovem se posiciona diante do mesmo. Ao longo da pesquisa, houve confrontamento de informações quanto as maneiras e práticas comunicativas proporcionadoras de chances no mercado e, por este motivo, ela foi finalizada com técnicas de melhoria pessoal e profissional, podendo ser utilizadas dentro e fora da empresa. Assim sendo, uma melhoria do jovem enquanto cidadão.
Palavras-Chave: Comunicação; Jovens; Mercado de trabalho.
ABSTRACT
The present work was conceived with the purpose of clarifying the reasons why young people are not able to enter the labor market. It also seeks viable alternatives to help young people with these problems through communication, because communication is an essential tool for professional life and is present in society. It was researched and analyzed data regarding the current condition of young people and their respective market and how the figure of young people stands before it. Throughout the research, there was a confrontation of information about the ways and communicative practices that provide chances in the market and, for this reason, it was finalized with techniques of personal and professional improvement, which can be used inside and outside the company. Thus, an improvement of the young as a citizen.
Keywords: Communication; Young; Labor market.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	11
1.1 Delimitação do tema	11
1.2 Questão orientadora	12
1.3 Justificativa	12
1.3.1 Pessoal	12
1.3.2 Científica	12
1.3.3 Social	13
1.4 Objetivo	13
1.4.1 Geral	13
1.4.2 Específico	13
1.5 Hipótese	13
1.6 Metodologia	14
2. COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL	14
2.1 Breve Histórico	15
2.2 Comunicação dentro do ambiente corporativo	15
3.APLICABILIDADE DAS TÉCNICAS DE PNL PARA A INSERÇÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO	16
3.1 Breve Histórico	16
3.1.1 Definição	16
3.2 A PNL Dentro Do Ambiente Corporativo	17
4. A INTEGRAÇÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO ATUAL OTIMIZADO POR MEIO DE TÉCNICAS DA COMUNICAÇÃO	17
4.1 Breve Histórico	17
4.1.1 Mercado de trabalho	18
4.1.2 Mercado de trabalho atual	18
5. O JOVEM DO SÉCULO XXI	19
5.1 Breve Histórico	19
5.1.1 Grupos Sociais	19
5.1.2 O Jovem em relação ao Mercado de Trabalho	20
6. TÉCNICAS PRÁTICAS PARA MELHORIA DA COMUNICAÇÃO	20
6.1 Contextualização	20
6.2 Problemática	20
6.3 Primeiras técnicas: Preparação antes da Apresentação.	23
6.4 A entrevista ou apresentação	24
CONSIDERAÇÕES FINAIS	25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	26
APÊNDICE	29
1. INTRODUÇÃO 
A comunicação é umas das ferramentas mais importantes em todos os âmbitos da vida de qualquer indivíduo. Com esta ferramenta, podemos expressar o que sentimos e o que queremos por meio da fala, da gesticulação, de textos, roupas e até mesmo imagens. É um processo de interação que pouco é desenvolvido e divulgado, porque não tem princípio e fim bem delimitados, pois os atos comunicativos são parcialmente indetermináveis e, de algum modo, infinitos \u2013 dada sua manifestação e interpretação singular. Mas, ainda assim, como em tudo, é possível encontrar padrões e repetições que transmitem boas impressões e melhoram a recepção da mensagem comunicada FERNANDES (2003).
Se a comunicação é algo indispensável para o ser humano viver, ela pode e deve ser melhorada \u2013 se bem focalizada e objetivada, é claro. Sendo assim, é possível setorizar e treinar a comunicação na vida do jovem com objetivo de alcançar um bem maior, que, em nosso caso, é a oportunidade de adentrar no mercado de trabalho.
O grupo sabe que estas oportunidades, as de trabalho, já são escassas e que a taxa de desemprego no país é crescente, tal como os requisitos das empresas impostos aos candidatos, além da experiência. 
Tendo em vista que o jovem não tem muita experiência, ou nenhuma, e que não terá muitos dos requisitos, pensamos em melhorar, primeiramente, em fatores óbvios como a comunicação, postura, controle de emoções, coisas simples, mas que ajudam o jovem a passar uma imagem qualificada de um profissional interessado em melhorar cada vez mais dentro da empresa.
1.1 Delimitação do tema 
A delimitação do tema foi decidida por ser um fator decisivo na vida do jovem que procura seu primeiro emprego. Esse assunto vem sendo debatido dentro de nossa sala de aula desde o começo das aulas, pois muitos encontram dificuldade para se expressar através da fala, não sabem se portar de forma correta durante uma entrevista e faltam-lhes confiança e firmeza na comunicação. Todos esses fatores acabam por prejudicar a contratação de jovens nas empresas. 
1.2 Questão orientadora 
Para auxiliar esses jovens, esta pesquisa vai abordar assuntos sobre como eles podem potencializar as chances de se inserir no mercado de trabalho através de uma comunicação clara, objetivada, gesticulações