A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Atenção Integral à Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas

Pré-visualização | Página 1 de 3

Atenção Integral à Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas
Habilidade/Objetivo: Compreender a importância da classificação de áreas urbanas ou rurais para o setor saúde.
Você foi um médico designado para uma equipe que atende a uma população que vive as margens do Rio Negro, com casas entremeadas por extensa vegetação, distância de alguns quilômetros entre elas, com um centro bem estabelecido com ruas de terra e comércio local, classificado pela prefeitura como região urbana. O acesso se dá através de uma Unidade Básica de Saúde Fluvial (barco) que chega a estas populações por estar sediado em Manaus, a 27 km, ou 29 minutos de barco partindo da sede até a casa mais distante. Ao atender essas pessoas, percebe que elas têm problemas de saúde relacionados ao contato extremo com a mata ou com as águas, tais como lesões por anzol, mordedura de animais silvestres, picaduras de insetos, acidentes com piranhas e arraias, e algumas verminoses. Sobre esta questão, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Independente das características político-geográficas, deve-se considerar essa população como urbana no planejamento de ações.
b. Independente das características político-geográficas, deve-se classificar oficialmente as pessoas dessa população como rurais.
c. A definição da ação em saúde depende diretamente da definição geográfica, devendo-se organizar ações de saúde de acordo com a lei municipal.
d. A diferença entre a classificação político-geográfica e as condições de saúde não é relevante na atenção à saúde dessas pessoas.
e. Aplicam-se as pessoas que vivem ali o conceito de ruralidade, que será mais importante que a classificação político-geográfica. 
CORRETA -  A definição ou classificação político-geográfica de uma região se dá por critérios específicos municipais, ou mesmo mediante orientações de geógrafos, etnógrafos, economistas. Para o setor saúde, importam as doenças que as pessoas têm, o que confere a elas a característica da ruralidade, independente da classificação político-geográfica. A classificação rígida desta comunidade como urbana ou rural não auxiliará no planejamento de ações adequadas para as pessoas.
REFERÊNCIA: Ando, Nilson Massakazu et al. DECLARAÇÃO DE BRASÍLIA "O Conceito de rural e o cuidado à saúde". Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, [S.l.], v. 6, n. 19, p. 142-144, ago. 2011. ISSN 2179-7994. doi:http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc6(19)390.
Lima, Monica Correia. Saúde rural : a organização, práticas assistenciais e participação popular na saúde das comunidades rurais, remanescentes de quilombos e comunidades caiçaras do Vale do Ribeira-SP. Tese(doutorado)--Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2016. Programa de Medicina Preventiva.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Aplicam-se as pessoas que vivem ali o conceito de ruralidade, que será mais importante que a classificação político-geográfica..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Compreender que a equipe de saúde da família em territórios rurais precisam ampliar a competências para realizar o cuidado dessas populações.
 
Entendendo as demandas das pessoas que vivem em comunidades rurais como algo compreendido pela  “Ruralidade”, espera-se que a formação dos profissionais das equipes de saúde rurais, em relação as urbanas, demandem:
Escolha uma:
a. Possuir as mesmas competências dos trabalhadores em saúde de áreas urbanas, saber trabalhar em equipe e tempo mais prolongado no manejo de problemas.
b. Ampliação das competências dos trabalhadores em saúde,capacidade de trabalhar em equipe e tempo mais rápido no manejo de problemas.
c. Ampliação das competências dos trabalhadores em saúde, saber trabalhar em equipe e tempo mais prolongado de manejo de problemas.
d. Possuir as mesmas competências dos trabalhadores em saúde de áreas urbanas, capacidade de trabalhar em equipe e tempo mais rápido no manejo de problemas.
e. Ampliação das competências dos trabalhadores em saúde, não sendo importante o trabalho em equipe e tempo mais prolongado no manejo de problemas. 
INCORRETA -  A medicina rural traz a necessidade de ser mais resolutiva e armada em procedimentos do que a medicina urbana, uma vez que as disponibilidades para referências são mais escassas.  Ela exige um forte componente de trabalho em equipe, multiprofissional e interdisciplinar. Demanda tempo e ritmo diferenciados de manejo de problemas de saúde, seja por questões de acesso da pessoa ao serviço, seja pela menor retaguarda, seja pela possibilidade de exercer a espera programada, ou observação atenta.
REFERÊNCIA:  Lima, Monica Correia. Saúde rural : a organização, práticas assistenciais e participação popular na saúde das comunidades rurais, remanescentes de quilombos e comunidades caiçaras do Vale do Ribeira-SP. Tese(doutorado)--Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2016. Programa de Medicina Preventiva.
Ando, Nilson Massakazu et al. DECLARAÇÃO DE BRASÍLIA "O Conceito de rural e o cuidado à saúde". Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, [S.l.], v. 6, n. 19, p. 142-144, ago. 2011. ISSN 2179-7994. Disponível em: <https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/390>. Acesso em: 30 out. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc6(19)390
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Ampliação das competências dos trabalhadores em saúde, saber trabalhar em equipe e tempo mais prolongado de manejo de problemas..
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Organizar o trabalho da equipe de saúde da família segundo as particularidades das pessoas que habitam no campo, floresta e águas (PCFA).
Rural Proofing é um conceito da medicina rural muito relevante para atender pessoas de comunidades rurais. Sob a perspectiva de “pensar o rural”,  assinale a ação que é considerada necessária para desenvolver o trabalho em saúde nesses territórios.
Escolha uma:
a. desenvolver empiricamente soluções rurais que são postas em prática.
b. estabelecer estratégias de aquisição de tecnologias médicas complexas.
c. centrar na pessoa sob a ótica do conhecimento contextualizado rural. 
CORRETA -  Rural Proofing, ou seja, “pensar o rural”, tem como foco o uso de evidências voltadas para as comunidades rurais, já testadas e comprovadas, focando-se em desenvolver soluções rurais que são postas em prática. Parte-se da lógica de monitoramento de ações, reavaliando continuamente e agindo em resposta a um ambiente em mudança. O pensar o rural deve ser centrado na pessoa e demanda o real conhecimento contextualizado do que é o meio rural sob atenção.
REFERÊNCIA:  Targa LV, Wynn-Jones J, Howe A, Anderson MIP, Lopes JMC, Lermen Jr N, et al. Declaração de Gramado pela Saúde Rural nos países em desenvolvimento. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2014;9(32):292-294.Disponível em http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc9(32)982.
d. estabelecer padrões de resposta a um ambiente de poucas mudanças.
e. planejar e seguir metodicamente as ações planejadas para o meio rural.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: centrar na pessoa sob a ótica do conhecimento contextualizado rural..
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Conhecer as características e finalidades da Puericultura.
A puericultura é uma importante ferramenta para a redução da mortalidade infantil nas crianças residentes nos campos, florestas e nas águas. Considerando as características da Puericultura, julgue as afirmações que se seguem:
I. Possui como objetivo acompanhar de forma criteriosa o crescimento e o desenvolvimento da criança, através de medidas de cuidados preventivos, baseados no princípio da integralidade e buscando compreender as necessidades individuais.
II. Tem a finalidade de garantir o crescimento e o desenvolvimento adequados nos aspectos físico, emocional e social da criança ao nascer até aos dez anos de idade.
III. São momentos agendados de encontro entre profissional,