Buscar

Resumo Terapia do Esquema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO TERAOIA DO ESQUEMA
A terapia do esquema é uma proposta de terapia desenvolvido por Jeffrey Young, apoiando os conceitos e tratamentos cognitivo-comportamental tradicional. Sua proposta é o aperfeiçoamento da terapia, a psicodinâmica, conceito da Teoria do apego, além claro, da teoria tradicional proposta por Aaron Back e seguidores.
O termo esquema, é uma estrutura, uma formação ou conformação. Na Psicologia Cognitiva esquema é qualquer princípio organizativo que um indivíduo use para entender a própria experiência de vida.
O enfoque da terapia do esquema mescla elementos das escalas cognitivo comportamentais, da teoria do apego, gestalt, construtivista e psicanalítica de modo conceitual e de tratamento rico e unificador. 
A terapia do esquema tem o foco no desenvolvimento e na manutenção dos esquemas, especialmente na primeira infância. Em algumas das características presentes, temos: tratamento de transtornos do Eixo 1 e 2. Pode ser de breve, médio ou longo prazo, enfatiza a investigação das origens psicológicas infantis e adolescentes.
Dentro da terapia do esquema temos 18 esquemas iniciais desadaptativos descritas por Young (2003) e se agrupam em 5 categorias chamadas de domínios de esquemas, eles são: desconexão e rejeição, autonomia e desempenho prejudicados, limites prejudicados, orientação para o outro, supervigilância e inibição. 
Se encontram também o modo e tratamento na TE. O modo é uma recente inovação da TE, o modo esquemático é um conjunto de esquemas e suas operações de enfrentamento. Compõe os modos fragmentos dissociados de memória da infância, que são considerados estados mentais ou diferentes partes da mesma pessoa. O terapeuta pode escolher entre focar nos esquemas, ou somente nos modos. Com queixas menos extensas, é explicadas por até 3 EIDs.
No tratamento temos a Avaliação, onde se identifica esquemas centrais, educar o paciente sobre o esquema, identificar estratégias de enfrentamento, dentre outros. Temos também as Técnicas Cognitivas incluindo teste de validade do esquema, análise de evidências, diário de esquema, acessar a criança vulnerável por meio de imagens mentais. E as Técnicas Comportamentais que se encaixa o role-play, treinamento de habilidades sociais, experimentos Comportamentais, etc.
Independente que o foco seja nos esquemas ou nos modos, os objetivos da Terapia do Esquema permanecem os mesmos. Ou seja, proporcionar o autoconhecimento e diminuir as interferências causadas por reações emocionais desadaptativas. Entrando também como objetivo, estabelecer e reforçar modos de enfrentamento e os aspectos adultos sadios.
Vanessa Barrêto (201512484482)

Continue navegando