Buscar

Musicalidade na Educação Infnatil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
	
1. INTRODUÇÃO
A música, assim como as demais artes, segue a história do desenvolvimento da humanidade. Mesmo antes do descobrimento do fogo, o ser humano já se comunicava por meio de sinais e sons rítmicos. 
Com a finalidade de reconhecer a música como uma ferramenta que contribui no desenvolvimento da linguagem, visto que a mesma influi em diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento motor e cognitivo da criança, foi tratado o tema música, considerando-o importante no cotidiano das crianças da educação infantil.
Esse tema é essencial para a formação da criança, pois a música está presente em quase tudo na vida, e o seu conhecimento desde cedo de forma certa, irá ajudar na formação de seres humanos sensíveis, criativos e reflexivos. Além disso, como elemento lúdico, a música pode ser usada para praticar as habilidades da língua e os componentes do sistema linguístico, do mesmo modo que proporciona interação, motivação e produz uma ambiente de aprendizagem mais agradável e alegre.
Desta forma, o problema levantado foi entender a contribuição da música para a formação da criança na educação infantil, ou seja, como ela pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas na educação infantil.
A música é uma linguagem tão rica em todos os aspectos. A presença dela é incontestável. Na Educação Infantil ela tem a capacidade de possibilitar descobertas, novas experiências na aprendizagem, facilitando o processo de educação. Na sala de aula a música promove a interação uns com os outros, permite que os alunos construam a sua autonomia e criatividade.
Para Borges (2003, p.115) “música é arte [...] seu papel na Educação Infantil é o de proporcionar um momento de prazer ao ouvir, cantar, tocar e inventar sons e ritmos. Por este caminho, envolve o sujeito como um todo […]”. Através da musicalização várias potencialidades da criança são desenvolvidas, ela promove a experiência estética e possibilita que a criança aguçe a sua percepção da cultura na qual está inserida. Além disso, a música promove um mundo de experiências muito enriquecedoras, fazendo com que a criança se desenvolva em diversas áreas. 
No âmbito escolar, a música ensina a criança a ouvir e a escutar de maneira ágil. Ela pode ser uma atividade divertida e que auxilia na construção da mente, promove o equilíbrio, proporciona um estado prazeroso e facilita a concentração. 
Desta forma, essa pesquisa é qualitativa que adota a revisão bibliográfica de autores e suas obras. Optou-se por ir a campo em busca de informações a respeito de práticas adotadas por professores que envolvam a música como instrumento e averiguar se os professores utilizam a música como instrumento de apoio no processo de ensino aprendizagem e qual a sua importância como recurso didático-pedagógico na Educação Infantil. Foi observado o trabalho da professora em sala e o modo como as crianças se desenvolvem nas atividades com a música.
Assim, os objetivos deste trabalho foram compreender a importância da musicalização na educação infantil, analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças, verificar a metodologia usada pelo professor no trabalho musical realizado com as crianças e observar a dificuldade encontrada na realização de atividades aplicadas pelo professor em sala de aula.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao longo dos anos, inúmeros psicólogos, pedagogos e pensadores escreveram ou falaram da importância da música para o desenvolvimento humano.
Ela está presente em diversas situações do cotidiano, existem músicas para adormecer, dançar, cantar e também lembrar momentos marcantes. A criança está incessantemente em contato com o processo de musicalização, pois o dia a dia está repleto de sons, como os objetos que batem ou arrastam, sons de panelas e pratos, sons da TV, a música no rádio, sons dos animais, dos carros e tantos outros.
A importância da música no processo educacional infantil está no fato de que esta consegue, de certa forma, trabalhar a personalidade da criança, promover na criança o desenvolvimento de hábitos, atitudes e comportamentos que expressam sentimentos e emoções.
O trabalho com a música deve se organizar de forma que as crianças ampliem a capacidade de ouvir, perceber e diferenciar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; brincar com a música, imitar, construir e reproduzir criações musicais.
O acesso a música é necessário ao processo de educação da criança. Quando essa ação é conduzida por pessoas capacitadas e eficientes, deixa de ser apenas entretenimento, proporcionando uma rica vivencia e instigando o desenvolvimento dos meios mais espontâneos da expressão da primeira infância.
Segundo Bréscia (2003, p. 81) “[...] o aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”. 
.
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia. (BRASIL, 1998, p.45)
De acordo com Gainza (1988) a música é um elemento de fundamental importância, pois movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e o desenvolvimento. A música não substitui o restante da educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. 
Insira as duas citações de periódicos conduzindo o texto de maneira fluída e com a integração das ideias dos outros autores utilizados para compor o seu texto. Não se esqueça de citar e referenciar o material utilizado de forma adequada.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	 Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, que utilizou a observação participante e como técnica o questionário. Teve abordagem qualitativa e finalidade exploratória, a qual procurou investigar como a música é usada no dia-a-dia da vida escolar e sua importância para as crianças perante seu ensino aprendizagem.
Segundo Neves (1996, p.1):
A pesquisa qualitativa costuma ser direcionada, ao longo de seu desenvolvimento; além disso, não busca enumerar ou medir eventos e, geralmente, não emprega instrumental estatístico para análise de dados; seu foco de interesse é amplo e parte de uma perspectiva diferenciada da adotada pelos métodos quantitativos. Dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo. 
A pesquisa bibliográfica buscou conhecer as teorias em trabalhos já publicados e defendidos por diferentes autores, através de busca em livros, periódicos na internet e artigos científicos.
A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de observação do trabalho da professora em sala. Foi realizado também um questionário para analisar como a música é trabalhada e como se dá o desenvolvimento da criança com a mesma. Esse questionário de observação foi respondido pelas acadêmicas que realizaram o estudo. Onde buscou-se investigar se a professora usava a música como instrumento de apoio nas aulas. 
De modo que a pesquisa fosse feita de forma natural para que não houvesse mudança de hábito dos sujeitos da pesquisa, foi escolhida a observação participante. Os dados foram coletados nas observações e conversas informais com a professora durante 2 dias por quatro horas no período matutino, totalizando 8 horas. As observações ocorreram nos dias 07 e 08 de outubro de 2019. 
REFERÊNCIAS
ABNT – AssociaçãoBrasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2016.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, (1998). Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, v. 3.
BORGES, Teresa Maria Machado. A criança em idade pré-escolar: desenvolvimento e educação. 3. ed. Rio de Janeiro, 2003. 
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003. 
GAINZA, Violeta Hemsy. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988. 
NEVES, José Luis. Caderno de Pesquisa em Administração. São Paulo, 1996.

Continue navegando