Buscar

contextualiza ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: UNINASSAU
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO 
PROFESSOR(A): FÁBIO DA SILVA PAIVA
TUTORA: BIANCA INGRID FIGUEREDO DE OLIVEIRA
ALUNA: MARIA DE FÁTIMA GOMES DOS SANTOS NASCIMENTO
 A criminalidade tem uma relação muito forte com a situação econômica, política e social de uma sociedade. Em uma comunidade na qual estas condições estão equilibradas, de fato, os índices de criminalidade são bem baixos.
 Cada caso é um caso, nas comunidades mais desenvolvidas, mesmo assim, podemos perceber algum grau de criminalidade e ondas de crimes, muitas vezes, esporádicas. A questão da delinquência é bem complexa. A violência tem vários níveis e resulta de diversos fatores. Um dos fatores mais comum é a falta de dinheiro para o acesso aos meios essenciais que permitem às pessoas usufruir das condições básicas da vida, que mesmo sendo essenciais nem todos têm acesso. Como retrata a música abaixo as pessoas precisam muito mais que comida, não podem viver excluídos da sociedade.
“A gente não quer só comida A gente quer comida, diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída para qualquer parte (...) A gente não quer só comida A gente que a vida como a vida quer” COMIDA – Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto.
 O tripé Educação, Cultura e Sociedade forma um conjunto bem interrelacionado, que pode ajudar na ressocialização de egressos dos sistemas criminais. A necessidade de entender-se a grande diversidade cultural e educacional destes egressos, é muito grande e relevante. Assim como cada criança é uma criança, cada egresso é único em sua individualidade e condições de detenção. A criação de programas, que deem ênfase ao aspecto de diferenciação destes egressos é uma realidade gritante.
 Noventa por cento dos detentos nem foram socializados, por este motivo sua ressocialização torna-se, muitas vezes, quase impossível. Eles tendem a retornar ao ciclo de crimes e detenções. Neste sentido é necessário que se aplique programas que, primeiro socializem destes para que depois, os mesmos possam retornar à sociedade. 
 A valoração dos aspectos sociais, culturais e educacionais, nos programas é o segredo para todo o sucesso. Como diz o velho ditado: Violência não se cura com violência. 
https://www.todamateria.com.br/desigualdade-social-no-brasil/
https://conceitos.com/problemas-sociais/
https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/1211400211.pdf

Outros materiais