Buscar

ATIVIDADE 3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
UNIDADE 3
	Usuário
	
	Curso
	PRO05101 PROJETO INTEGRADOR: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PTA - 202010.ead-10627.01
	Teste
	ATIVIDADE 3 (A3)
	Iniciado
	
	Enviado
	
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	9 horas, 3 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A análise do uso dos recursos também tem natureza qualitativa. Ela pode ser feita por meio de perguntas como: onde estão localizados? Onde estão concentrados os talentos? Há setores que estão sendo privilegiados ou negligenciados? A forma como os recursos são utilizados reflete a ênfase que a organização coloca em suas diferentes áreas e podem ser analisados pelo desdobramento das ações.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Se a situação financeira da empresa não suportar alocar todos os recursos necessários, haverá a letargia ou paralisação do plano.
	Resposta Correta:
	 
Se a situação financeira da empresa não suportar alocar todos os recursos necessários, haverá a letargia ou paralisação do plano.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! No mapa é possível ver todas as necessidades de recursos, bem como as prioridades. A execução do plano só se inicia se os recursos estiverem disponíveis ou constarem do orçamento já aprovado com as devidas reservas financeiras; caso contrário, sem recursos materiais ou financeiros, o plano fica apenas no papel.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para ser bem-sucedida, não basta a uma empresa ser apenas eficiente e também não basta ser apenas eficaz. Ela deve ser considerada sob o ponto de vista de eficiência e de eficácia simultaneamente. As políticas empresariais tratam de assuntos que focam trazer a organização no ponto de equilíbrio de eficiente e eficaz. Ela é eficiente quando faz tudo certo dentro de normas, regras, leis e diretrizes; e é eficaz quando faz as coisas certas e proporciona resultados. Portanto, não adianta ser eficiente e não gerar resultados.
 
A partir dessa afirmação teórica, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    Eficácia de uma empresa refere-se à capacidade de satisfazer a uma necessidade da sociedade por meio de produtos e serviços; já eficiência é ter o reconhecimento da sociedade em relação a produtos ou serviços.
 
PORQUE
 
II.                 Para a aceitação da sociedade, as políticas empresariais são o guia do comportamento que darão as diretrizes com vistas ao reconhecimento.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Quando estudamos a lógica empresarial, percebemos a razão entre esforço e resultado. E o resultado é a satisfação do público-alvo, e sem essa condição que está ligada à simultaneidade de eficiência e eficácia a própria razão de existir da empresa desaparece.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Uma política é um guia genérico para a ação. Ela delimita a ação, mas não especifica o tempo. É uma definição de propósitos comuns de uma empresa e estabelece linhas de orientação e limites para a ação dos indivíduos responsáveis pela implementação dos planos”.
 
OLIVEIRA, D. P. R. de. Planejamento estratégico : conceito, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas, 2015, p. 240.
 
É importante que as empresas estabeleçam suas políticas para nortear os comportamentos e decisões dos colaboradores. É por meio delas que a organização posiciona sua imagem perante a comunidade e público-alvo.
 
Nesse contexto, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(   ) As políticas empresariais constituem instruções que lidam com problemas recorrentes e para os quais não existe uma solução rotineira.
(   ) Uma política estabelece linhas mestras e limites dentro dos quais as decisões deverão ser tomadas.
(   ) Embora suas afirmações sejam genéricas, seu propósito não é o de obter absoluta uniformidade nas ações, mas de guiar pessoas.
(   ) Políticas não são flexíveis como no mapa estratégico e não permitem intervenções pessoais, caso contrário deixam de ser política.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A função da política é constituir um guia para tomada de decisões em qualquer nível da organização. Faz parte da cultura organizacional e vira prática recorrente, sempre flexível.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O grande diferencial do BSC ( Balanced Scorecard) sobre os demais modelos de controle é a capacidade de monitorar as quatro áreas mais significativas das empresas, ou melhor, sob a ótica de quatro perspectivas. Além disso, o BSC torna possível gerenciar os indicadores do presente, observar os do passado e proporcionar uma visão das tendências, possibilitando aos gestores tomarem melhores decisões. Não há limites de indicadores para uma empresa; quanto mais refinados os controles, maior será a precisão nas tomadas de decisão.
 
A partir dessa informação e de nossos estudos sobre BSC, associe cada perspectiva a seguir com o respectivo exemplo de indicador.
 
I. Financeira
II. Clientes
III. Processos internos
IV. Crescimento / aprendizagem
 
(  ) Distribuição de dividendos
(   ) Refugo (%)
(  ) Taxa de retenção
(  ) Rotatividade (%)
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III, II, IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III, II, IV.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Os indicadores financeiros privilegiam a remuneração do capital dos investidores, não obstante medir tudo o que está ligado à formação dos lucros. Uma preocupação dos processos internos é reduzir os desperdícios na produção (refugos); na área comercial, reter clientes é fundamental, assim como é importante reter talentos para a área de RH.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O BSC funciona como uma metodologia de encadeamento lógico da estratégia organizacional, a qual é desdobrada nos diversos níveis hierárquicos, de modo a facilitar o controle das atividades fundamentais para o desempenho da empresa. O desenvolvimento das medidas de desempenho nas quatro perspectivas auxilia os dirigentes a traduzirem a visão e a estratégia em atividades e objetivos específicos e esclarece a importância de cada um nesse processo.
 
SILVA, R. et al . Administração Geral . São Paulo: Person, 2012.
 
Com base no texto apresentado sobre planejamento estratégico, considere as afirmações a seguir.
 
I.                    Na fase inicial, após todas as informações coletadas e traduzidas, já é possível definir objetivos e metas, os quais não serão mais da empresa, e sim de todos.
II.                 O comprometimento de todos os colaboradores na execução das ações definidas é fundamental para que as expectativas sejam atingidas e até superadas. Portanto, todos indistintamente devem ter alguma meta a cumprir.
III.              Todo planejamento gera resistências, e mesmo com a participação do maior número possível de colaboradores e garantida a transparência no processo, não há condições de diminuir a insegurança.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A participação de todos – ou pelo menos do maior número possível de pessoas no processo de planejamento – gera transparência e maior confiança de todos no futuro que parecia incerto, bem como elimina qualquer possibilidade de insegurança.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontosO mapa estratégico mostra a todos os colaboradores o quanto eles são importantes para o negócio.  Ele é mais que uma representação visual de onde se pretende chegar com o plano, ele é o caminho. Parte de hipóteses que precisam ser confirmadas e obedecem a certas premissas. Se houver erros nas hipóteses, gera um conjunto de indicadores falhos em termos de aferir o desempenho do plano. Nesse caso, os colaboradores irão inocentemente ser conduzidos a subtilizar seus desempenhos ou gerar frustração por perseguir metas não factíveis.
 
A partir dessa afirmação, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    Ao tornar explícitas e corretas as hipóteses de causa e efeito, traduzidas em metas e ações, os mapas podem simular suas estratégias e adaptá-las conforme esse cenário.
 
PORQUE
 
II.                 Essa é a grande vantagem em planejar: prever o futuro. Com base em novas tendências ou hipóteses, o plano deve ser ajustado.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Em se tratando de planejamento, o estado da arte é prever o futuro. Quando se atua sem planejamento, a empresa sofre com as tentativas e erros, desperdiçando recursos ou comprometendo a credibilidade das ideias propostas.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para ordenar e controlar as ações em um processo sistêmico, Deming desenvolveu o método de PDCA, o qual se baseia na interação e repetição do ciclo até se atingirem os resultados esperados. É um ciclo virtuoso que nunca se esgota. Ele foi criado para a empresa atingir a excelência na qualidade. Quando não existe um prazo definido, o PDCA é uma excelente ferramenta, mas para controles de projetos (planejamentos que possuem prazos definidos), Kaplan e Norton fizeram adaptações nesse ciclo em uma nova sequência: formular, comunicar, planejar e avaliar.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) Formular – Inclui alocar recursos e definir os marcos.
(  ) Comunicar – Educar os participantes e vincular recompensas pelos desempenhos satisfatórios.
(  ) Planejar – Nesse ciclo, procura-se clarear a visão e obter um consenso.
(   ) Avaliar – Dar retorno sobre o realizado.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A adaptação feita por Kaplan e Norton da ferramenta de PDCA contempla as tarefas de formular, comunicar, planejar e avaliar. Estas constituem em um importante instrumento na construção do ciclo de planejamento e no suporte da gestão dele, e cada uma implica algumas características que lhes são próprias com vistas a garantir o pleno funcionamento do BSC.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Metas são importantes para impor limites de tempo, e nenhuma ação deve ficar ao prazer do executor, bem como na sua velocidade, já que todas as ações estão amarradas. “É fundamental iniciar pelo estabelecimento de metas de longo prazo. As metas de prazos menores devem ser estabelecidas depois das metas de longo prazo. A lógica de causação é: o longo prazo determina o curto prazo. O curto prazo é uma imposição do que se quer no longo prazo” (COSTA, 2008).
 
COSTA, A. P. P. da. Balanced Scorecard : conceitos e guia de implementação. Rio de Janeiro: Atlas, 2008, p. 41.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As metas existem para impor limites de tempo, mas não importa se serão medidas de curto, médio ou longo prazo.
	Resposta Correta:
	 
As metas existem para impor limites de tempo, mas não importa se serão medidas de curto, médio ou longo prazo.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A função da meta é justamente gerenciar o tempo, e está ligado diretamente ao objetivo do plano, que poderá exigir ou condicionar o seu alcance a prazos longos (geralmente maiores que cinco anos). Gerenciar tempo é diferente de impor prazos.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Mapa estratégico é um infográfico para relação de causa e efeito. Esse é o primeiro passo do projeto após se definirem os objetivos do plano e tem como finalidade mostrar como serão alcançadas as expectativas geradas no planejamento. Chamado de infográfico por ser apresentado em forma de um diagrama gráfico, tem uma grande capacidade de acuidade visual que mostra todos os caminhos a serem percorridos até atingir nos objetivos.
 
Com base no exposto, analise as afirmações a seguir.
 
I.                    O mapa estratégico é composto, além do objetivo central, de medidas, metas e ações que foram decompostas da estratégia adotada.
II.                 Se o mapa for desenvolvido com recursos de informática, é possível fazer simulações de causa e efeito para possíveis correções.
III.              Ao ser produzido, o mapa deve, sempre que possível, adotar a função holística. Assim, é possível ver todas as interações programadas.
IV.              O mapa estratégico indica apenas as ações dos principais gestores, ao passo que outra ferramenta se volta para indicar o que caba a cada funcionário.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! O mapa estratégico foi desenvolvido para que todos os envolvidos no projeto – não apenas os líderes – tenham maior acuidade visual que permita ver com muita facilidade e capacidade de interpretação e, assim, entender como a negligência de um pode isolar uma ação de outro e comprometer o resultado esperado.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O único recurso que não se pode recuperar quando perdido é o tempo. Deixar de controlar um plano ou avaliar seu desempenho somente no final é correr o risco de não ter tempo para qualquer ajuste, e com isso todos os meses de preparação e execução (em média dois a cinco anos) estão perdidos. Uma coisa é fato: o que não é possível medir, não é possível gerenciar, e quando não há gestão sobre o planejamento, o plano deixa de fazer sentido para virar um relatório inerte que serviu apenas para consumir recursos na sua elaboração.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) As mudanças de cenários existem e devem ser uma variável a ser considerada no plano.
(  ) Todo planejamento deve ter um plano de contingência.
(  ) Ações postergadas não prejudicam a relação de causa e efeito.
(   ) Os planos, depois de aprovados para a execução, devem considerar certa dose de flexibilidade.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A única certeza que temos na execução de um plano são as mudanças. Os tempos são longos, e ficamos sujeitos a diversas variáveis. Portanto, os planos devem ser flexíveis e considerar as possibilidades de erros nas suas programações.

Continue navegando