Buscar

atividade 01 com resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade. 
O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que existe uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las. 
Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal). 
Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal. 
A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos.
Resposta
Preconceito linguístico é uma forma de discriminação social que consiste em julgar o indivíduo pela forma como ele se comunica, seja oralmente, seja por escrito. Os humanos podem julgar muito rapidamente alguém com base em sotaques e muitas vezes nem o percebem. Dizemos que o preconceito linguístico é social porque, no país, educação e renda estão interligadas. Nosso país é rico em cultura, e as variantes linguísticas são prova disso. 
O preconceito regional está também fortemente ligado ao preconceito lingüístico, haja vista que o sotaque é um dos principais elementos de identidade cultural de um povo. A região Nordeste e sua população são as que mais sofrem com tais formas de preconceito por diversos fatores: Por ser uma região pobre, com alto índice de analfabetismo e pela fundamental contribuição da mídia para a criação do estereótipo do Nordeste e do nordestino. 
O nordeste é a região que mais sofre discriminação linguística. Isso pode ser visto na mídia, em novelas, quando o nordestino é colocado como inculto, grossas e caçoado por causa de seu sotaque e gírias. Essa exposição de que o sotaque do nordeste é algo engraçado, que causa o preconceito entre pessoas, em sua maior parte do sudeste.
Por exemplo, quando uma criança, vinda do nordeste para algum estado do sudeste, não consegue se enturmar com outras crianças, pois tem medo de se expressar e caçoarem de sua forma de falar. E com isso, acaba por se excluir, muitas vezes se tornando alvo de bullying e consequência disso tendo seu desempenho escolar prejudicado.
Não existe uma forma “certa” ou “errada” dos usos da língua e que o preconceito linguístico, gerado pela ideia de que existe uma única língua correta (baseada na gramática normativa), colabora com a prática da exclusão social.

Continue navegando