Buscar

banner Síndrome do ovário policístico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
 De acordo com o Manual de Orientação em Ginecologia Endócrina da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), “A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio no eixo neuroendócrino reprodutor, associado à alteração morfológica ovariana e produção androgênica elevada”.
 (FEBRASCO, 2010, p.76)
Se caracterizando principalmente por anovulação crônica e hiperandrogenismo, afetando de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva (MOREIRA, et al, 2010).
OBJETIVO
Caracterizar a síndrome do ovário policístico evidenciando sinais e sintomas.
Compreender a Fisiopatologia
Relatar as manifestações clínicas
Descrever o diagnóstico com ênfase no melhor tratamento.
METODOLOGIA	
O presente estudo baseou em uma revisão de literatura nas bases de dados Scielo, BVS, Scholar e Pub Med. Foram utilizados para busca os seguintes descritores: saúde da mulher, síndrome dos ovários policísticos, infertilidade, anovulação crônica, diagnóstico, tratamento. Utilizou-se artigos referentes aos anos de 2000 a 2017, além do Manual de Orientação em Ginecologia Endócrino da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) do ano de 2010, com o intuito de aprofundar e complementar as informações que foram mais relevantes da Síndrome dos Ovários policísticos. 
DESENVOLVIMENTO
 A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma endocrinopatia ginecológica com maior frequência em mulheres na fase reprodutiva sem predileção por etnias, caracterizada por mecanismos fisiopatológicos ligados a alterações no ciclo ovariano, seus sinais clínicos apresentam o crescimento do volume do tecido ovariano e a presença de cistos. (MARCONDES et. al., 2013).
 A fisiopatologia da SOP continua sendo estudada, e as atenções estão voltadas para defeitos primários do eixo hipotálamo-hipófise- ovariano, para a função ovariana e para a secreção e a ação da insulina. A resistência insulínica (RI) associada a hiperinsulinemia compensatória pode ser a chave da fisiopatologia da SOP. A obesidade, causada pelo acúmulo de gordura abdominal visceral e subcutânea, é o padrão mais frequente nessas pacientes e o que mais se correlaciona com Resistencia Insulínica. (HOMBURG, 2004, pág. 308). 
 As alterações hormonais que ocorrem na puberdade são responsáveis pelas transformações físicas da adolescência, causando sinais e sintomas fisiológicos que, se não forem acompanhados e explicados, podem gerar comportamentos ou alterações emocionais como estresse emocional, ansiedade, depressão, diminuição da satisfação sexual e problemas relacionados a identidade feminina que possivelmente influenciarão na vida adulta.(HOMBURG, 2004, pág. 308). 
DIAGNÓSTICO 
 O diagnóstico da Síndrome dos Ovários Policísticos não é fácil de ser realizado devido aos vários sinais e sintomas como o hirsutismo e obesidade. Atualmente utilizamos os critérios do consenso de Rotterdam (2003) para confirmar se uma paciente é portadora da síndrome, neste consenso fica definido que a mesma deve apresentar 2 dos 3 critérios propostos, sendo:
Oligoanovulação ou anovulação
Ovários Policísticos
Hiperandrogenismo clínico e/ou bioquímico
Além desses critérios devem-se excluir também outras patogêneses com sintomas semelhantes. 
Este diagnóstico é realizado de forma clínica e laboratorial através de ultrassonografia e exames para medir os níveis hormonais. (FEBRASGO, 2010, p.82)
Aspectos gerais da Síndrome dos Ovários Policísticos
KALLÁS, A. R.¹; ROSA D. F.¹; MARQUES, S. L.R.C .¹; CAIXETA, V.¹; AQUINO, N. S. S.²
REFERÊNCIAS
1. Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Manual de Orientação em Ginecologia Endócrina. 2010. Cap. 6. 
2. MOREIRA, Simone; SOARES, Elvira; TOMAZ, Geraldez; MARANHÃO, Tecia; AZEVEDO, George. Síndrome de ovários policísticos: enfoque psicossocial. 
2010.
3. Leão M, Bordallo MAN, Tabet ALO, Oliveira VC, Braga CC, Bouzas ICS. Critérios diagnósticos da síndrome dos ovários policísticos: uma permanente contro-vérsia. 2009
4. Homburg R, Lambalk C. Polycysticovarysyndrome in adolescence: a therapeuticconundrum. Human Reproduction 2004.
5. PEREIRA, Jhully Márcia; SILVA, Vanessa de Oliveira; CAVALCANTI, Daniella da Silva Porto. Síndrome do Ovário Policístico: Terapia Medicamentosa com Metformina e Anticoncepcionais Orais. Goiânia. 2015. Disponível em: revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaICS/article/download/103/85 Acesso em: 04/11/2019
TRATAMENTO 
 Por trazer transtornos metabólicos, se não realizado o tratamento adequado da SOP durante a fase da reprodutiva pode desenvolver outras doenças. Para assim prevenir é essencial ter uma orientação nutricional adequada, realizar exercícios físicos diários e utilizar sensibilizadores de insulina. (FEBRASCO, 2010, p.76).
Por influenciar na infertilidade das mulheres que desejam engravidar, devem fazer uso do citrato de clomifeno que induz a ovulação além de regulá-la. (FEBRASCO, 2010, p.76) 
As pacientes que não se encaixam nesse grupo, mulheres que não querem engravidar ou diagnosticadas na fase adolescente, o tratamento baseia-se na prevenção e amenização dos sintomas relacionados ao hiperandrogenismo e anovulação. Para sintomas como hirsutismo utiliza-se anticoncepcionais hormonais como progestagênios de efeito androgênico menor como ciproterona, desogestrel. (FEBRASCO, 2010, p.76) 
¹Acadêmicos do quinto período do curso de Biomedicina do CEUNIH; ² Orientadora e docente do CEUNIH
Fonte: PINHEIRO, Solange Alves; CLAPAUCH, Ruth. Importância da Dosagem da 17OH-Progesterona na Síndrome dos Ovários Policísticos; São Paulo ,  v. 45, n. 4, p. 361-368,  Aug.  2001
Fonte: http://filhinhosdamamae.com.br/dificuldade-para-engravidar-parte-3-sindrome-do-ovario-policistico-e-a-infertilidade/  Jul .2015
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Síndrome dos Ovários policísticos e suas manifestações clínicas causam irregularidade menstrual, hirsutismo, infertilidade, acne, alopécia, além de induzir doenças como obesidade e problemas cardíacos. Nesse sentido por se tratar de uma síndrome que afeta mulheres em idade reprodutiva e estas muitas vezes não terem conhecimento sobre os sinais e sintomas.
O estudo proporcionou uma análise de informações destacando o diagnóstico precoce como um fator importante para um tratamento eficaz. Como também enfatizando que é possível conviver bem com a Síndrome, garantindo uma melhor qualidade de vida e minimizando os efeitos à mulheres que a apresentam. 
1
Percentual das queixas clinicas
Série 1	
irregularidade menstrual	Hirsutismo	Acne	Obesidade 	Infertilidade	69.900000000000006	54.2	43.4	21.7	9.6	Coluna2	
irregularidade menstrual	Hirsutismo	Acne	Obesidade 	Infertilidade	Coluna1	
irregularidade menstrual	Hirsutismo	Acne	Obesidade 	Infertilidade

Outros materiais