Buscar

avaliativa final cultura popular brasileira

Prévia do material em texto

Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As leis de incentivo à cultura são importantes ferramentas para a difusão cultural. O Brasil é um país que possui diversos sistemas de incentivo à cultura, ligados às mais diferentes instituições e esferas públicas e privadas. Sobre as leis de incentivo à cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As leis de incentivo à cultura são leis que oferecem benefício fiscal como atrativo para investimentos em cultura.
(    ) Existem leis de incentivo em âmbito federal, estadual e municipal.
(    ) As regras que regulam as leis de incentivo à cultura são sempre as mesmas, em qualquer instância.
(    ) O Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura - Procultura - foi criado com o intuito de substituir a Lei Rouanet.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	As cantigas de roda são práticas muito comuns na infância e dizem respeito ao universo infantil. Estas cantigas estimulam o desenvolvimento dos indivíduos, interiorizando saberes importantes a uma determinada sociedade. Sobre as cantigas de roda, analise as afirmativas a seguir:
I- As cantigas de roda também são chamadas de ciranda.
II- A maioria das cantigas folclóricas brasileiras é de origem asiática.
III- As cantigas são brincadeiras musicais em que as crianças geralmente ficam em roda, de mãos dadas e cantam seguindo a coreografia característica da música.
IV- As letras das músicas podem sofrer variações regionais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	3.
	Edward Burnett Tylor (1832-1917), considerado o fundador da antropologia britânica, escreveu a primeira definição etnológica da cultura, em 1817, onde marca o caráter de aprendizado cultural em oposição à ideia de transmissão biológica: "Tomando em seu amplo sentido etnográfico [cultura] é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade" (LARAIA, 2006). Sobre cultura, seus significados e importâncias, analise as sentenças a seguir:
I- Estudar cultura contribui para a compreensão dos processos de transformação porque passam as sociedades.
II- É fundamental entender os significados de uma realidade cultural de determinados grupos culturais.
III- É um processo estático e limitado geograficamente, limitada a uma sociedade e região.
IV- Hierarquizar a cultura torna-se um processo impossível, as diferentes culturas surgem em momentos históricos diferentes e possuem importância.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	As músicas folclóricas contemplam o estilo local de um povo, preservando essa herança cultural e regional durante longos anos, visto que ainda encontramos músicas muito antigas. A música folclórica é transmitida pela tradição oral, onde muitas vezes o seu autor acaba sendo esquecido, ou nem foi conhecido. Estas músicas são mais populares no interior do Brasil, envolvendo letras de personagens do folclore brasileiro. Com base nas músicas folclóricas, analise as sentenças a seguir:
I- As letras dessas músicas são mais simples e com muitas repetições.
II- São transmitidas de geração em geração, e não apresentam uma funcionalidade.
III- Apresentam como temas principais assuntos do cotidiano, mitos e lendas.
IV- Geralmente estão relacionadas a rituais religiosos, brincadeiras e danças.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	Após o Ato Institucional nº 5, instrumento legal promulgado em fins de 1968 que aprofundou o caráter repressivo do Regime Militar brasileiro implantado quatro anos antes, houve um corte abrupto das experiências musicais ocorridas no Brasil ao longo dos anos 1960. Na medida em que boa parte da vida musical brasileira, naquela década, estava lastreada num intenso debate político-ideológico, o recrudescimento da repressão e a censura prévia interferiram de maneira dramática e decisiva na produção e no consumo de canções (NAPOLITANO, 2002). Sobre a música popular na década de 1960, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: IV Congresso de la Rama latinoamericana del IASPM, 2002.
	 a)
	Neste período, também surgiu a axé-music com Asa de Águia e Chiclete com Banana.
	 b)
	Os festivais de Música Popular Brasileira revelaram importantes nomes, como Chico Buarque e Caetano Veloso.
	 c)
	O regionalismo musical expandiu-se com Alceu Valença e Elba Ramalho.
	 d)
	A Jovem Guarda, movimento de destaque deste período, destaca-se pelas músicas de protesto.
	6.
	A cultura brasileira é reflexo das miscigenações ocorridas ao longo da história. A influência da cultura negra é inegável. Reflita sobre a participação das mulheres negras nesse período da colonização brasileira, e como essas questões influenciam a cultura nos dias atuais. Analise as afirmativas a seguir:
I- As mulheres negras eram escolhidas por sua beleza e serviam como domésticas e concubinas, isso gerava incômodos e castigos a elas, trazidos pelas mulheres brancas.
II- As mulheres negras se tornavam escravas, faziam os trabalhos domésticos, como cozinhar, lavar, cuidar das crianças e fazer a limpeza da casa.
III- A culinária produzida pelas mulheres negras influencia nossos costumes contemporâneos, já que na senzala surgiu a feijoada, a farofa e o vatapá.
IV- As crianças eram educadas e criadas pelas senhoras brancas, sendo proibida a aproximação das mulheres negras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	7.
	O tropicalismo, logo depois de sua "explosão" inicial, transformou-se num termo corrente da indústria cultural e da mídia. Em que pesem as polêmicas geradas inicialmente (e não foram poucas), o tropicalismo acabou consagrado como ponto de clivagem ou ruptura, em diversos níveis: comportamental, político-ideológico, estético. Ora apresentado como a face brasileira da contracultura, ora apresentado como o ponto de convergência das vanguardas artísticas mais radicais (como a Antropofagia modernista dos anos 1920 e a Poesia Concreta dos anos 1950, passando pelos procedimentos musicais da Bossa Nova), o tropicalismo, seus heróis e "eventos fundadores" passaram a ser amados ou odiados com a mesma intensidade. Atualmente, mais amados do que odiados (NAPOLITANO, 1998). Sobre o movimento da tropicália, analise as sentenças a seguir:
I- Um movimento de curta duração com grande influência sobre compositores e cantores.
II- A utilização de elementos tradicionais marcam o movimento.
III- Marca uma ruptura comportamental, estética e ideológica.
IV- Com a inserção de instrumentos elétricos, contribuir para a diminuição do preconceito.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOLITANO, Marcos; VILLACA, Mariana Martins. Tropicalismo: as relíquias do Brasil em debate. Rev. Bras. Hist.,  São Paulo,  v. 18, n. 35, p. 53-75,    1998 .  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000100003&lng=en&nrm=iso>.Acesso em: 1  mar.  2017.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	Conjunto de manifestações, realizações e representações de um povo, de uma comunidade. Está presente em todos os lugares e atividades: nas ruas, em nossas casas, em nossas danças e músicas, nas artes, nos museus e escolas, igrejas e praças. Nos nossos modos de fazer, criar e trabalhar. Nos livros que escrevemos, na poesia que declamamos, nas brincadeiras que organizamos, nos cultos que professamos. Faz parte de nosso cotidiano e estabelece as identidades que determinam os valores que defendemos. Nos faz ser o que somos. Quanto mais o país cresce e se educa, mais este elemento cresce e se diversifica. É importante na formação da identidade de todos nós, brasileiros. Referente a este conceito, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Patrimônio cultural.
	 b)
	Nacionalidade.
	 c)
	Patriotismo.
	 d)
	Artesanato.
	9.
	Apesar de termos bebidas consumidas nacionalmente, há algumas bebidas que somente são consumidas em determinadas regiões. Analise as bebidas a seguir e relacione-as com suas características:                                            
I- Aluá.
II- Cajuína.
III- Chibé.
(   ) O refresco não é alcoólico e é obtido de forma artesanal a partir do suco de uma fruta, filtrado, clarificado e esterilizado. A cor amarelo-âmbar se deve à caramelização dos açúcares naturais da fruta. É consumida gelada.                        
(   ) É um refresco de origem indígena e baixa dosagem alcoólica, obtido da fermentação de casca de abacaxi, milho triturado ou arroz. Muito popular em diversas regiões do Brasil, a receita artesanal tem variações no preparo e tipos de ingredientes de acordo com a localidade, mas é mesmo mais comum no norte e nordeste.                   
(   ) Muito popular entre os caboclos paraenses, é considerada comida por muitos devido ao seu valor energético, semelhante ao da gemada. É feita com água e farinha de mandioca processada. Na cuia, coloca-se a farinha e em seguida a água e, depois, tradicionalmente, movimenta-se tudo da esquerda para a direita.               
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	A sequência correta é: III - I - II.
	 b)
	A sequência correta é: I - II - III.
	 c)
	A sequência correta é: II - I - III.
	 d)
	A sequência correta é: I - III - II.
	10.
	A música folclórica possui uma relação íntima com as populações pobres e camponesas, demonstrando sua força criativa, ou seja, é feita pelas classes populares e destinada ao seu contexto, em que a própria coletividade responde pela sua autoria. Sobre a música folclórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A música folclórica é passada de geração em geração e possui letras complexas e repetitivas. Tem funcionalidade.
	 b)
	A música folclórica é transmitida de geração em geração, possui funcionalidade e trata de assuntos do cotidiano, mitos e lendas.
	 c)
	As músicas folclóricas têm origem africana e as letras das músicas não sofrem variações conforme a região.
	 d)
	Todas as músicas folclóricas acompanham brincadeiras e possuem letras complexas, tratando de assuntos do dia a dia.
	11.
	(ENADE, 2011) Em nossa sociedade errante, constantemente transformada pela mobilidade e ubiquidade de seu presente, patrimônio histórico tornou-se uma das palavras-chave. Ela remete a uma instituição e a uma mentalidade. Constituindo-se de bens materiais, imateriais e naturais de importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade, entendemos que a noção de patrimônio é construída ao longo da história como o sentido de pertencimento dos indivíduos a um ou mais grupos sociais, assegurando-lhes uma identidade cultural e uma continuidade de saberes, fundamentais como suporte para a formação do sujeito como cidadão. O culto que se rende hoje ao patrimônio histórico deve merecer de nós mais do que simples aprovação. Ele requer um questionamento porque se constitui elemento revelador, negligenciado, mas, brilhante, de uma condição da sociedade e das questões que ela encerra.
FONTE: CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
Considerando a atualidade do tema apresentado no texto acima e a necessidade da conscientização do sujeito ainda no contexto escolar, é preciso:
	 a)
	Sensibilizar a sociedade para a reprodução das práticas e técnicas características das manifestações culturais regionais do nosso país, promovendo uma forma de mecanização das tradições e de valorização de novas propostas culturais.
	 b)
	Exercitar o espírito cidadão, tornando-o mais ativo no processo de reconhecimento e conservação dos bens materiais em detrimento dos bens imateriais, sendo estes desnecessários à cultura contemporânea.
	 c)
	Reconhecer os saberes e ofícios tradicionais, celebrações, festas e danças populares, formas de expressão e vestuário, como fonte do patrimônio e da cultura imaterial.
	 d)
	Recolher provas da importância da obra ou do objeto que será mantido em um museu para ser contemplado, pois só assim é possível preservar os bens materiais.
	12.
	As obras abaixo são de autoria de artistas afrobrasileiros. Considerando as figuras apresentadas, analise as seguintes afirmações a respeito da arte afrobrasileira:
I- É uma arte religiosa ligada ao universo cultural afrobrasileiro, restrita aos espaços sagrados.
II- É uma arte produzida por artistas brasileiros que se identificam com a temática afrobrasileira.
III- É uma arte impregnada pelo universo popular brasileiro, o que dificultou sua difusão na História da Arte.
IV- É uma arte que reflete a sensibilidade e o discurso identitário negro por intermédio de formas universais do diálogo artístico.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	 a)
	I e II.
	 b)
	III e IV.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	II e IV.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes