Buscar

ANTI-INFLAMATÓRIOS E ANALGÉSICOS

Prévia do material em texto

ANTI-INFLAMATÓRIOS E ANALGÉSICOS
Analgesia preemptiva: tem início antes do estímulo nocivo, ou seja, previamente ao trauma tecidual. Neste regime, são empregados fármacos que previnem a hiperalgesia, que pode ser complementada pelo uso de anestésicos locais de longa duração.
Analgesia preventiva: o regime tem início imediatamente após a lesão tecidual, porém antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose do fármaco é administrada ao final do procedimento (com o paciente ainda sob os efeitos da anestesia local), seguida pelas doses de manutenção no pós-operatório, por curto prazo.
Analgesia perioperatória: o regime é iniciado antes da lesão tecidual e mantido no período pós-operatório imediato. A justificativa para isso é de que os mediadores pró-inflamatórios devem manter-se inibidos por um tempo mais prolongado, pois a sensibilização central pode não ser prevenida se o tratamento for interrompido durante a fase aguda da inflamação.
Ácido acetilsalicílico (AAS): tem atividade analgésica e antitérmica quando empregado nas doses de 500-650 mg, em adultos. Para se obter uma ação anti-inflamatória, são necessários 4-5 g diários. Ao contrário, em pequenas doses (40-100 mg), o AAS inibe a agregação plaquetária, sendo muito empregado na prevenção ou reincidência de fenômenos tromboembólicos, em portadores de doenças do sistema cardiovascular.
AINEs
	Cetorolaco
	10 mg
	8 h
	Diclofenaco potássico
	50 mg
	8-12 h
	Ibuprofeno
	400-600 mg
	8-12 h
	Nimesulida
	100 mg
	12 h
	Cetoprofeno
	150 mg
	24 h
	Piroxicam
	20 mg
	24 h
	Tenoxicam
	20 mg
	24 h
	Meloxicam
	15 mg
	24 h
	Celecoxibe
	200 mg
	12-24 h
	Etoricoxibe
	60-90 mg
	24 h
Analgésicos
	Dipirona
	500 mg a 1 g
	4 h
	Paracetamol
	500-750 mg
	6 h
	Ibuprofeno
	200 mg
	6 h
	Paracetamol associado à codeína
	500 mg de paracetamol + 30 mg de codeína
	6 h
	Tramadol
	50 mg
	8 h
Doses pediátricas
• Dipirona (solucao oral “gotas” com 500 mg/mL): 0,5-1 gota/kg/peso
• Paracetamol (solucao oral “gotas” com 200 mg/mL): 1 gota/kg/peso
• Ibuprofeno (solucao oral “gotas” com 50 mg/mL): 1 gota/kg/peso
Considerações sobre o uso do paracetamol: analgésico seguro para uso em gestantes e lactantes. Deve-se evitar o uso concomitante do paracetamol com álcool etílico ou outras substâncias com potencial hepatotóxico, como o estolato de eritromicina (antibiótico do grupo dos macrolídeos). Contraindicado para pacientes fazendo uso contínuo da varfarina sódica, pelo risco de aumentar o efeito anticoagulante e provocar hemorragia. Contraindicado para pacientes com história de alergia ao medicamento ou de alergia aos sulfitos, se empregada a solução oral “gotas” de paracetamol, que contém metabissulfito de sódio em sua composição.
Considerações sobre o uso do ibuprofeno: contraindicado para pacientes com história de gastrite ou úlcera péptica, hipertensão arterial ou doença renal. Evitar em pacientes com história de hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico, pelo risco potencial de alergia cruzada.

Continue navegando