Buscar

Acadêmico prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Rita de Cáscia de Holanda Siqueira (1322660)
	
	Disciplina:
	Estudo Transversal I (17579)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:512735) ( peso.:10,00)
	Prova:
	16184351
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Repensar os hábitos de consumo é um dos conceitos da política dos 5 R's, que busca apresentar formas de enfrentamento da questão dos resíduos sólidos. Sobre os demais termos que contribuem para efetivar o consumo sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
	 b)
	Reciclar, reproduzir, reorganizar e reaproveitar.
	 c)
	Revigorar, ressignificar, respeitar e reciclar.
	 d)
	Recuperar, restaurar, revirar e reaproveitar.
	2.
	Há um contraste entre a reciclagem dos diferentes resíduos no Brasil. Se, por um lado, o país é campeão mundial em reciclagem de alumínio, com mais de 98% de reciclagem desse resíduo, o plástico apresenta um índice de reciclagem muito baixo, cerca de 1%, o que significa que há um grande volume de plásticos depositados em aterros e dispersos na natureza. Para melhorar esse cenário, cada cidadão brasileiro precisa fazer a sua parte para reduzir o consumo de plástico e reciclar o que já está em circulação. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico. Acesso em: 25 jul. 2019.
	 a)
	O consumidor brasileiro, ao desperdiçar comida e não separar os resíduos em casa, contribui para os baixos índices de reciclagem do plástico e do alumínio.
	 b)
	O uso excessivo do plástico, especialmente os descartáveis, contribui para Brasil ser líder mundial na reciclagem deste resíduo.
	 c)
	O plástico é um produto utilizado em larga escala na indústria, no comércio e nas residências de um modo geral, o que aumenta os índices de reciclagem.
	 d)
	O consumidor pode mudar seus hábitos, repensando, recusando, reduzindo, reutilizando e reciclando os produtos com componentes plásticos.
	3.
	Quando escolhemos um produto, por exemplo, na prateleira de um supermercado, espera-se que as informações constantes no rótulo sejam suficientes para tomar a decisão entre uma opção e outra. Esse direito à informação está previsto na Política Nacional de Relações de Consumo. Onde consta esta política?
	 a)
	Código de Defesa do Idoso.
	 b)
	Código de Defesa do Consumidor.
	 c)
	Código de Defesa do Trabalhador.
	 d)
	Código de Defesa do Meio Ambiente.
	4.
	A ideia sugerida pela charge está relacionada ao conceito de:
FONTE: encurtador.com.br/tvxF9. Acesso em: 1º ago. 2019.
	
	 a)
	Reciclagem e reutilização.
	 b)
	Tecnologia e sustentabilidade.
	 c)
	Desenvolvimento sustentável.
	 d)
	Obsolescência programada.
	5.
	A poluição por materiais plásticos é um grave problema ambiental e requer, para seu enfrentamento, três abordagens complementares: a drástica redução do uso, a substituição por novos materiais (com características similares ao plástico sintético) facilmente degradáveis e a destinação adequada dos resíduos, via coleta e reciclagem. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 24 jul. 2019 (adaptado).
	 a)
	A pessoa é responsável por aquilo que consome e gera de resíduos, bem como pela poluição por materiais plásticos, os quais são facilmente degradáveis e adequadamente coletados e reciclados.
	 b)
	O cidadão pode contribuir com a redução do consumo de plásticos a partir de atitudes simples do dia a dia, como evitar o uso de materiais descartáveis, priorizar o reaproveitamento e a reciclagem.
	 c)
	O consumidor é quem manda no mercado, suas escolhas influenciam as políticas ambientais e a produção de plásticos tende a aumentar com o reaproveitamento de embalagens usadas.
	 d)
	A internet é uma rede de comunicação mundial que contribui para a disseminação de informações sobre a poluição por plásticos, o que gera melhoria ambiental direta.
	6.
	Analise a imagem anexa e indique qual ODS é o mais adequado e expressa o desafio proposto na mensagem da charge:
FONTE: https://latuffcartoons.files.wordpress.com/2012/07/sustentabilidade.gif. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
	 b)
	ODS 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e o preço acessível à energia para todas e todos.
	 c)
	ODS 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.
	 d)
	ODS 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
	7.
	Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, atualmente cerca de 85% da população brasileira reside nas cidades. Neste ambiente, as facilidades para o consumo de bens e serviços são diversas e as propagandas contribuem para o aumento do consumo. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	O aumento do consumo nas cidades é provocado pelo excesso de propagandas que geram o consumo do desnecessário e favorecem a sustentabilidade.
	 b)
	A presença predominante da população brasileira nas cidades é reflexo do êxodo rural e como consequência reduz o consumo de bens e serviços.
	 c)
	A inclusão de propagandas que estimulem a sustentabilidade pode favorecer o consumo do desnecessário e gerar ainda riquezas à população rural.
	 d)
	A adoção de critérios éticos sobre o ato de consumir é fundamental para não se deixar influenciar pelas propagandas e consumir o desnecessário.
	8.
	O ciclo de vida de um produto consiste basicamente nas etapas de produção, uso, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e potencial uso (reúso) em mercados secundários. Neste fluxo, os resíduos plásticos descartáveis apresentam qualidade inferior e baixo custo quando reciclados, portanto, dificultando o estímulo para o seu reaproveitamento em mercados secundários. Assim, para alcançarmos um futuro sem plásticos na natureza, é preciso:
	 a)
	Que o ser humano tome consciência de suas atitudes perante o meio ambiente, utilizando objetos plásticos recicláveis e estimulando o uso de descartáveis.
	 b)
	Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.
	 c)
	Que os consumidores optem por produtos de origem orgânica e recusem o uso de plásticos, pois estes produtos devem deixar de ser utilizados, devido à falta de praticidade que proporcionam.
	 d)
	Que os produtos plásticos desenvolvidos possam ser reutilizados ou reciclados e que ocorra a coleta seletiva em 100% dos locais de consumo no mundo.
	9.
	Ao visualizar essa questão você está utilizando recursos naturais! Já pensou nisso? Observe que os smartphones, tablets, computadores, notebooks e quaisquer outros meios de comunicação são fabricados a partir de alguma matéria-prima de origem natural, como minérios de ferro e derivados do petróleo. Sobre as relações de consumo e sustentabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Na fabricação de produtos tecnológicos é isenta a utilização de recursos naturais.
II- O avanço da tecnologia dispensa o consumidor de se preocupar com o meio ambiente.
III- Existe igualdade nas formas de consumo sustentável ao redor do mundo e isso favorece a sustentabilidade.
IV- O equilíbrio planetário é afetado pelo comportamento da humanidade com relação ao consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	10.
	Quantos planetas Terra precisaríamos ter, para viver e consumir conforme os padrões médios atuaisde cada continente? Dados apontam que pela média de consumo dos países da América do Norte seriam necessários 5,22 planetas; Europa 2,66; América Latina 1,11; Ásia Oriental e Oceania 0,72; e, África 0,61. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/RIO+20-web.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	As nações que mais consomem recursos naturais estão concentradas no hemisfério norte e se os seus hábitos de consumo fossem universalizados, a vida no planeta seria insustentável.
	 b)
	A sustentabilidade do planeta Terra depende dos padrões médios de consumo da humanidade, e se todas as pessoas consumissem como os africanos o planeta estaria condenado à exaustão.
	 c)
	Os países ricos do hemisfério norte são exemplos de sustentabilidade para os países pobres do hemisfério sul.
	 d)
	Na América Latin, os padrões de consumo estão no limite de capacidade de o planeta suportar a exploração, enquanto na África esse limiar já foi ultrapassado.
Parte inferior do formulário

Outros materiais