Buscar

AVA1 GESTÃO DE CAPITAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Entrega da Avaliação - Fórum de Discussão [AVA 1] – GESTÃO DE CAPITAL HUMANO - 22/4
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR PARA AS ORGANIZAÇÕES
A gestão estratégica de pessoas está sendo praticada em ambientes corporativos cada vez mais competitivos, instáveis e com colaboradores altamente qualificados. Antes da contratação de um gestor para o setor de projetos em uma empresa de desenvolvimento de software, o controle das atividades ficava a cargo da pessoa responsável por uma das etapas do trabalho. Atrasos eram frequentes, notava-se uma recorrente individualização na execução das tarefas e os erros eram cada vez mais evidentes. Os colaboradores que atuavam no setor se sentiam cobrados por outros que estavam no mesmo nível hierárquico que eles, o que criava um ambiente muito negativo. Para complicar, muitas vezes, alguns funcionários resolviam “incrementar” o trabalho com alguma ideia que não estava no escopo, aumentando o tempo de produção e não agradando ao cliente final.
Diante do contexto apresentado, proponho a participação de todos neste fórum, respondendo ao questionamento: como você, na posição de gestor contratado para o setor de projetos da empresa de software, atuaria para reverter as situações apresentadas? Quais ações necessitam ser tomadas para realizar a gestão da equipe?
Indicação de leitura: 
 MARTINS,Rogério. A arte de gerir pessoas. Acesso em: 21 jul. 2016.
SOUZA, Márcio Santos. Gestão estratégica de pessoas: livro didático. Rio de Janeiro: UVA, 2013, p. 13-65.
O NOVO gestor de pessoas. Produção ABTD/PR. Acesso em: 19 jul. 2016.
 
Roteiro de estudos: Aulas 2 e 3 da Unidade 1 e a Aula 3 da Unidade 2.
O caso dessa equipe é bem crítico e típico de muitas empresas por aí também.
Para começar, a empresa em si deve estar alinhada as metas e objetivos estratégicos principais da organização e como a empresa é de desenvolvimento de software, a equipe de projetos é um dos setores mais importantes por que é nele que são desenvolvidos os produtos que a empresa vende.
Para uma boa gestão de equipe ser desenvolvida, é preciso definir o papel de cada colaborador na equipe e alinhar seus objetivos e metas aos da empresa para que todos trabalhem alinhados e focados rumo a um objetivo comum, além disso o colaborador conhecendo o seu papel frente a organização saberá o que a mesma espera dele fora isso é necessário eleger um líder para a coordenação da equipe pois o mesmo será responsável por analisar os resultados, motivar e engajar a equipe, ele ainda terá que dividir as tarefas de acordo com o perfil e competência de cada profissional da equipe, desta forma o desempenho do grupo vai aumentar e o projeto terá um bom andamento evitando retrabalho, competições entre colaboradores, desvios do escopo e reprovação do projeto pelo cliente, alguns exemplos que poderão ser evitados, contribuindo para o sucesso do projeto.
 
Referências Bibliográficas:
Roteiro de estudos: Aulas 2 e 3 da Unidade 1 e a Aula 3 da Unidade 2
https://www.metadados.com.br/blog/8-dicas-essenciais-de-como-formar-uma-equipe-eficiente/

Outros materiais