Buscar

Atividades de Administração Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Bom Trabalho! Prof. Marcelo Koche 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o numero de linhas exigido em cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
- Observe o número de linhas mínimo exigido em cada questão, respostas com numero de linhas, inferior ao exigido na questão, não terão nota máxima.
•Dúvidas me perguntem no quadro de aviso.
Atividades das Aulas 1 e 2 – Enviar no portfólio 1
01. Explique a seguinte citação: A administração tornou-se fundamental na condução da sociedade moderna. Ela não é um fim em si mesmo, mas um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com o menor custo e com eficiência e eficácia (CHIAVENATO, 2000). (mínimo 4 linhas) (0,7 ponto)
A administração tornou-se fundamental, pois em cada empresa se necessita desses conhecimentos de um administrador. Pelo contrário, seria muito difícil se executar uma tarefa simples com vários funcionários sabendo fazê-la. Um iria fazer o trabalho do outro sendo assim, nenhum seria eficiente ou eficaz e acabaria que a empresa não iria lucrar e sim apenas teria prejuízo porque não teria um rendimento rápido. Tendo conhecimentos de administração, teremos essa coordenação, planejamento eficaz e o controle das atividades corretas para cada funcionário ou colaborador. Assim, o rendimento será bem mais rápido e eficaz.
02. TGA constitui o conjunto de conhecimentos, ensinamentos, normas e princípios prescritos pelas diferentes abordagens administrativas. Qual a importância para o futuro contador estudar os fundamentos da TGA? ( mínimo 4 linhas) (0,7 ponto)
Para ser um bom contador, antes temos que ser e saber ser um bom administrador. E para isso, nada além do que: saber, entender e executar a TGA (Teoria Geral da Administração). Pois, ela “estuda a administração das organizações do ponto de vista da interação das partes para entender o funcionamento do todo.” , ou seja, é com ela que vamos entender os objetivos da empresa, o que ela necessita de nós como contadores, para poder obviamente continuar no mercado onde atua.
03. Leia as alternativas abaixo: (0,5 ponto)
I- A Teoria de Sistema permite a visão do todo organizacional, desenvolvendo no gestor a necessidade da Integração das atividades da organização em busca de resultados. II- As Teoria Clássicas e Cientifica permite a racionalização das tarefas e a organização do trabalho de forma a torná-lo mais eficiente em menor tempo e menor custo. III- A Teoria Burocrática permite ao administrador entender que as decisões empresariais e organizacionais diferem em cada momento e em cada realidade organizacional.
Sobre as principais Teorias administrativas assinale a alternativa correta: 
A (X ) As alternativas I e II estão corretas
B ( ) As alternativas II e III estão corretas
C ( ) Apenas a alternativa I está correta
D ( ) Apenas a alternativa II está correta
E ( ) Todas alternativas estão corretas
04. Assinale as alternativas com (V) para verdadeira ou (F) para falsa (F): (0,6)
(V) O modelo científico está associado ao fato de se aplicarem métodos de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar, selecionar e treinar cientificamente os trabalhadores.
(F) O volume de produção era pouco, mas a organização era eficiente para os padrões da época. Para termos uma ideia melhor desse período, grandes empresas como Goodyear, General Motors, General Eletric e Bell Telephones já estavam operando.
(V) O sistema defeituoso, ou seja, os métodos empíricos (sem padronização, sem treinamento) de trabalho, beneficiam os operários e resultam na ineficiência da produção. Além disso, a falta de padronização e de uniformidade das técnicas e os métodos de trabalho são causadores do desperdício e da baixa produtividade.
(F) O método racional ou processo mais eficiente, uma vez que era necessário organizar, de forma racional, o trabalho. É exatamente daí que advém a aplicação de métodos científicos na administração do trabalho para assegurar mínima produção e mínimo custo.
(V) A organização racional do trabalho busca o melhor método para realizar um trabalho, uma vez que entende a produtividade como consequência direta do aumento da eficiência: quanto maior a eficiência tanto maior a produtividade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) ( ) V- F- V- V- V 
b) ( ) F- V- V- F- F 
c) ( ) V- F- V- F- F 
d) ( ) V-V- V- V- F
e) (X) V- F- V- F- V
Bom Trabalho! Prof. Marcelo Koche

Outros materiais