Buscar

5º ano - aula5 - 15-05

Prévia do material em texto

5º ano
Artes Visuais
Aula 5
Capítulo 10: O circo além da lona
Capítulo 10: 
O circo além da lona
O circo, com suas apresentações sob lona, em teatro e na rua, serve também de inspiração para outras formas de arte, como cinema, a música popular e as revistas de histórias em quadrinhos. Mesmo que nunca tenhamos ido ao circo, sua temática está presente em vários elementos ao nosso redor.
Nara Leão
Nara Leão nasceu em Vitória, no Espírito Santo, em 1942, e faleceu no Rio de Janeiro em 1989. Começou a estudar música e violão ainda criança e se tornou uma das cantoras mais influentes na música popular brasileira.
Ela fazia reuniões com músicos no apartamento de seus pais, na década de 1950. Dessas reuniões, nasceu um dos mais importantes movimentos musicais brasileiros: a Bossa Nova.
Circo e cinema
As artes circenses influenciaram muito a indústria cinematográfica, especialmente porque alguns dos artistas que fizeram parte das primeiras produções vinham do trabalho em circos ou em teatros de variedades.
Um caso notável foi o do artista Charlie Chaplin, que criou um personagem que levou ao cinema um pouco do humor e da arte dos palhaços.
Essa cena faz parte de um filme que foi gravado em 1928. Nessa época, o cinema era mudo, ou seja, havia a reprodução da imagem sem ainda a possibilidade de sincronização de falas.
Na época do cinema mudo, a expressividade dava-se especialmente pela gestualidade. No caso de Chaplin, seus gestos e formas de expressão têm influência da arte dos palhaços e das acrobacias corporais.
A música contribuía para a narrativa e era executada ao vivo nas salas de cinema, que tinham suas orquestras e grupos musicais.
Charlie Chaplin
Charlie Spencer Chaplin nasceu em 1889, na Inglaterra, e faleceu em 1977, na Suíça. Foi ator, diretor, músico, dançarino, roteirista, produtor e empresário.
Charlie era filho de um casal que trabalhava em teatros de variedades e, desde muito jovem, participava de apresentações artísticas. Geralmente, os artistas desses teatros eram os mesmos que trabalhavam em circos. Ainda jovem, ele migrou para os EUA, onde começou sua carreira como ator de cinema e, depois também, como autor de seus próprios filmes.
Criou o personagem conhecido no Brasil como Carlitos, um andarilho pobre com trejeitos refinados que estava sempre com um chapéu coco, uma bengala e tinha um bigode.
Até a próxima aula!

Continue navegando