A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Sindicalismo e negociação coletiva prova final

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Durante uma greve em serviços ou atividades essenciais, existe a obrigação por parte dos sindicatos, dos empregadores e dos trabalhadores em garantir que, durante o período da greve, a prestação dos serviços indispensáveis e inadiáveis à comunidade sejam mantidos. Com base nos termos da lei que assegura o exercício do direito de greve, sobre os serviços que são considerados essenciais, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Atividades escolares do ensino fundamental.
	 b)
	Guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares.
	 c)
	Assistência médica e hospitalar.
	 d)
	Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos.
	2.
	Nascimento (2010) define as relações coletivas de trabalho como relações jurídicas que têm como sujeitos os sindicatos de trabalhadores e os sindicatos de empregadores ou grupos e como causa a defesa dos interesses coletivos dos membros desses grupos. De acordo com as definições e as características das relações coletivas de trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nas relações coletivas de trabalho, temos como sujeitos os grupos de trabalhadores e os de empregadores, que normalmente são representados pelos sindicatos profissionais e patronais. 
(    ) Nas relações coletivas, os interesses são grupais e comuns a todos os seus membros. 
(    ) Possuem finalidade compositiva de conflitos coletivos, onde nasce o conflito, mas na maioria das vezes também surge a solução deste conflito. 
(    ) A causa é a defesa dos interesses grupais ou individuais, que resultará em normas genéricas que são as convenções coletivas de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NASCIMENTO, A. M. Curso de direito do trabalho: história e teoria geral do direito do trabalho: relações individuais e coletivas do trabalho. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	3.
	As relações de trabalho são, de modo geral, divididas em dois tipos fundamentais de relações jurídicas, que são as individuais e as coletivas. Elas são diferenciadas pelo sujeito envolvido, pelos interesses almejados e funções que cumprem no ordenamento jurídico. Com relação às relações de trabalho coletivas, analise as sentenças a seguir:
I- Nas relações coletivas, o interesse visa à defesa de todos os membros do grupo.
II- Nas relações de trabalho coletivas, o sujeito não é determinado de forma individual, mas sim um grupo, como empregados bancários.
III- Nas relações de trabalho coletivas, buscam-se melhorias entre o vínculo de trabalho entre o empregado e o empregador de forma individual. 
IV- As relações coletivas tornam-se importantes fontes formais do direito. Através de suas ações em defesa dos interesses coletivos, surgem novas normas jurídicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	Os sindicatos são entidades importantes para a realização de acordos como as negociações coletivas, visando buscar os direitos e interesses dos indivíduos dentro da esfera das relações trabalhistas, além de tornar mais justa a relação entre empresas e empregados. Sobre as prerrogativas sindicais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Eleger ou designar os representantes da respectiva categoria ou profissão liberal.
(    ) Colaborar com o Estado no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a respectiva categoria ou profissão liberal. 
(    ) Celebrar contratos coletivos e individuais de trabalho que estejam de acordo com os interesses da categoria representada. 
(    ) Representar interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal perante as autoridades administrativas e judiciárias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	Na Convenção nº 87 da OIT está prevista a plena liberdade sindical, considerada umas das convenções mais importantes. No entanto, no Brasil, esta convenção não foi ratificada, desse modo, dizemos que a liberdade sindical não é plena no Brasil. Sobre os elementos considerados que formam a liberdade sindical plena, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: http://www.ilo.org/brasilia/temas/normas/WCMS_239608/lang--pt/index.htm. Acesso em: 3 abr. 2020.
	 a)
	A liberdade para fundação ou criação do sindicato.
	 b)
	A liberdade de manifestação e de direito de greve.
	 c)
	A liberdade de filiação e associações aos sindicatos.
	 d)
	A liberdade de administração e organização dos sindicatos.
	6.
	A greve encontra respaldo na história, pois em uma visão capitalista o trabalhador encontra-se em um nível inferior em relação aos empregadores. Com isso, a greve significa uma luta de classes entre as partes na tentativa de impor sua vontade perante o outro. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil, a realização de uma greve pode acontecer sem a participação do sindicato da categoria.
II- Mesmo em serviços essenciais para a sociedade, como o fornecimento de energia, os trabalhadores podem fazer greve e parar totalmente a prestação desses serviços.
III- Greve é um instrumento utilizado para resolver as diferenças entre funcionários e empregadores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	A Reforma Trabalhista instrumentalizada pela lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, ocasionou uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. Dentre as mudanças advindas dessa reforma, algumas estão relacionadas ao âmbito do direito coletivo e das negociações coletivas. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Passa a ser permitido acordos para hora extra diárias superiores a duas horas. 
(    ) O tempo de licença maternidade passa a ser definido por meio de negociação coletiva.
(    ) Pode ser pactuado, por meio de acordo coletivo, a adoção da jornadas de trabalho de 12 horas seguidas por 36 horas ininterruptas de descanso.
(    ) Passa a ser alvo de negociação coletiva a adesão ao Programa Seguro-Emprego (PSE). 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm. Acesso em: 3 abr. 2020.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	De acordo com artigo 510-A da CLT, nas empresas com mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de uma comissão para representá-los, com a finalidade de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. Esse artigo reforça o que já estava previsto na Carta Constitucional, mas que até então não era colocado em prática. Sobre essa comissão de representantes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essa comissão de representantes pode realizar convenções e acordos coletivos de trabalho.
(    ) Essa comissão de representantes consiste em uma forma não sindical da união dos empregados.
(    ) Essa comissão de representantes tem poder para assegurar o entendimento direto com o empregador em questões exclusivamente sindicais.
(    ) Essa comissão de representantes é considerada uma entidade sindical legitimada pelo ordenamento jurídico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/173000092/artigo-510a-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943. Acesso em: 31 mar. 2020.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	9.
	Toda empresa que possuir mais de 200 funcionários deverá instituir uma comissão de representantes dos empregados

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.