Buscar

Afasias - Kendel páginas 1185 (1217 do arquivo PDF) até 1193 do livro Kandell (Princípios de Neurociências 5º edição)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho com base no filme: My Beautiful Broken Brain 
E as páginas 1185 (1217 do arquivo PDF) até 1193 do livro Kandell (Princípios de Neurociências 5º edição) e com base no documentário e no capítulo do livro respondam as seguintes questões:
Afasias
1- Quais são os principais tipos de afasia?
Afasia de Broca; Afasia de Wernicke; Afasia de Condução; Afasia Global; Afasias transcorticais: afasia motora transcortical, afasia sensorial transcortical e afasia transcortical mista.
2 - Quais regiões cada uma delas afeta?
A afasia de Broca é causada por lesões na área de Broca (giro frontal inferior esquerdo, que contém as áreas 44 e 45 de Brodmann); em campos frontais vizinhos (a superfície externa da área 6 e as áreas 8,9,10 e 46 de Brodmann); na substância branca subjacente, na ínsula e nos núcleos da base; e em uma pequena porção do giro temporal superior anterior. Uma pequena região da ínsula, uma ilha de córtex nas profundezas do hemisfério cerebral, pode ser incluída entre os correlatos de afasia de Broca.
A afasia de Wernicke geralmente é causada por dano na região posterior do córtex auditivo associativo esquerdo (área 22 de Brodmann), embora, em casos graves e persistente, haja envolvimento do giro temporal médio e da substância branca profunda.
A afasia de Condução persistente é causada por lesões no giro temporal superior esquerdo e no lobo parietal inferior esquerdo (áreas 39 e 40 de Brodmann). O dano pode estender-se até o córtex auditivo primário esquerdo (áreas 41 e 42 de Brodmann), a ínsula e a substância branca subjacente.
A afasia Global envolve lesão em três regiões: dano na área anterior da linguagem, nos núcleos da base e na ínsula, resultando na afasia de Broca; dano nas áreas auditivas do córtex, resultando na afasia de condução, e danos nas áreas posteriores da linguagem, produzindo a afasia de Wernicke. 
Afasias Transcorticais estão ligadas a um dano na área frontal dorsolateral esquerda, uma região do córtex associativo, anterior e superior a área de Broca, embora possa haver dano substancial a própria área de Broca. Também pode ser causada por um dano na área motora suplementar esquerda, na parte alta do lobo frontal, exatamente na frente do córtex motor primário e na área interna, medial, dos hemisféricos. 
3 - Quais as limitações que elas provocam?
 A afasia de Broca interfere na produção da fala, e não em sua compreensão, pois há comprometimento na capacidade de descobrir a palavra ou combinação adequada de palavras e executar a pronúncia.
A afasia de Wernicke de forma inversa, a afasia de Wernicke caracteriza-se por perturbações da compreensão, ao passo que a fluência do discurso é normal. Os pacientes (como Lotje) apresentam problemas para compreender a linguagem falada e escrita. Podem produzir um discurso aparentemente fluente, mas falam coisas sem sentido.
Já na afasia de Condução, a compreensão está relativamente preservada e a fala é fluente e espontânea, mas mostra incapacidade em repetir palavras
Com a afasia Global, existe a perda de todas capacidades de linguagem: compreensão, fala, leitura e escrita (agrafia ou disgrafia) e geralmente os pacientes apresentam perda de força do lado direito do corpo. 
Afasias transcorticais:
Afasia do Motor Transcortical esse distúrbio de linguagem é semelhante em muitos aspectos à afasia de Broca, que é caracterizada principalmente por problemas na produção de fala espontânea. Em essência, as pessoas com afasia motora transcortical não podem dizer o que querem dizer porque não conseguem formar as palavras.
Afasia Sensorial Transcortical
Os sobreviventes de derrame com esse tipo raro de afasia não conseguem compreender o que os outros dizem, mas podem falar fluentemente. Alguém com afasia sensorial transcortical é capaz de repetir palavras ou frases que ouvem os outros dizerem, mas não consegue entender o que essas palavras ou frases significam.
Afasia Transcortical Mista
A afasia transcortical mista resulta em um padrão de fala caracterizado pela incapacidade de falar ou compreender os outros quando eles falam. No entanto, com afasia transcortical mista, geralmente é possível repetir palavras ou frases e cantar canções familiares.
4 -Tente diagnosticar qual ou quais afasias afetaram a protagonista do documentário e quais foram as intervenções realizadas para ajudar a paciente? Onde a Psicologia se encaixaria nesse tratamento?
A protagonista foi afetada pelas afasias Transcortical Sensorial e Wernicke.	
Lotje decidiu ficar internada por 3 meses, limitando sua rotina para realizar diversos tratamentos como fonoaudiólogo, atendimento psicológico e psiquiátrico. 
Realizou a Terapia ocupacional, que mostra que foi um ponto muito influente para suas próximas tomadas de decisões, já que a terapia ocupacional pretende trazer a reabilitação do indivíduo incentivando a pessoa a adquirir novamente autonomia e independência, para trazer novamente tudo o que ela era antes do ocorrido. Neste processo de reabilitação vemos o surgimento de uma nova Lotje, com uma nova forma de ver e encarar a vida. Como ela própria afirmou em um texto publicado no jornal "eu vejo o meu derrame como uma espécie de renascimento; inesperado e doloroso, mas também vivo, cheio de propósito, significado e potencial". C'est La Vie.

Outros materiais