Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 FUNDAMENTOS 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1/3
-
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior - Pedagogia
Semestre: 2º 
Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil.
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente às aulas 1 a 3
Professor: Marlene Paula Piovezani
1º) Leia as afirmações abaixo e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. (1,0)
( V ) No ocidente, desde o final do século XVIII, e mais decisivamente no século XIX, ao mesmo tempo em que se começa a descrever a infância como algo natural, segundo um recorte que se pretendia único, também utilizam-se outras descrições, como a contida em Pinóquio. 
( F ) Segundo Ariès (2002, p. 43), no Brasil, nas últimas décadas, tem-se percebido um significativo esforço para consolidar uma visão de criança como cidadã, sujeito criativo, indivíduo social, produtora da cultura e da história, ao mesmo tempo em que é produzida na história e na cultura que lhe são contemporâneas.
( F ) A epistemologia fornece também elementos importantes: enfatizando a dimensão da cultura, a necessidade de pesquisar a diversidade, de estranhar o familiar e de compreender o outro nos seus próprios termos, a antropologia muda radicalmente a reflexão sobre a educação e os estudos da infância em particular.
( V ) Ao contrário dos animais, o homem tem uma infância, não foi sempre falante, e precisa, para falar, constituir-se em sujeito da linguagem. A linguagem é, pois, condição da humanidade do homem, já que só o ser humano pode ser in-fans (aquele que não fala) e, nessa descontinuidade é que se funda a historicidade do ser humano. 
2º) Leia as teorias e relacione-as de acordo com o estudioso de cada uma. (1,0)
(1) FROEBEL (2) MONTESSORI (3) PIAGET (4) VIGOTSKI (5) FREINE
( 5) Uma educação capaz de formar cidadão para o trabalho livre e criativo, capaz de transformar o meio em que vive. Nessa educação, um dos ofícios do professor é propor às crianças experimentar, procurar respostas para seus desejos e questionamentos, cooperando mutuamente e ser o organizador desse trabalho.
(2) Ao defender o respeito às necessidades e aos interesses de cada estudante, de acordo com os estágios de desenvolvimento correspondentes às faixas etárias, seu método não contrariava a natureza humana e, por isso, era mais eficiente do que os tradicionais. Os pequenos conduziriam o próprio aprendizado e ao professor caberia acompanhar o processo e detectar o modo particular de cada um manifestar seu potencial. 
( 1 ) Uma das melhores ideias com que do teórico, contribuiu para a Pedagogia moderna foi a de que o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo, e não meramente receptivo. O homem é uma força auto geradora e não uma esponja que absorve conhecimento do exterior.
( 4 ) Aborda o papel social nesse desenvolvimento, também além da evolução da capacidade do ser humano de obter conhecimento e concluiu que os fatores internos eram de maior importância do que os interpessoais.
( 3 ) Distinguiu quatro estágios gerais do desenvolvimento cognitivo, dividindo assim o processo evolutivo da espécie humana que se passa desde o nascimento até o início da adolescência. De maneira mais ampla, todas as pessoas vivenciam cada uma dessas fases na mesma sequência, apesar de poder sofre variações de acordo com os estímulos recebidos no início ou final de cada fase.
3º) Dos teóricos/estudiosos abordados em nossa segunda aula, podemos perceber as grandes contribuições que cada um deles trouxeram para que a educação pudesse ser vista como algo de muitas possibilidades e importância, levando em consideração a capacidade que cada um traz consigo. Diante disso, elabore uma justificativa defendendo um deles, em que você acredita ser o que melhor abordou a questão da evolução da educação.(1.0)
Maria Montessori, ela é responsável pela criação da pedagogia montessoriana onde abrange os fundamentos biológicos, desenvolve o potencial criativo que está ligado a vontade de aprender, focando sempre nas atividades motoras e sensoriais, tendo como função, estimular na criança para que as tarefas sejam realizadas de forma espontânea e prazerosa.
4º) Leia e assinale a alternativa correta: (1,0)
Segundo Kramer (2002, p. 43), no Brasil, nas últimas décadas, tem-se percebido um significativo esforço para consolidar uma visão de criança como cidadã, sujeito criativo, indivíduo social, produtora da cultura e da história, ao mesmo tempo em que é produzida na história e na cultura que lhe são contemporâneas. 
 PORQUE
A dependência da criança perante o adulto é um fato social e não natural e o sentido dessa dependência varia de acordo com a classe social: as relações entre crianças e adultos são heterogêneas, e é diverso o valor dado às crianças. Tratar das populações infantis em abstrato, sem levar em conta condições de vida, é dissimular a significação social da infância.
a - (X ) a primeira asserção está correta e a segunda asserção justifica a primeira.
b - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda não justifica a primeira.
c - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda está incorreta.
d - ( ) a primeira asserção está incorreta, mas a segunda está correta.
e - ( ) as duas asserções estão incorretas.
5º) Leia atentamente as afirmações e assinale somente a alternativa correta. Baseadas nas técnicas de Freinet, é correto afirmar que:(1.0)
a)Aulas passeio, é uma atividade em que a criança faz a aprendizagem da vida consequência, uma classe se corresponde com a outra. 
b) Auto avaliação, tem o currículo escolar como ponto de partida, os grupos de alunos se organizavam para escolher as estratégias de desenvolvimento das atividades que podiam ser realizadas em grupos, duplas ou individualmente.
 c) Texto livre, a criança registra o resultado do seu trabalho em fichas de auto avaliação que permitem constantes comparações entre os trabalhos realizados. 
X d) Livro da vida, funciona como um diário da classe, registrando a livre expressão (texto, desenho e pintura). Esta atividade permite que as crianças exponham seus diferentes modos de ver a aula e a vida. 
6º) Vimos que no início a preocupação em relação ao atendimento das crianças se deu, pelo fato da necessidade de protege-las. E atualmente, como funciona o atendimento as crianças? Estamos preparados para fazer da prática algo pedagógica algo significativo? Disserte sobre.
O atendimento á criança vem se expandindo significativamente, a internet tem sido um canal de extrema importância, pois toda massa social tem acesso e pode buscar o auxilio da ferramenta para novas ideias de interações pedagógicas.
7º) Leia e assinale a alternativa correta: (1,0)
O governo Vargas (1930-1945), uniu a necessidade de se manter os interesses da pátria, como o de reconhecer alguns direitos políticos dos trabalhadores, como a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, de 1943, que contém algumas indicações sobre o atendimento dos filhos das mulheres trabalhadoras com o objetivo de facilitar a amamentação durante a jornada de trabalho.
 PORQUE
Durante a segunda metade do século XX, a característica do sistema econômico adotado no Brasil fez com que a maioria da população tivesse uma condição de vida satisfatória. Ao mesmo tempo, o aumento da industrialização e da urbanização no país dificultou para a ampliação da participação da mulher no mercado de trabalho.
a - ( ) a primeira asserção está correta e a segunda asserção justifica a primeira.
b - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda não justifica a primeira.
c - ( X ) a primeira asserção está correta, mas a segunda está incorreta.
d - ( ) a primeira asserção está incorreta, mas a segunda está correta.
e - ( ) as duas asserções estão incorretas.
8º) Historicamente percebemos grandes avanços na educação das crianças de 0 a 5 anos de idade no Brasil. Novos conceitos e condições estão se firmandoe tudo isso devido à junção de alguns fatores. Quais são eles? (1,0)
Grande aumento da demanda, Esclarecimento sobre o papel da educação infantil, Maior comprometimento de políticas públicas na área
9º) Leia as afirmações e assinale a alternativa incorreta. (1,0).
a) Em 1908, teve início a primeira creche popular cientificamente dirigida a filhos de operários até dois anos.
b) No ano de 1922, o Departamento da Criança no Brasil organizou o primeiro Congresso Brasileiro de Proteção à Infância.
Xc) Criada a Organização Mundial para Educação Pré-Escolar - OMEP é um órgão consultivo da UNESCO e do UNICEF, fundada em 1948 após a 2ª Guerra Mundial, para assistir crianças vítimas da barbárie da guerra, existindo apenas no Brasil a partir de 1973.
d) Em 19 de novembro de 1930 foi criado, pelo Decreto nº. 10.402, o Ministério da Educação e Saúde Pública, englobando várias instituições desmembradas do Ministério da Justiça e dos Negócios Interiores. 
10º) Diversos órgãos foram criados a fim de atender às necessidades das crianças, necessidades estas que os organizadores e o Estado julgavam importante. Porém, a maioria deles não se firmava e logo desapareciam, mas existem três organizações internacionais fundamentais que visam a luta pela garantia dos direitos estabelecidos em lei. Cite-os.
UNICEF, ONU E UNESCO

Outros materiais