Buscar

Estudo Dirigido

Prévia do material em texto

Data:
	22/05/2020
	Semestre:
	2020/1
	Período:
	2º
	Turma:
	U
	Curso:
	Medicina
	 Valor da Avaliação:
	9,5pontos – 4º quinzena
	Disciplina:
	MED 106 – Atividades de Integração Básico Clínico II
	Professor:
	Gisele Fófano
	Aluno:
	Guilherme Henrique Lopes Lima
	 Nota:
	
Atenção
1. As questões devem ser respondidas nesse arquivo e anexadas novamente no SIGA para que sejam corrigidas pelo professor. 
2. Só serão aceitas as respostas feitas por esse formato e exclusivamente pelo SIGA.
3. Atividades com contenham plágio serão automaticamente anuladas.
4. Atividade em grupo de 6 alunos
Estudo dirigido
Para essa atividade, todos os alunos deverão ler o artigo “A Visão do paciente atendido pelo acadêmico de medicina em um hospital escola”, responder as questões que seguem abaixo e no dia 21 de maio às 13:30, todos presentes na Live para discutirmos junto o artigo lido. Dessa forma, parte da nota será para todos que participarem da LIVE.
1- Segundo o artigo, “nos dias de hoje, uma das queixas mais frequentes dos usuários e dos profissionais de saúde está relacionada com a chamada desumanização da prática médica, que pode ser entendida como uma violação do ser humano e de sua humanidade”. Assim sendo, o que vocês pensam sobre essa questão e o que pode ser feito para que essas queixas parem de acontecer? (Valor: 2,5 pontos)
	Eu penso que isso acontece muito, pois os médicos, de algumas instituições públicas, não têm a devida paciência/respeito com os profissionais de saúde que trabalham com ele. Eles pensam que por terem feito medicina estão acima dos outros e sabem mais que os outros profissionais, as vezes isso se deve ao fato do médico no nosso país ter um auto salário além de um ato prestígio diante da sociedade como um todo. O mesmo ocorre com alguns médicos professores ao levarem seus alunos para a prática, eles não têm muita paciência e as vezes até mesmo tempo para ficar explicando aluno por aluno, assim os médicos os desrespeitam e violam a integridade dos pacientes por se tratarem de pessoas humildes e que estão sendo beneficiadas com os atendimentos devido ao fato da faculdade estar fazendo um favor para aquela comunidade em questão. 
No quesito referente aos usuários, eles também têm razão, pois eles chegam em algumas instituições públicas procurando ajuda e não são atendidos com o devido respeito que eles merecem pelos médicos, pois apesar de aquele sintoma que o paciente está sentindo ser importante para o paciente é apenas mais um caso qualquer para o médico, sendo assim o médico o trata como apenas mais um número. 
Mas nesse ponto eu faço uma ponderação a favor do médico, pois às vezes aquele lugar que o médico trabalha precisa de mais médicos para ajudá-lo, porém o sistema reduz a quantidade de médicos e obriga no médico a atender x número de pacientes por dia. Para resolver o problema alguns profissionais de saúde não dão a devida atenção e respeito que cada paciente merece devido à falta de tempo, assim sendo o médico tem que ser o mais eficiente possível para conseguir manter aquela meta estabelecida. 
2- De acordo com a tabela 4, a maioria dos pacientes não foram informados que seriam atendidos por acadêmicos de medicina (linha 2). Isso está certo ou errado? Justifique sua resposta. (Valor: 2, 5 pontos)
Isso está errado, pois vai totalmente ao contrário do que diz o artigo 110 do Código de Ética Médica, o qual deixa claro que é proibido praticar a atividade de medicina, durante a docência, sem o consentimento do paciente. Mas os professores médicos e nem os alunos não veem a necessidade de informar que os pacientes seriam atendidos por acadêmicos de medicina por pressupor que os pacientes que procuram atendimento naquele modelo de hospital, sabem que aquele é um hospital universitário e que podem ser atendidos por estudantes supervisionados. Porém eles esquecem que quem procura atendimento gratuitos no sus geralmente são pessoas de baixa renda e com pouco estudo, as quais às vezes nem sabem o que aquele hospital é um hospital escola e sim que ali eles terão o seu problema resolvido.
· Participação na LIVE: 4, 5 pontos
Eu participei viu Gisele com o meu grupo solo =)
	
	5
	2
Gabarito

Outros materiais