Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Marketing uniasselvi 2020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Marketing (MKT23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) 
Parte superior do formulário
	1.
	Aspectos culturais mudam ao longo dos anos de acordo com a influência de uma série de fatores como a mídia e a abertura de mercado de uma região ou país. A cultura pode ser mais aberta ou fechada, dependendo de como estas influências de mudanças são intensificadas. Como o entendimento e o estudo de uma cultura de um país pode ajudar uma empresa a ter sucesso no cenário externo, sob o ponto de vista do marketing? Justifique sua resposta.
	Resposta Esperada:
* A cultura de um país pode ser determinante para a comercialização de produtos em um mercado internacional, porque fatores culturais não podem ser mudados rapidamente apenas com a entrada de um novo produto, ou seja, ou a empresa realiza a adaptação dos bens ao contexto que será lançado ou ela sofrerá as consequências de boicotes, rejeição ao produto ou até interferência governamental para que o produto seja retirado do mercado por o ferir código de ética local. * Além disso, a cultura de um povo pode mudar ao longo do tempo e isso pode ser uma ameaça ou oportunidade de negócio para empresas globais, sendo um grande desafio para os profissionais e marketing. * Quando um produto afeta negativamente algum aspecto cultural de um país anfitrião, as consequências podem ser graves, e isso demonstra que o estudo da cultura, simbologia, e valores de um povo devem ser executados pelas organizações. * O mercado internacional é repleto de oportunidades para empresas que desejam aumentar o número de clientes, por isso estas empresas devem conhecer a fundo as forças motrizes e restritivas a estes mercados, o que poderá como consequência se transformar em uma vantagem competitiva.
	2.
	Ao se realizar a análise da vida de um produto ou serviço, podemos verificar que algumas fases são compostas por características únicas. Produtos são lançados e retirados do mercado a todo momento, no entanto, este processo pode ser muito rápido ou demorar décadas. Disserte sobre como se percebe que um produto ou serviço entrou na sua fase de maturidade.
	Resposta Esperada:
* Diversas características são relacionadas à fase de maturidade de um produto no mercado, sendo que visualmente na curva do ciclo de vida ela caracteriza-se pela estabilidade nas vendas com grande obtenção em termos de volume de vendas. * A lucratividade é uma característica que apresenta queda, já que a entrada de concorrentes afeta o lucro, que é compensado pelo volume alto de vendas. * Se houve investimento na fase de crescimento, existe possibilidade de liderança no mercado na fase da maturidade, já que um escalonamento na fase anterior proporciona uma boa vantagem de mercado. * Guerras de preços podem acontecer nesta fase, devido à saturação de concorrentes no mercado, sendo necessário estratégias para uma diferenciação no mercado com o objetivo de se manter bons ganhos pelo período máximo de tempo que se conseguir. * Quando as vendas começam a cair, devido a fatores como preço não tão competitivo e a entrada de produtos substitutos, ou até a obsolescência programada, é sinal que a fase da maturidade está no fim, chegando-se à fase do declínio.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais