Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
I prova terceiro setor

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	O Terceiro Setor não é público nem privado, mas uma fusão da sociedade com o privado para um fim público. Teve sua origem vinculada à caridade e à filantropia. Assim, em sua trajetória, o Terceiro Setor, em sua função social, está relacionado a quê?
	 a)
	À economia da Europa e países norte-americanos.
	 b)
	A problemas como fome, saúde, desemprego, exclusão social.
	 c)
	À falta de infraestrutura da África.
	 d)
	À sociedade brasileira, que queria mudanças.
	2.
	Os movimentos sociais têm como função pressionar a sociedade política para apropriar-se dos direitos que lhes são negados e mudar a história da sociedade. Podemos dizer que os movimentos sociais possuem características bem marcantes. Partindo desta proposição, analise as sentenças a seguir:
I- Os movimentos possuem uma identificação própria.
II- Visam à organização e à gestão de serviços sanitários e educativos.
III- Surgem em resposta de uma necessidade da sociedade.
IV- Têm por objetivo o desenvolvimento de atividades agrícolas, industriais, comerciais e de serviços.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	Movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Existe um movimento que está organizado em vários estados do Brasil onde famílias estão engajadas na luta pela reforma agrária e pela justiça social. Qual é o nome dado a este movimento?
	 a)
	MP - Movimento Popular.
	 b)
	MRR - Movimento pela Reforma Rural (Reforma Agrária).
	 c)
	MDH - Movimento dos Direitos Humanos.
	 d)
	MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
	4.
	Conceituar o terceiro setor não é uma tarefa muito fácil, pois existe uma variedade de conceitos, além do que são utilizadas diversas denominações, de acordo com sua aplicação. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Embora exista grande variedade de conceitos na literatura, é muito fácil entender sua conceituação. 
(    ) Existem diversos elementos que são utilizados na conceituação do terceiro setor, que são considerados muito importantes para a aproximação jurídica do termo. 
(    ) Embora as organizações do terceiro setor não sejam novas, o termo terceiro setor juridicamente ainda não alcançou um conceito próprio. 
(    ) O surgimento do terceiro setor foi marcado pela lacuna existente das ações do governo, o que não o exime de suas responsabilidades enquanto Estado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	Podemos encontrar as organizações no setor público, no privado e no terceiro setor (ONGs, OCIPs, associações, institutos, entre outros). Podemos, inclusive, considerar a família uma organização, pois possui um objetivo em comum. Diante da afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No setor público, as organizações são de competência do Estado (prefeituras, empresas públicas, autarquias, entre outras).
(    ) No setor público, as organizações têm como característica compreender os aspectos da gestão/administração pública, com intuito de suprir suas próprias necessidades e de seus consumidores.
(    ) No setor privado, as empresas são denominadas organizações de cunho industrial, comercial, financeiro, de lazer e entretenimento, de prestação de serviços, entre outras.
(    ) No setor privado, a gestão empresarial é particular e possui por norte os fatores econômicos subjetivos da própria organização, buscando suprir as necessidades da coletividade social e o bem público.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	A partir de 1990, ocorreu o surgimento de outras formas de organização popular, mais institucionalizadas - como os Fóruns Nacionais de Luta pela Moradia, pela Reforma Urbana, o Fórum Nacional de Participação Popular etc. Os fóruns estabeleceram a prática de encontros nacionais em larga escala, gerando grandes diagnósticos dos problemas sociais e definindo metas e objetivos estratégicos para solucioná-los, como também várias formas de organização popular e diferentes movimentos sociais no Brasil. Com relação aos movimentos sociais, analise as opções a seguir:
I- Movimento Indígena e Movimento Negro. 
II- Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.                          
III- Movimento contra o Abuso Sexual de Menor e Ambiental.                                                 
IV- Movimento de Mulheres e MST.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e III estão corretas.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	7.
	Movimento social é uma expressão que designa a ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais voltados à promoção de interesses morais, éticos e legais ou até transformações drásticas da ordem social, incluindo os sistemas normativos, políticos e econômicos vigentes. A partir de 1990, surgiram várias formas de organização popular e diferentes movimentos sociais no Brasil. Sobre os movimentos sociais, analise as opções a seguir:
I- Movimento Indígena e Movimento Negro. 
II- Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.                          
III- Movimento contra o Abuso Sexual de Menor.                                                 
IV- Movimento de Mulheres e MST.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e III estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	8.
	A cada dia, tanto o assistente social como os demais profissionais que atuam no terceiro setor ou em empresas com responsabilidade social, precisam ter clareza dos processos de reestruturação do capital, como também sobre os desdobramentos das diversas funções do profissionais que precisam desenvolver o trabalho multidisciplinar. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A todo o momento, os profissionais se vêem diante das relações sociais numa lógica de produção e reprodução do capitalismo e das inúmeras demandas sociais.
(    ) Todos os processos públicos que ocorrem nos municípios estão articulados a uma lógica de não participação social, centralização administrativa e conselhos partidários de controle social.
(    ) Trabalhar as questões que envolvem a garantia dos direitos sociais é muito complexo e dificultoso até mesmo para visualizar todo o processo, uma vez que estamos inseridos em um contexto de exclusão social.
(    ) As relações entre Estado e sociedade civil estão cada vez mais afetadas pela lógica do lucro iminente, isto por causa das transformações ocorridas em todo o mundo, principalmente pelo processo de globalização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	As políticas públicas são um conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado. Geralmente, a elaboração e a implantação de políticas públicas acontecem mediante uma demanda, ou seja, uma necessidade da sociedade. De acordo com essa afirmativa, analise as sentenças a seguir:
I- Em muitas regiões, o suporte do Estado acaba criando estratégias de enfrentamento local a partir das políticas públicas e sociais.
II- Através das ONGs, que nascem e se fortalecem em parceria com o setor público, garantem-se alguns serviços, programas e ações em benefício da população.
III- As políticas públicas nascem visando a atender a pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade
Página12