Buscar

Conservação pelo uso do calor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ALIMENTOS III – CLERIANE ANDRE
NUTRIÇÃO
Atividade realizada pelas alunas:
Isabella Ferreira do Nascimento – 6920100069
Samara Ferreira de Araujo – 6920100046
Victória Santos de Godói - 6920100031
Tarefa da Aula - Desafio
O hábito de tomar leite se estende ao longo da vida. Ao nascermos, tomamos o leite materno e, com o passar do tempo, vamos nos adaptando à ingestão de leite de vaca. Com a finalidade de testar as diferenças entre o leite pasteurizado (saquinho) e o leite UHT (caixinha), você foi ao mercado e comprou um de cada. No café da manhã, tomou meio copo de cada um desses leites e notou que o leite pasteurizado apresentou um sabor mais intenso do que o leite UHT. Em seguida, você armazenou os dois leites sob refrigeração. Após cinco dias de armazenamento, você verificou que o leite pasteurizado havia azedado, ao passo que o leite UHT apresentou boas características sensoriais.
Analisando os dois métodos de conservação utilizados, explique por que esses dois leites (embora sejam a mesma matéria prima) tiveram comportamentos diferentes durante o armazenamento.
RESPOSTA:
A diferença de comportamento no armazenamento do leite pasteurizado (saquinho) e do leite UHT (caixinha) se dá pelo tipo de tratamento térmico que eles recebem para eliminar as bactérias. O leite produzido nas caixinhas passa por esterilização, em um sistema conhecido como Ultra High Temperature (UHT), que atinge cerca de 150 graus, enquanto o leite de saquinho passa pelo processo de pasteurização cerca de 75 graus.
O objetivo principal da esterilização é matar todos os microrganismos capazes de se desenvolver no leite contido na embalagem e, em consequência, permitir que o produto possa ser armazenado por longo período, sem que ocorra alguma alteração. O leite esterilizado, pode chegar a 180 dias de armazenamento.
Já a pasteurização tem como objetivo, eliminar microrganismos patogênicos, mas não necessariamente os deteriorantes. O leite dura, no máximo uma semana, porque ainda continuam a se desenvolver algumas bactérias chamadas psicrotróficas, que são aquelas capazes de crescer lentamente mesmo em ambiente refrigerado.

Outros materiais