Buscar

Avaliação final - Objetiva - Geografia (SOC16)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513510) ( peso.:3,00)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Durante muito tempo, o ser humano acreditava que, por dentro, o planeta Terra era maciço, composto basicamente por rochas. Atualmente, é sabido que, na verdade, apenas uma camada muito fina da superfície apresenta essa característica, havendo composições e temperaturas diferentes nos milhares de metros existentes abaixo do solo. Para melhor compreender como tudo isso funciona e organiza-se, a estrutura interna da Terra foi classificada em três principais camadas: a crosta, o manto e o núcleo. Referente à crosta terrestre, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais.
	 b)
	É a camada mais profunda do planeta Terra, situada após o manto, sendo a mais quente das camadas terrestres. É dividida em duas partes: interna e externa.
	 c)
	Representa a camada intermediária da Terra, posicionando-se acima do núcleo interno e abaixo do núcleo.
	 d)
	Pode ser considerada uma camada externa, pois é representada pela terra, a área que todos os seres vivos habitam. A reunião de todas essas camadas essenciais para a manutenção da vida é chamada de ecologia.
	2.
	Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Trazendo textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, os jornais são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para uma criança tomar gosto pela leitura de jornais, basta inculcar na cabeça dela a ideia de que jornal é coisa de gente grande. 
(    ) É importante fazer os alunos se relacionarem com o jornal como se fossem leitores avançados.
(    ) Antes de começar qualquer trabalho, porém, o professor precisa buscar informação sobre os jornais em estudos desenvolvidos na área e conhecer um pouco da linguagem gráfica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - F.
	3.
	Leia o texto a seguir, que apresenta uma abordagem desenvolvida pela ciência geográfica:
"[Essa abordagem] divide o estudo geográfico em quadros físicos, humanos e econômicos. Assim, tem-se, por exemplo, nos trabalhos monográficos [...]: a localização da área, por meio de projeções cartográficas; o quadro físico: como relevo, solo, hidrografia, clima, vegetação etc.; a formação histórica de ocupação humana do território; a estrutura agrária; a estrutura urbana; a estrutura industrial etc. Finalmente, apresenta-se uma conclusão, com um conjunto de cartas, objetivando demonstrar uma relação entre os elementos humanos e naturais [...]" (RODRIGUES, 2008. p. 86).
Sobre a classificação da geografia, com base da abordagem expressa no texto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, Auro de Jesus. Geografia: introdução à ciência geográfica. São Paulo: Avercamp, 2008.
	 a)
	Regional.
	 b)
	Determinista.
	 c)
	Cultural e da religião.
	 d)
	Pragmática e política.
	4.
	O jornal impresso é um dos meios de comunicação mais tradicionais na educação, sendo utilizado como objeto de estudo e ferramenta pedagógica. A partir da importância que as mídias assumem atualmente, o jornal se faz presente em todas as esferas sociais, servindo como fonte de informação e entretenimento, além de pautar os assuntos cotidianos. Produzir um jornal escolar, mural ou impresso, é mais do que transmitir informações. É, na verdade, uma excelente atividade em grupo, que pede poder de síntese, liderança, conhecimento prévio da realidade, isto é, a verificação dos problemas, dos acontecimentos, da cultura, das preferências e das necessidades da escola. Com relação aos objetivos específicos da elaboração de um jornal escolar e seus respectivos condutores das atividades para alcançar tais objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A direção garantirá a estrutura e o material necessário ao andamento do projeto.
(    ) O aluno participará da produção das edições e terá contato com os gêneros jornalísticos.
(    ) A coordenação pedagógica conduzirá a formação dos professores para o trabalho com jornal.
(    ) O professor participará com sugestões de pauta e opiniões sobre as reportagens e fontes de informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	A Rosa dos Ventos é um instrumento antigo utilizado para auxiliar na localização relativa, isto é, como um ponto posiciona-se em relação a outro. Ela também serve de referência para localização absoluta em mapas e cartas, é composta pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Observe a imagem anexa e analise as sentenças a seguir:
I- O Ponto Cardeal Leste está à sua direita.
II- O Ponto Cardeal Oeste está à esquerda do Ponto Cardeal Leste.
III- O Ponto Cardeal Noroeste está à esquerda do Ponto Cardeal Leste.
IV- O Ponto Colateral Noroeste está entre o Ponto Cardeal Norte e o Ponto Cardeal Sul.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1038&evento=1>. Acesso em: 31 jan. 2016.
	
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	A abordagem crítica, em Geografia, advém de uma postura crítica radical, frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. No entanto, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade e à ordem constituída. São os autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo. Sobre a abordagem crítica em geografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Propõe uma crítica radical à sociedade (particularmente à sociedade capitalista), através da análise do espaço organizado e das formas de apropriação da natureza.
(    ) Aplica à análise geográfica os mesmos princípios de hipótese e comprovação, de causa e efeito, das ciências naturais e das ciências exatas.
(    ) Atribui maior importância aos aspectos físicos e biológicos da natureza, interpretando a realidade socioeconômica como determinada pelo meio natural.
(    ) Considera a organização do espaço como decorrente das forças naturais e políticas, mas despreza os aspectos econômicos como organizadores do espaço geográfico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Na escola, em especial na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, a integração da mídia pode ser realizada em dois níveis: 1ª: como objeto de estudo, ou seja, meio de acesso e domínio de novas formas de linguagens, e 2ª enquanto recurso didático, dando suporte e melhorando as práticas de docência. Em ambos os níveis, a mídia torna-se instrumento de mobilização e crítica social, auxiliando o processo de ensino e aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a razão mais importante da mídia ser integrada, principalmente no fazer pedagógico das escolas públicas:
	 a)
	As mídias têm uma importância ideológica através de suas propagandas desleais e enganosas, as quais produzem falsas necessidades, conduzindo as gerações mais novas ao consumismo desenfreado. Portanto,as mídias, em vez de aliadas, devem ser criticadas severamente pela escola.
	 b)
	As mídias, ao apresentarem uma linguagem baseada na comunicação visual, imagética e audiovisual em todos os campos, estão deixando a linguagem escrita em segundo plano.
	 c)
	As mídias já fazem parte do cotidiano social de muitos grupos sociais, bem como exercem uma influência sobre a formação de opiniões ou manipulação, podem conduzir a novos padrões de comportamentos e valores. Este contexto deve ser questionado, refletido e analisado pela e na escola, diante da responsabilidade em auxiliar os estudantes no letramento, interpretação e certificação da veracidade das informações.
	 d)
	As mídias já estão em todos os setores da sociedade, independente do poder aquisitivo, exercem papel decisivo nos processos democráticos, são neutras e formadoras exclusivas de opinião.
	8.
	A Geografia, em sua trajetória científica, acompanhou o interesse do homem em conhecer sua morada, a Terra, e contribuiu para atender às demandas da sociedade em modificar o mundo para satisfazer suas necessidades e seus propósitos. Tendo estas colocações como referência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na década de 1970, a Geografia tornou-se uma ciência pragmática, voltada para a pesquisa de campo e para as aplicações práticas na realidade metafísica.
	 b)
	Visto que o espaço geográfico foi modificado pela tecnologia e submetido às determinações humanas, a Geografia explicou a realidade pela influência do meio religioso.
	 c)
	A partir do movimento de renovação da Geografia Crítica, igualmente ao que ocorreu na década de 1970, despolitizou-se a ciência geográfica, sem que tenha havido preocupação com as contradições sociais.
	 d)
	Como as sociedades se alteram, as teorias e os conceitos geográficos se adaptaram para responder às novas demandas e ao interesse humano de intervir na realidade.
	9.
	Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem. Nesse sentido, sobre o que a prática pedagógica inclusiva deve enfatizar, analise as sentenças a seguir:
I- O uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade. 
II- A organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação e imitação e, consequentemente, realizar todas as atividades propostas sem dificuldades. 
III- O ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem. 
IV- A organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	10.
	Desde o século XIX, a Geografia passou a fazer parte do contexto escolar, como disciplina. Sua função e objetivos, porém, foram alterando-se com o passar dos anos, sendo estes registrados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sobre esses acontecimentos, analise as sentenças a seguir:
I- A disciplina de Estudos Sociais foi introduzida no currículo, substituindo as disciplinas de Geografia e de História, acontecimento preconizado pela LDB ? Lei nº 5.692.
II- A Geografia, a partir da LDB ? Lei 9.394, embora tenha passado por um processo de revitalização, precisaria ainda ser discutida e repensada.
III- Com a promulgação da LDB ? Lei nº 4.024, conforme a ideologia social da época, a Geografia não era significativa, então foi instituída a Educação Moral e Cívica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência dos acontecimentos:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - I - III.
	11.
	(ENADE, 2011) Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo. Trata-se de aprendizado que se inicia:
FONTE: ALMEIDA, R. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002 (com adaptações).
	 a)
	Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço.
	 b)
	Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.
	 c)
	No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica.
	 d)
	Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais.
	12.
	(ENADE, 2005) O espaço geográfico é, em pleno sentido do termo, um produto social, porque resulta do trabalho que a sociedade organiza para alcançar seus objetivos. Esta compreensão a respeito do espaço geográfico:
	 a)
	Baseia-se na fenomenologia, que considera espaço geográfico como fenômeno produzido pela sociedade através de diferentes modos de compreensão e de elaboração da realidade.
	 b)
	Opõe-se à da corrente de pensamento marxista, que critica a dicotomia Homem-Natureza, preocupando-se em desvendar as máscaras sociais contidas no espaço geográfico, que revelam compromissos sociais do discurso geográfico.
	 c)
	Opõe-se à da corrente de pensamento positivista, que a partir de uma visão empirista e naturalista, entende o espaço geográfico considerando a dicotomia Homem-Natureza, sendo o homem apenas um dado do lugar.
	 d)
	Baseia-se no determinismo geográfico, que considera o trabalho como categoria determinante na estruturação do espaço geográfico, já que é através dele que os homens modelam as formas espaciais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes