Buscar

CONSTITUCIONAL 2 EXERCICIO

Prévia do material em texto

isc.: DIREITO CONSTITUCIONAL II   
	Aluno(a): SAN
	Matríc.: 
	Acertos: 0,3 de 0,5
	22/05/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O modelo bicameral no Brasil foi estabelecido apenas no Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal (bicameralismo federativo). Afirma-se com CORREÇÃO, tendo em vista a representação que:
		
	
	Tanto o Senado Federal quanto a Câmara dos Deputados são compostas por representantes do povo da União
	
	O Congresso Nacional representa os Estados-membros e a Câmara dos Deputados o povo de cada Estado
	
	A Câmara dos Deputados é composta por representantes dos estados
	
	estado de natureza
	 
	O Senado Federal é composto por representantes dos Estados-membros e do Distrito Federal
	Respondido em 22/05/2020 19:34:25
	
Compare com a sua resposta: Sugestão de gabarito: Por ocasião do ¿veto¿ do Presidente o Projeto de Lei já estava sancionado pelo decurso do prazo de 15 dias úteis de seu recebimento. Assim, os parlamentares da oposição estão corretos na sua afirmativa, o Presidente não mais poderia exercer o poder de veto após o referido prazo constitucional. Ainda, mesmo que o veto tivesse sido válido a sua rejeição não se daria em sessão unicameral como afirmam os parlamentares governistas, mas sim em sessão conjunta e só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutínio secreto. ¿ CF/88 - Art. 66. A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República, que, aquiescendo, o sancionará. § 4º O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutínio secreto. § 1º Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto.§ 6º Esgotado sem deliberação o prazo estabelecido no § 4º, o veto será colocado na ordem do dia da sessão imediata, sobrestadas as demais proposições, até sua votação final.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Indique a afirmativa correta:
		
	
	No federalismo a divisão de competências se dá fundamentalmente pela divisão de poder apenas entre entes federados mais populosos ou aqueles que detém maior riqueza.
	
	Uma das características do Federalismo é a imposição de dois Estados soberanos, o primeiro que detém o controle da forma de Estado e o segundo o controle financeiro.
	 
	No federalismo, a divisão de competências, possibilita a descentralização do poder político.
	
	O Federalismo em sua essência, ao criar um poder central, impede a divisão de poderes entre os entes federados.
	
	O federalismo é um governo unitário que apresenta a divisão do território do Estado em diferentes entes estados-federados, exercendo cada qual sua parcela de competência constitucionalmente estabelecida.
	Respondido em 22/05/2020 19:37:10
	
Compare com a sua resposta: Para o caso, deve-se observar a disposição do art. 86, §4º, CF, só autorizando a condenação criminal do presidente se o ato estiver relacionado ao exercício de suas funções.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A parte da população do Estado V situada ao sul do seu território, insatisfeita com a pouca atenção que vem recebendo dos últimos governos, organiza-se e dá início a uma campanha para promover a criação de um novo Estado-membro da República Federativa do Brasil  o Estado N, que passaria a ocupar o território situado na parte sul do Estado V. O tema desperta muita discussão em todo o Estado, sendo que alguns argumentos favoráveis e outros contrários ao desmembramento começam a ganhar publicidade na mídia.  Reconhecido constitucionalista analisa os argumentos listados a seguir e afirma que apenas um deles pode ser referendado pelo sistema jurídico-constitucional brasileiro. Assinale-o.
		
	
	Além de manifestação da população interessada, o sistema constitucional brasileiro exige que o desmembramento dos Estados seja precedido de divulgação de estudos de viabilidade.
	 
	Além de aprovação pela população interessada, o desmembramento também pressupõe a edição de lei complementar pelo Congresso Nacional com esse objeto.
	
	N.D.A.
	 
	O desmembramento poderá ocorrer, contanto que haja aprovação, por via plebiscitária, exclusivamente por parte da população que atualmente habita o território que formaria o Estado N.
	
	O desmembramento não poderia ocorrer, pois uma das características fundamentais do Estado Federal é a impossibilidade de ocorrência do chamado direito de secessão.
	Respondido em 22/05/2020 19:42:46
	
Compare com a sua resposta: Falar sobre as imunidades materiais por palavras e votos. Imunidades formais sobre a prisão em flagrante que precisa ser deliberada pela casa, e no processo e julgamento por crime de responsabilidade pelo senado federal, depois da autorização por 2/3 da Câmara dos Deputados. E por crime comum, o processo e julgamento será pelo STF.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A Teoria dos Freios e Contrapesos (Checks and Balances), oriunda dos Estados Unidos da América, justifica a independência e harmonia entre os três órgãos do Poder de Soberania do Estado, sendo estes o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, cada qual com atribuições próprias e impróprias. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
		
	
	Ao Poder Judiciário, é atribuição própria julgar as lides e controvérsias judiciais em curso processual ou procedimental, enquanto administrar a si mesmo e aos seus serventuários subordinados é atribuição imprópria.
	
	Ao Poder Legislativo legislar é atribuição própria, enquanto administrar a si mesmo e julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade (Lei nº 1.079/50) são atribuições impróprias.
	 
	Ao Poder Executivo, administrar a coisa pública mediante atos normativos e legislar mediante leis delegadas e medidas provisórias é atribuição própria, enquanto julgar infrações em processo administrativo é atribuição imprópria.
	
	O Poder Legislativo exerce atividade primária, em face do Estado Democrático de Direito, em que todos se submetem ao império da lei "inclusive o próprio Estado" não podendo dela se afastar.
	 
	Os Poderes Executivo e Judiciário exercem atividade secundária, devido à obrigatoriedade da lei. O primeiro a aplica aos casos concretos, porém genéricos, atingindo a todos os administrados; o segundo também a aplica aos casos concretos, porém específicos, atingindo as partes que componham a relação jurídica controvertida instaurada em juízo.
	Respondido em 22/05/2020 20:14:20
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Considerando as normas constitucionais acerca da estrutura federal brasileira na Constituição, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	No sistema do Estado Federal brasileiro, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são entidades políticas autônomas,
	
	A secessão, como instituto típico do Estado Federal, permite a que os Estados Federados se desliguem da estrutura federativa.
	
	O Estado Federal, como expressão do Direito Constitucional, nascido com a Constituição norte-americana de 1787, baseia-se na união de coletividades políticas soberanas.
	
	Dos municípios do Distrito Federal, Brasília é a capital dessa unidade da Federação, a qual acumula as competências dos estados-membros e dos municípios.
	
	Como forma de Estado, a Federação se caracteriza pela possibilidade da nulificação do tratado federativo.
	Respondido em 22/05/2020 20:49:01
	
Compare com a sua resposta: Considerando que o processo legislativo é formado por um conjunto de atos jurídicos concatenados, de base constitucional, e que a não observância das regrasde iniciativa privativa maculam todo o procedimento, a sanção tácita não suprirá o víco de iniciativa, não prevelecendo mais a súmula nº 5 do STF. Confira, a propósito a ADI 2867/ES.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes