Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Tópicos Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico: Rebeca Ramos Couto (1359939)	
Disciplina: Tópicos Especiais (TE2015)
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637254) ( peso.:4,00)
Prova: 	15864963
Nota da Prova: 9,00
	1.
	Oliveira (2015) afirma que no Brasil há um reduzido nível de investimento em pesquisa e desenvolvimento, e esse número vem marcando, na história, as políticas privadas e também as públicas. Os campos mais afetados são os da formação profissional e do desenvolvimento industrial. Com base nisso, disserte sobre quais são as abrangências das políticas públicas.
FONTE: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Políticas públicas para o ensino profissional: o processo de desmantelamento dos Cefets. São Paulo: Papirus, 2015.
	Resposta Esperada:
As políticas públicas abrangem os direitos e os deveres do estado em relação às pessoas, ao conjunto de normas jurídicas e sociais, abrangem o gozo do Estado em seus direitos civis e políticos. A política é composta pela sociedade.
	2.
	A cultura é um aspecto social mutante em constante questionamento, não é algo natural, e não é em decorrência de leis físicas e biológicas. Ao contrário, a cultura é produto coletivo da vida humana e deve ser estudada a partir de três concepções: erudita, popular e de massa. Descreva a cultura, considerando esses três aspectos.
	Resposta Esperada:
A cultura erudita é proveniente de pesquisas e geralmente está associada às instituições acadêmicas, por se tratar de um processo de legitimação. Por outro lado, a cultura de massa surgiu com as novas tecnologias e com os meios de comunicação, envolvendo, por exemplo, televisão, cinema, música e internet. A cultura de massa tem relação com o consumismo, devido à forte influência midiática. Já a cultura popular, está relacionada ao povo, normalmente não é ensinada em instituições de ensino. Nesse caso, podemos incluir o folclore, a dança, a música e o artesanato, sendo herdada ao longo das gerações.
Parte superior do formulário

Outros materiais