Buscar

Síntese de RNA e Proteínas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRANSCRIÇÃO
A enzima RNA polimerase se liga na região promotora do DNA (que indica que o gene está começando), fazendo com que a fita dupla se abra, e uma delas servirá como molde. A RNA polimerase percorre a fita molde do DNA, pegando as bases nitrogenadas que estão livres no núcleo, unindo a fita de RNA mensageiro. Lembrando que a molécula de RNA mensageiro é fabricada a partir do sentido 5’ 3’, enquanto a leitura no DNA se da pelo sentido 3’ 5’.
O RNA polimerase vai seguir lendo o gene no chamado transcrição, até encontrar uma sequência de término (sequência específica de nucleotídeos que indica que ali acaba o gene), então a RNA polimerase de desgruda, a fita de RNA mensageiro vai para o núcleo e o DNA é fechado novamente.
Depois disso, o RNA mensageiro ainda está imaturo, e vai sofrer um outro processo para ficar maduro e então seguir para o citoplasma. Primeiramente, ocorre o processamento do RNA mensageiro, onde os íntrons (possuem função reguladora) são eliminados, sobrando apenas os éxons. A molécula de RNA mensageiro maduro leva a informação de um gene, saindo do núcleo encontrando o RNA ribossômico e o RNA transportador para que ocorra a segunda fase da síntese proteica (tradução).
Na fita de RNA mensageiro, observa-se códons com as respectivas bases nitrogenadas, cada códon contém 3 nucleotídeos. O códon 1 é AUG, e será sempre assim.

Outros materiais