Buscar

Atividade1(antropologia)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  
Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.  
Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! 
Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano. 
Resposta:
Desde sua origem, podemos identificar a formação da cultura desse povo percebemos o quanto rica ela é. É uma mistura de vários povos e etnias. Podemos ver também a quantidade de variações ocorridas ao longo da historia, para que se chegasse à identidade cultural atual, também se encontra em diversas modificações conforme surge novas gerações a cultura vai sendo modificada.
É importante destacar que o Brasil no inicio de sua formação cultural, encontrava-se em um momento histórico de ter sido descoberto por colônia portuguesa, até o Brasil conquistar sua independência e formar sua identidade cultural em sua nacionalidade. A formação cultural do Brasil teve a relação cultural de três povos distintos, nativos indígenas, colonizadores europeus (portugueses) e os africanos.
Desta forma, verifica-se que os principais elementos da cultura brasileira decorrem da convivência dessa mistura étnico-cultural, entre seus povos de sua inicial formação, sua identidade não decorre da historia de um povo, mas da miscigenação cultural desses povos. Existia um conflito na convivência entre os povos, baseando-se em exploração. Os portugueses utilizavam os negros, como seus escravos em todo o momento, para todo tipo de trabalho e também os índios para explorar as riquezas no Brasil e também suas terras.
Sendo assim gerando um povo em conflito em suas culturas, mostrando uma cultura melhor do que a outra, nos olhos dos Portugueses, mas também um novo tipo de povo, sendo chamados de mestiços. Como são identificados como mulatos (brancos e negros), cafuzos (negros e indígenas) e mamelucos (brancos e indígenas).
Podemos entender que a identidade cultural tem uma variedade de cor e raça, religião, hábitos alimentares e também linguagem diferentes em diversos estados brasileiro atualmente, como o chimarrão no Rio Grande do Sul e o pão de queijo em Minas Gerais, ainda na região sul do país é ensinado o idioma alemão assim como o italiano, mantendo em suas gerações por geração suas culturas, a cultura brasileira foi sendo uma criação a partir de uma relação étnica conflitante e que durante essa convivência houve uma miscigenação de povos, os mestiços. Estes são os responsáveis pela formação cultural do Brasil.

Outros materiais