Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão Educacional (PED89)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:638977) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17880492
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A educação é um direito de todo cidadão e cada ente federado tem responsabilidades específicas, referentes à oferta e à organização dos recursos financeiros para a manutenção e o desenvolvimento da educação em todo país. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE - repassa os recursos financeiros para que as escolas invistam no que julgarem necessário. Explique de que forma é feito o repasse de verbas e o que a unidade escolar deverá fazer depois de utilizar os recursos financeiros.
	Resposta Esperada:
O repasse de verbas é feito através de depósito bancário da Unidade Executora, organizada legalmente nas escolas. A unidade escolar deverá organizar uma prestação de contas para justificar o investimento dos recursos recebidos, seguindo alguns trâmites legais.
	2.
	A gestão democrática exige, acima de tudo, uma mudança de postura, em que a comunidade escolar passa a agir como cogestora e não apenas como mera receptora ou fiscalizadora. Na gestão democrática, pais e alunos, professores e demais funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da escola. Descreva pelo menos duas razões que justifiquem a importância da implantação da gestão democrática na escola.
	Resposta Esperada:
A formação do aluno para a cidadania e a questão do ensino são duas importantes razões para a implantação da gestão democrática na escola. Com relação à formação do aluno para a cidadania, deve-se mostrar aos alunos, pelo exemplo, o aprendizado do que é democracia - algo que está a serviço da comunidade. Com relação ao ensino, a gestão democrática abre novas possibilidades para o cumprimento dos objetivos gerais e específicos, de maneira participativa, estreitando laços entre professores e alunos, aumentando a aprendizagem e o conhecimento mútuo. Além destes dois, podemos citar também: trocas de informações e decisões; busca pela qualidade da educação; transparência (colocar a comunidade escolar sempre a par do destino dado aos recursos financeiros da escola).
Parte inferior do formulário

Outros materiais