Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial1

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:461135) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13013793
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O professor enfrenta muitos problemas durante as aulas de ciências, por conta das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos. Essas deficiências no ensino podem estar relacionadas com as  metodologias adotadas em sala de aula. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) enfatizam a importância de o aluno adquirir conhecimento científico através de procedimentos didáticos que levem o aluno a construir o próprio saber. De que forma o professor pode ensinar os conteúdos conceituais para garantir uma aprendizagem significativa?
	Resposta Esperada:
É necessário que haja uma mudança nas estratégias de ensino por parte do professor na hora de ensinar. O professor não pode mais trabalhar de forma fragmentada os conteúdos, mas propor atividades em que os alunos tenham noção do todo. Para melhorar essa aprendizagem, a prática didática pedagógica deve priorizar procedimentos em que o aluno, através de estratégias de aprendizagem, chegue ao conhecimento. Para que o aluno aprenda por meio de procedimentos, ele precisa adquirir os conteúdos conceituais adequados. Ensinar numa dimensão conceitual é valorizar as experiências prévias que o aluno já possui. Os alunos demonstram que compreenderam o significado de um conceito quando conseguem relacioná-los nas mais variadas formas e situações, estabelecendo uma conexão entre os conceitos aprendidos com outros conceitos. As atividades desenvolvidas devem ser significativas e funcionais, para que esse aprendizado faça sentido na vida do aluno.
	2.
	Os projetos para o ensino de ciências desenvolvidos pelo IBECC despertaram grande interesse por vários  países do mundo. Com isso, o Brasil passou a receber forte influência norte-americana. Destaque quais foram essas influências para o ensino brasileiro.
	Resposta Esperada:
No final da década de 50, a Fundação Rockefeller foi uma das instituições norte-americanas que financiou o IBECC, comprando equipamentos para laboratórios e apoiando as atividades desenvolvidas no instituto. A Fundação Ford, em 1959, foi outra instituição que investiu para a melhoria do ensino de ciências aqui no  país, enviando cientistas americanos para investigar o nível de qualidade das atividades realizadas pelo IBECC, para introduzir materiais produzidos nos Estados Unidos por meio da tradução e da adaptação desses materiais curriculares. Foram feitos altos investimentos na distribuição de kits experimentais, capacitação de professores e na produção de materiais didáticos. A aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases, de 20 de dezembro de 1961, possibilitou que o país introduzisse materiais adotados em outros países. O objetivo desses materiais era possibilitar que os alunos descobrissem a ciência. O currículo foi ampliado para todas as séries ginasiais, passando a ter caráter obrigatório. Um dos projetos incorporados dos Estados Unidos foi o Biological Science Curriculum Study (BSCS), que contemplavam conteúdos de Bioquímica e Biologia, para serem trabalhados em atividades práticas, seguindo etapas estabelecidas para chegarem ao Método Científico.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes