Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Aquisição da Lingua de Sinais para Surdo como L1 -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Aquisição da Língua de Sinais para Surdo como L1 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Aprender Libras é muito mais que aprender uma língua; é um ato de inclusão e cidadania. O alfabeto datilológico ou alfabeto manual é um referencial histórico como uma metodologia no aprendizado de Libras e tem a função de permitir a soletração das palavras que não possuem sinal representativo. Diante disso, disserte sobre a importância do alfabeto manual como metodologia no aprendizado de Libras.
	Resposta Esperada:
É certo que ao longo dos anos presenciamos a criação de várias metodologias no ensino para alunos surdos. *Sendo o alfabeto manual parte da gramática da Língua Brasileira de Sinais, o seu aprendizado se faz necessário principalmente para quem está iniciando. *O alfabeto manual de Libras teve origem ainda na época do império, sendo desenvolvido e aperfeiçoado. *Consiste na soletração de letras e numerais com as mãos. *Para fazer uso dele, é necessário soletrar pausadamente, formando as palavras com nitidez. *Ele é usado apenas para soletrar nomes de pessoas, de lugares, de rótulos, endereços, e para vocábulos inexistentes na língua de sinais. *Pode ser usado também para descrever algo a que se tem dúvida.
	2.
	Pesquisas provam que a aquisição da Língua de Sinais e das línguas orais ocorrem de forma equivalente. A aquisição de linguagem é um processo emocionante e está dividida em quatro estágios: período pre-linguístico, estágio de um sinal, estágio das primeiras combinações e o estágio das múltiplas combinações. Disserte sobre as características de cada um desses estágios.
	Resposta Esperada:
O período pré-linguístico (abrange o período desde o nascimento até aproximadamente os 14 meses de idade). A criança surda, até um ano de idade, produz os balbucios e depois deixa de produzir a continuidade da comunicação oral por não ter o input (estímulo) da audição. Os balbucios oral e manual se desenvolvem de forma paralela nos bebês surdos e ouvintes, ou seja, o bebê surdo apresenta os mesmos tipos de balbucio que o bebê ouvinte. A surdez do bebê não o impede de balbuciar oralmente até certo período. No estágio de um sinal (desde os 12 meses de idade até por volta dos 2 anos) o uso da apontação desaparece. Crianças menores de 2 anos não utilizam o sistema pronominal. No estágio das primeiras combinações, começam a utilizar o sistema pronominal. A apontação é usada de forma incorreta (falam de si mesmas apontando para o outro, no caso, o mediador). As crianças mudam de apontamento para os primeiros sinais, primeiras combinações. Usam combinações simples, relacionam fatos como aqui e agora, além de marcar sentenças interrogativas e usam a expressão facial com bastante intensidade, como o uso do não sem ser manual, mas com o movimento da cabeça para dizer o não. É comum as crianças incluírem alguns classificadores em seus primeiros sinais ou combinações. Neste estágio, temos o período crítico para a aquisição da linguagem. Esse período é chamado de crítico porque é considerado o mais propício/adequado para a aquisição da linguagem. Já no Estágio de múltiplas combinações (entre dois anos e meio e três anos) ocorre a explosão de vocabulário. A partir dos 3 anos costumam utilizar o sistema pronominal com alguns erros e a apontação é usada de forma incorreta (falam de si mesmas apontando para o outro, no caso, o mediador). Aos quatro anos de idade, as crianças já se comunicam com intencionalidade mais definida, usam configuração de mãos dentro do contexto.
Parte inferior do formulário

Outros materiais