Buscar

APOL Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fisiologia
Leia o extrato de texto a seguir: 
“O coração é dividido em duas metades por um septo dirigido obliquamente, e cada uma das metades apresenta duas cavidades, ou câmaras denominadas de átrio e ventrículo. Os átrios são separados pelo septo interatrial e os ventrículos pelo septo interventricular”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTAL Educação. Câmaras do coração. <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/camaras-do-coracao/29981>. Acesso em 21 set. 2017.  
De acordo com os conteúdos do texto-base Anatomia e fisiologia humana: Uma abordagem visual sobre as valvas internas que controlam a direção do fluxo do sangue entre as câmaras cardíacas, enumere, na ordem sequencial, as câmaras do coração listadas a seguir às suas respectivas funções.
1. Átrio direito
2. Átrio esquerdo
3. Ventrículo direito
4. Ventrículo esquerdo
(   ) Recebe o sangue oxigenado (arterial) das veias pulmonares.
(   ) Impulsiona o sangue oxigenado para todo o corpo.
(   ) Recebe o sangue desoxigenado (venoso) das veias cavas superior e inferior.
(   ) Impulsiona o sangue aos pulmões. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	2 – 4 – 1 – 3
	
	C
	3 – 1 – 2 – 4
	
	D
	4 – 2 – 3 – 1
	
	E
	3 – 2 – 1 – 4
Questão 2/5 - Fisiologia
Leia o seguinte fragmento de texto: 
" A importância do rim na manutenção da homeostase da glicose é resultado essencialmente dos seguintes dois fatores: 1) O fluxo sanguíneo renal é de cerca de 1,2 litros por minuto, equivalente a 20% do débito cardíaco, e excede as necessidades de oxigênio e de nutrientes do tecido renal. Ao passar pelo rim, este volume de sangue transporta cerca de 1000 mg (ou um grama) de glicose por minuto, dos quais 20% (200mg) são filtrados nos glomérulos e atingem o túbulo proximal, onde são completamente reabsorvidos. [...] A função renal dedicada à manutenção da homeostase da glicose depende, em grande parte, da integridade desses fatores físicos (fluxo de sangue) e bioquímicos (enzimas e transporte). Portanto, qualquer alteração no fluxo sanguíneo renal, no ritmo de filtração glomerular e na função tubular pode gerar distúrbios na homeostase da glicose”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERSOSIMO, E. A importância do rim na manutenção da homeostase da glicose: Aspectos teóricos e práticos do controle da glicemia em pacientes diabéticos portadores de insuficiência renal. Revista  Brasileira de Nefrologia v. XXVI, nº 1, p. 28-37, mar. 2004. p. 30,31. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Anatomia e fisiologia humana: Uma abordagem visual sobre a filtração, reabsorção e secreção em regiões específicas do néfron e do sistema coletor, é correto afirmar que a filtração no rim ocorre exclusivamente no:
	
	A
	espaço capsular
	
	B
	alça nefrônica
	
	C
	corpúsculo renal
	
	D
	túbulo contorcido proximal
	
	E
	túbulo contorcido distal
Questão 3/5 - Fisiologia
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Os hormônios também têm papel de grande importância na realização dos exercícios físicos. Por exemplo, durante a realização de uma corrida, observa-se o aumento na liberação de insulina, o que proporciona maior captação de glicose pela musculatura ativa. Durante esse mesmo exercício, observa-se o aumento da transpiração, com o fim de manter normal a temperatura corporal. No entanto, a transpiração causa a diminuição do plasma sanguíneo, resultando em hemoconcentração e aumento da osmolaridade sanguínea”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Fisiologia do exercício. Cadernos de referência de esporte, 2. Brasília: Fundação Vale, UNESCO, 2013. p. 34.   
De acordo com os conteúdos do livro-base Anatomia e fisiologia humana: Uma abordagem visual, com base na sua estrutura química, os hormônios podem ser divididos em três grupos, os quais são derivados de:
	
	A
	dióxido de carbono, hormônios antidiuréticos e derivados sódicos.
	
	B
	carboidratos, hormônios esteroides e derivados proteicos.
	
	C
	glicose, hormônios esteroides e derivados de cálcio.
	
	D
	aminoácidos, hormônios peptídicos e derivados lipídicos.
	
	E
	dióxido de carbono, hormônios andrógenos e derivados de carboidratos.
Questão 4/5 - Fisiologia
Leia a passagem de texto a seguir: 
“O controle da glicemia plasmática em pacientes diabéticos que desenvolvem insuficiência renal é uma tarefa extremamente difícil. A presença de insuficiência renal gera uma situação ambígua, onde períodos de hiperglicemia severa e hipoglicemia frequentes se alternam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERSOSIMO, E. A importância do rim na manutenção da homeostase da glicose: Aspectos teóricos e práticos do controle da glicemia em pacientes diabéticos portadores de insuficiência renal. Revista Brasileira de Nefrologia v. XXVI, nº 1, p. 28-37, mar. 2004. p. 29. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Anatomia e fisiologia humana: Uma abordagem visual referente à insuficiência renal, a qual pode ser aguda ou crônica, analise as assertivas a seguir:
I. A insuficiência renal ocorre quando os rins se tornam incapazes de executar as funções excretórias necessárias para manter a homeostase.
II. A insuficiência renal prejudica praticamente todos os sistemas corporais.
III. Quando a filtração se torna mais lenta por qualquer razão, a produção de urina aumenta.
IV. A insuficiência renal atrapalha o equilíbrio hídrico, o PH, a contração muscular, o metabolismo e a função digestiva. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III, apenas
	
	B
	II, III e IV, apenas
	
	C
	I, III e IV, apenas
	
	D
	I, II e IV, apenas
	
	E
	III e IV, apenas
Questão 5/5 - Fisiologia
Atente para a seguinte informação: 
“Quando uma atividade animal, como um movimento ou a secreção de uma glândula, ocorre em virtude de uma alteração no ambiente, essa atividade passa a ser denominada resposta. Os agentes externos que induzem as respostas são os estímulos. Quando estas respostas ocorrem de forma padronizada, elas são chamadas reflexos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2003. p. 1. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Anatomia e fisiologia humana: Uma abordagem visual sobre o propósito dos testes de reflexo, é correto afirmar que esses testes:
	
	A
	Estimulam a perda da capacidade de adquirir postura.
	
	B
	Servem apenas para analisar o estiramento testado durante um exame físico.
	
	C
	Controlam a respiração e os reflexos de tosse e espirro.
	
	D
	Fornecem informações sobre o estado dos segmentos espinais correspondentes.
	
	E
	Indicam o estado de temperatura corpórea.

Outros materiais