Buscar

APOL Ginastica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ginástica
Atente para a seguinte citação: 
“Sabemos que atualmente a ginástica, como conteúdo de ensino, raramente está presente na escola. Aula de Educação Física, quando acontece, tem sido sinônimo de aula de esporte. Ou ainda de ‘rola-bola’ [...]. No entanto, a importância da ginástica como conhecimento a ser estudado na Educação Física escolar é inquestionável. A sua presença na escola precisa estimular o confronto entre as tradicionais e as novas formas de exercitação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AYOUB, E. A Ginástica Geral no contexto escolar. Anais do Fórum Internacional de Ginástica Geral, 1, p. 30-35, Campinas: UNICAMP/FEF: SESC, 2001. p. 30. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do texto-base Ginástica para todos: Perspectivas no contexto do lazer sobre a ginástica para todos na escola, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) A ginástica para todos contribui para desmistificar a ginástica como prática apenas para as elites.
II. ( ) Essa modalidade é recorrente em todas as escolas, visto que os professores não encontram dificuldades e nem há falta de equipamentos e de espaços adequados para sua prática.
III. (  ) A ginástica para todos é pouco aplicada na escola, dado que este não é um local para se realizar sua prática por ser uma modalidade de caráter exclusivamente competitiva.
IV. ( ) Os objetivos educacionais ofertados por esta modalidade são escassos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – V – F – F
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	F – V – V – F
Questão 2/5 - Ginástica
Considere o seguinte fragmento de texto: 
 “A ginástica acrobática é uma disciplina da ginástica, onde todo o suporte é executado pelos próprios ginastas, não existindo qualquer tipo de aparelhos fixos ou portáteis”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, J.F.G. O equilíbrio na ginástica acrobática: O desempenho de ginastas bases e volantes. Dissertação apresentada para conclusão do curso de mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo, pela Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, 2016. p. 11. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do texto-base Redescobrindo a ginástica acrobática sobre as características da ginástica acrobática, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) Restringem as possibilidades de exploração motora.
II. ( ) Estimula o trabalho em grupo e a cooperação.
III. (  ) Não existem características nem determinações de tempo em uma sequência, não havendo uma normativa específica quanto a esse item.
IV. ( ) É uma modalidade praticada por pares femininos, masculinos ou mistos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – F – F – V
Questão 3/5 - Ginástica
Considere o excerto de texto a seguir: 
“Uma definição comum nos manuais [de welfare state ou estado do bem-estar social] é a de que ele envolve responsabilidade estatal no sentido de garantir o bem-estar básico dos cidadãos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ESPING-ANDERSEN, G. As três economias políticas do welfare state. Lua Nova, n. 24, p. 85-91, 1991. p. 91. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do texto-base Do fitness ao wellness: Os três estágios de desenvolvimento das academias de ginástica sobre o papel que as academias de ginástica ocuparam com o fim do chamado welfare state ou estado do bem-estar social, iniciando um processo em que a responsabilidade pela saúde do indivíduo é conferida a ele mesmo, é correto afirmar que:
	
	A
	As academias de ginástica surgem como empresas que vendem mercadorias, no caso, o bem-estar do indivíduo, para a satisfação dessa necessidade.
	
	B
	Manifestaram-se de maneira a discordar da decisão, considerando que seria do estado o dever se seguir zelando pela saúde da população.
	
	C
	Reverteram o quadro, assumindo o papel de cuidar da saúde das pessoas, mas não seu bem-estar.
	
	D
	Expressaram sua negação em desempenhar essa função, comprometendo-se apenas com a estética corporal.
	
	E
	Não assumiram nenhuma postura.
Questão 4/5 - Ginástica
Atente para a seguinte afirmação: 
“Sem finalidade competitiva, a GG (Ginástica Geral) está situada num plano diferente das modalidades gímnicas competitivas, num plano básico, com abertura para o divertimento, para o prazer, para a simplicidade, para o diferente, para a participação irrestrita de todos. [...] A ludicidade, a liberdade de expressão e a criatividade são pontos marcantes da Ginástica Geral”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AYOUB, E. A ginástica geral na sociedade contemporânea: Perspectivas para a Educação Física escolar. Tese apresentada para conclusão do curso de doutorado em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 1998. p. 85,86. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do texto-base Ginástica para todos: Perspectivas no contexto do lazer sobre os fundamentos da ginástica para todos, analise as afirmativas a seguir:
I. Reafirma a característica elitizada da ginástica.
II. Representa a democratização da atividade gímnica, possibilitando o êxito a todos, e não apenas a ginastas que alcançam o ápice performático.
III. Desmistifica a ginástica como modalidade exclusivamente competitiva, enfatizando a integração entre as pessoas e os grupos.
IV. Inviabiliza sua relação com as possibilidades educacionais da ginástica. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	I, II e III
	
	E
	III e IV
Questão 5/5 - Ginástica
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável, uma vez que ela tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, R.L.G. A inserção da música na educação infantil e o papel do professor. Congresso Nacional de Educação, 9, 2009, Curitiba. Anais do Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 3, 2009, Curitiba: Champagnat, 2009. p. 4668. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do texto-base Motricidade e música: Aspectos relevantes das atividades rítmicas como conteúdo da Educação Física escolar a respeito das causas apontadas pelos professores de Educação Física para não incluir as atividades rítmicas em suas aulas, analise as afirmativas a seguir:
I. Os professores de Educação Física não valorizam esse conteúdo.
II. Os professores parecem acreditar que os esportes são melhores instrumentos para o alcance de objetivos educacionais.
III. Esses profissionais alegam inibição e insegurança, gerada pelo fato de as aulas acontecerem em locais abertos, expondo assim o professor e suas atividades, das quais, muitas vezes, ele desconhece parcialmente o processo e o resultado.
IV. Os alunos acreditam que as atividades rítmicas são valorizadas na prática e não na teoria.
V. Esses profissionais se sentem inseguros para desenvolver o conteúdo pertinente às atividades rítmicas. 
São corretas apenas as afirmativas:
 
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	II e IV
	
	D
	II, III e V
	
	E
	III, IV e V

Outros materiais