Buscar

AV2 EDUC DIRT HUM

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/0,6
Após ler o trecho que segue e realizar as devidas reflexões sobre a temática abordada, responda o que se pede. “Os tratados e as declarações internacionais concordam em ressaltar a importância da educação como fator de promoção, desenvolvimento e igualdade entre os povos, pois ela contribui diretamente com a construção da paz e da liberdade das pessoas”(CHICARINO, 2016, p.54). No entanto, é correto afirmar que: 
Correta
(A) Esse fato não é algo que ...
Ocultar outras opções 
1. 
Esse fato não é algo que se efetiva a partir da assinatura de determinado documento por parte dos Estados, mas é algo que se conquista a cada dia. 
Resposta correta
2. 
Isso se efetiva apenas com um decreto por parte dos Estados. 
3. 
Tal fato é algo que se efetiva a partir da assinatura de um determinado documento por parte dos Estados. 
 
4. 
Isso é algo que não se conquista a cada dia. 
5. 
É algo que se conquista a cada dia, sem a necessidade de vivenciar as etapas de ensino e aprendizagem.    
2. Pergunta 2
/0,6
O Filósofo italiano Norberto Bobbio uniu pensamento e ação ao longo de uma vida que abarcou mais do que o “breve século XX”, pois se iniciou antes da Primeira Guerra Mundial e se prolongou até pós queda do Muro de Berlim. Na obra “A Era dos Direitos”, afirma que durante muito tempo os jusnaturalistas trataram de encontrar argumentos “absolutos” e “irresistíveis” para mostrar que os direitos humanos derivam intrinsecamente da natureza do homem, fato que configura uma espécie de garantia para obter um amplo reconhecimento de tais direitos. Diante dessa perspectiva, o estudioso afirma que: 
Correta
(D) Uma série de argumentos ...
Ocultar outras opções 
1. 
Que é uma iniciativa necessária, pois, trazer o debate deve ser o principal argumento para os direitos humanos.
2. 
Não se deve discutir o problema dos direitos humanos, tendo em vista que há outros problemas mais urgentes, como saúde, educação, fome, doenças, entre outros.
3. 
Primeiro, essa tarefa é quase obrigatória, de encontrar um fundamento absoluto dos direitos humanos, porque a justificação desses direitos é algo necessário para sua efetiva prática na sociedade.
4. 
Uma série de argumentos com intuito de evidenciar que, primeiro, essa tarefa, quase obrigatória, de encontrar um fundamento absoluto é fadada ao fracasso, é “infundada”, porque a justificação dos direitos humanos não é algo necessário para sua efetiva prática na sociedade.
Resposta correta
5. 
Os Direitos Humanos são somente para as grandes cidades, porque o grau de violência nesses lugares é extremo e, os índices de violação dos direitos humanos, por parte das forças de segurança são recorrentes.
3. Pergunta 3
/0,6
Sobre a Educação em direitos humanos na Constituição, há vários campos, tomemos, por exemplo, os direitos indígenas, pois, [...] o parágrafo 2º do artigo 210 da CF, estabelece que o ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
Sobre garantir direitos aos indígenas:
Correta
(C) É dos impactos mais ...
Ocultar outras opções 
1. 
Não pode ser considerado como um dos impactos mais evidentes nesse processo de articulação entre as garantias jurídicas internacionais e as conquistas nacionais.
2. 
É um retrocesso, tendo em vista que os índios na sua maioria foram civilizados, e tais leis não passam de um romantismo do passado se fazendo presente na Constituição de 1988.
3. 
É dos impactos mais evidentes nesse processo de articulação entre as garantias jurídicas internacionais e as conquistas nacionais, ainda mais quando pensamos que, em mais de 500 anos de história, aqueles que aqui se encontravam apenas agora começam a ver horizonte de realização de seus direitos.
Resposta correta
4. 
É fruto da consciência política dos legisladores, que tal fato é evidenciado ao longo da história do Brasil.
5. 
É a prova de que teorias políticas que acompanharam de perto a evolução histórica dos direitos humanos no Brasil estão sendo configuradas de fato, desde o século XIX.  
4. Pergunta 4
/0,6
O Conselho Nacional de Educação (CNE) editou, em 2012, as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, as quais levaram em conta diversos documentos nacionais e internacionais celebrados com o mesmo fim. Veja a relação dos documentos abaixo e identifique aquele que NÃO serviu de referência:
Correta
(E) Lei Maria da Penha
Mostrar outras opções 
5. Pergunta 5
/0,6
Assinale abaixo as premissas como verdadeiras (V) ou falsas (F). São finalidades da Educação em Direitos Humanos:
( ) Desenvolver plenamente a personalidade humana e o sentido da dignidade da pessoa.
(  ) Controlar e equilibrar o mercado financeiro.
(  ) Fomentar e manter a paz.
(  ) Promover um desenvolvimento sustentável centrado nas pessoas e na justiça social.
(  ) Difundir como estabilizar a moeda de cada país.
Conforme a solicitação acima a resposta é:
Correta
(C) V, F, V, V, F
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
/0,6
Por que é um desafio do ensino trabalhar os Direitos Humanos como um direito coletivo, assim como a paz?
Incorreta
(E) Eram tradicionalmente ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
Os professores não possuem uma boa formação jurídica.
2. 
Não é do interesse das famílias e comunidades.
3. 
A escola não tem condições de liderar um currículo mais flexível.
4. 
Tocam em temáticas bastante subjetivas e difícil de acessá-las com objetividade.
5. 
Eram tradicionalmente considerados como direitos individuais de cada indivíduos.
Resposta correta
7. Pergunta 7
/0,6
Sobre a Educação em Direitos Humanosestá correto afirmar que o fundamental é:
Correta
(D) A consciência dos ...
Ocultar outras opções 
1. 
É a organização da sociedade civil organizada conforme os ditames da lei federal e dos diferentes códigos de ética que regem as diversas profissões.
2. 
É a instrumentalização do indivíduo com o aparato jurídico-normativo para que possa defender seus direitos.
3. 
É o aparelhamento das agências de educação para que possam transmitir bem o seu conteúdo.
4. 
A consciência dos formadores de estarem formando cidadãos capazes de interagir no respeito e na defesa de seus direitos.
Resposta correta
5. 
É a formação de uma consciência ética que irmane homens e mulheres em torno da verdade absoluta capaz de dar sentido às suas vidas.
8. Pergunta 8
/0,6
Segundo a literatura estudada, “os conteúdos sempre são uma construção. A partir de diferentesteorias curriculares se estabelecem critérios sobre quais fontes utilizar nesse processo construtivo, compartilhando o interesse de integrar várias perspectivas”. Sobre os saberes curriculares, reflita, leia os trechos abaixo e responda o que se pede:
I)No caso do espaço curricular, os critérios que orientam a construção do conteúdo a ser ensinado devem ser as teorias, os materiais humanos que diferentes disciplinas envolvidas no processo oferecem para a compreensão da questão da cidadania e dos direitos humanos.
II)O ato de selecionar o conteúdo curricular, isto é, tomar decisões sobre os conceitos, habilidades, atitudes e valores a serem incluídos no currículo, é um ato político e pedagógico, uma vez que se faz necessário escolher entre várias opções que estão em jogo em determinada concepção de mundo.
III)A seleção dos conteúdos e o estabelecimento de objetivos curriculares configuram uma fase de debate político, social e cultural em que se deve argumentar ideias, confrontar posições ideológicas e epistemológicas, saber que o conhecimento em direitos humanos não está livre de tensões e conflitos.
Está correto o que se declara:
Correta
(B) Todas estão corretas
Mostrar outras opções 
9. Pergunta 9
/0,6
Os Direitos Humanos são garantidos pela Constituição de 1988. Sobre o assunto, julgue as afirmativas abaixo com V para as Verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Constituição Cidadã de 1988 é muito representativa e simbólica, porque foi elaborada e proclamada após a ruptura provocada pelo governo militar, de modo a fundar a reconstrução democráticano Brasil.
( ) Garantir direitos aos indígenas é dos impactos mais evidentes nesse processo de articulação entre as garantias jurídicas internacionais e as conquistas nacionais.
( ) Tanto as guerras quanto os direitos humanos foram criados pelo homem. Sendo assim, parece claro que a maneira como lidamos com nossas diferenças é uma questão de escolha.
( ) A educação não formal, ou seja, a educação das ruas, das comunidades, constitui o único espaço de luta pelos direitos humanos.
A sequência correta é:
Correta
(B) VVVF
Mostrar outras opções 
10. Pergunta 10
/0,6
Não é eixo integrante do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos:
Correta
(B) Educação tributária

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes